A Perseguição Pública aos Judeus Messiânicos em Israel

Sionismo e a Terra de Israel. Informações, estudos e notícias importantes acerca de Israel.

A Perseguição Pública aos Judeus Messiânicos em Israel

Mensagempor Daniel » 01 Jan 2006 01:45

A Perseguição Pública aos Judeus Messiânicos em Israel Chegou ao Seu Momento Mais Crítico Desde Sua Fundação

Por Shmulik Eitan

Este relato é de Shmulik, irmão da esposa do pastor da congregação Yeruel, em Arad – Israel – feito na forma de carta aberta aos seus amigos e conhecidos. Shmulik é um guia turístico israelense e Arad é uma cidade no meio do deserto cuja população é de 33 mil almas, sendo que 2 mil delas são judeus ultra-ortodoxos.

O teor desta carta pode ser um pouco chocante para muitos devido à intensa perseguição aos judeus messiânicos na cidade sulista de Arad por parte de um grupo de judeus Haredi (ultra-ortodoxos), chamado Gur Hassidim. Como todos sabem, não sou cristão e não tenho nenhuma crença. Contudo, o que está se passando com os cristãos em Arad é absolutamente inacreditável, inaceitável e totalmente antidemocrático.

Em março de 2004 esses Haredi começaram a fazer demonstrações contra os judeus messiânicos nessa cidade. A princípio, tratava-se de eventos esporádicos, algumas vezes em frente à casa de minha irmã, cujo marido é o pastor local; outras vezes acontecia diante do local onde o pequeno grupo se reunia, etc. Com o passar do tempo essas demonstrações – que não eram controladas pela força policial – tornaram-se piores. Eles começaram a atacar os cristãos nas ruas sempre que os reconheciam, chegando até mesmo a ponto de gritar com uma mãe acompanhada de sua filhinha, com menos de cinco anos. Xingaram a mãe de “cristã imunda” e para a criança berraram: “sua mãe é uma prostituta! Sua mãe é uma prostituta!” Uma coisa é ler isto no conforto de nossas casas, mas outra, bem diferente, é passar por isto diariamente, como tem acontecido com o povo de Arad. Minha irmã e meu cunhado, Debbie e Yakim Figueras, com seus quatro filhos, também têm sofrido essas perseguições. Quase todos os dias alguém aparece diante da casa deles, bate nas janelas e grita obscenidades do tipo: “Jesus, filho da...”, “nazistas”, “cristãos imundos”, etc. E toda semana, no mesmo dia, há algum tipo de demonstração em frente à casa deles, com os Gur Hassidim carregando cartazes contra os cristãos e gritando palavrões diante dos olhares dos policiais que, muitas vezes, acompanham os manifestantes em suas risadas. É algo totalmente aterrador, para se dizer o mínimo. Mas, a cada ataque sofrido por esse povo, sem que a polícia faça alguma coisa, eles ficam mais ousados e confiantes, elevando a situação a um anteclímax.

Não muito tempo atrás, minha irmã foi buscar seu filho mais velho, que estava na aula de música no conservatório local, e levava seus três outros filhos no carro. Quando ela estacionou, dois desses Gur Hassidim estavam passando e a reconheceram. Um parou ao lado do carro e o outro foi embora. Ela, em sua inocência, achou que era uma boa oportunidade de se comunicar e, hesitantemente, começou a falar com o que havia ficado – imaginando que seria de alguma valia citar as escrituras para ele. Ela não percebia que o único Deus que essas pessoas servem é o deus do ódio e da ignorância. O outro homem voltou alguns minutos depois com mais quinze outros que gritavam, xingavam e insultavam, ela, as crianças (entre 2 e 4 anos) e o nome de Jesus, chamando-a de cristã imunda, que tinham que sair de Arad e parar de “raptar as crianças para batizá-las!” Meu lindo sobrinho Yair, colocou a cabeça para fora do carro e gritou com eles. Quando me contaram isto eu fiquei atônito.

Desnecessário dizer que foi algo traumático para todos eles. Momentos depois alguém abriu as portas do conservatório e deixou que entrassem por temer pela vida deles.

http://www.maozisrael.com.br/jornal/jornal.htm
"Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo coceira nos ouvidos, cercar-se-ão de mestres, segundo as suas próprias cobiças; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando às fábulas." (2 Timóteo 4:3)
Daniel
Escriba Fariseu
Escriba Fariseu

Data de registro: 24 Dez 2001 22:00

Mensagempor Vaneide » 01 Jan 2006 07:35

Quanta Indignacao que sinto neste momento!!! Sera que ninguem vai tomar providencia em contra destes ataques e desta perseguicoes horrorosas? Eu nao entendo o porque que as autoridades policias locais em este lugar nao fazem nada em contra destas injusticas e atrocidades destes grupos de judeus que de Torah nao tem nada, se tivessem nao estariam fazendo este terrorismo. Onde esta a justica??

Vaneide.
Editado pela última vez por Vaneide em 02 Jan 2006 07:23, num total de 1 vezes
"How great [are] His signs, And how mighty His wonders! His kingdom [is] an everlasting kingdom, And His dominion [is] from generation to generation."
Vaneide
Moderador
Moderador

Data de registro: 22 Out 2003 08:12

Mensagempor Daniel » 01 Jan 2006 10:11

Encontrei um vídeo sobre o ocorrido:
http://news.walla.co.il/?w=/3850/830865/
"Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo coceira nos ouvidos, cercar-se-ão de mestres, segundo as suas próprias cobiças; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando às fábulas." (2 Timóteo 4:3)
Daniel
Escriba Fariseu
Escriba Fariseu

Persecucao aos judeus messianicos em Israel

Mensagempor judabenhaim » 11 Jan 2006 12:18

Shalom a todos.
Desejo colocar as coisas numa perspectiva mais clara - a definicao persecucao publica com a que se definiu este artigo nao eh correta.
Os judeus messianicos em Israel em geral sao masi aceitos hoje do que foram faz dez ou vinte anos atras.
Mesmo em Jerusalem, onde existe uma comunidade religiosa "ortodoxa" muito grande, a oposicao ao judaismo messianico esta reduzida a alguns grupos fanaticos bem pequenos, que sao basicamente anti tudo e anti todos...
O fato de que os livros do Rabino Shulam foram publicados pela Universidade Hebraica de Jerusalem ja diz muito referente a posicao oficial das entidades culturais.
O que acontece em Arad eh muito forte porque a cidade eh pequena, o grupo ortodoxo fanatico que organiza essa persecucao relativamente grande ( 2000, numa cidade que nao chega a 7.000 habitantes) e a comunidade messianica muito pequena.
De qualquer jeito, a situacao foi apresentada numa reportagem pela televisao, e a reacao publica foi muito positiva,obrigando o chefe da policia local a atuar mais energicamente.
O importante nestes casos eh denunciar a atuacao violenta dos fanaticos "ortodoxos" e leva-los a justica, e nos fazemos isso constantemente.
Em Yeshua
juda ben haim, moreh
judabenhaim
Rabino
Rabino

Data de registro: 29 Jul 2003 13:46

A Perseguição aos Judeus Messiânicos em Israel

Mensagempor João Paulo » 11 Jan 2006 18:14

Vaneide de Souza Kenyon escreveu:Quanta Indignacao que sinto neste momento!!! Sera que ninguem vai tomar providencia em contra destes ataques e desta perseguicoes horrorosas? Eu nao entendo o porque que as autoridades policias locais em este lugar nao fazem nada em contra destas injusticas e atrocidades destes grupos de judeus que de Torah nao tem nada, se tivessem nao estariam fazendo este terrorismo. Onde esta a justica??

Vaneide.

Não quero fazer críticas ofensivas aos judeus ortodoxos nem aos demais religiosos, mas ultimamente estou com "um pé atrás" com todos os religiosos, sejam judeus, sejam católicos, sejam protestantes/evangélicos, sejam muçulmanos, sejam hindus, ou espíritas, que tenham mentalidade extremista, radical, fanática, eu tenho desconfiança. No caso dos judeus e cristãos, eu tenho as minhas dúvidas se, nos dias hodiernos, o Eterno concorda com atitudes que levam a se impor sobre os outros. Eu não apóio um Estado teocrático evangélico no Brasil, mesmo que não fosse anti-semita, fosse pró-sionista, para seguir uma Constituição fundamentalista tipo a "Shariah" islâmica. Na dúvida, eu opto por respeitar a decisão e a opção de cada pessoa individualmente. Só se HaShem se manifestar ordenando imposição. Mas eu acredito que Ele não quer subjugar ninguém pela força e pela violência. Quando aparece gente querendo usar métodos violentos, sinto cheiro de "obras de homens" no ar.
João Paulo
Moderador
Moderador

Data de registro: 20 Out 2001 22:00

Mensagempor Daniel » 13 Jan 2006 20:46

Rabino, sinceramente, a idéia que sua resposta passa é a de que exagerei, mas sugiro a você contatar o MAOZ ISRAEL. Foi de lá que transcrevi o artigo, sem acrescentar ou diminuir nada. Eu não creio que eles sejam sensacionalistas.
Daniel
Escriba Fariseu
Escriba Fariseu

Mensagempor judabenhaim » 22 Jan 2006 06:28

Shalom, Daniel!
Nao quero dar a ideia que o teu comentario foi exagerado - nao eh essa a intencao.
Foi coisa seria, e ainda existe um problema serio - mas especificamente falando de Arad, ja expliquei porque.
O que quero deixar claro que a situacao - mesmo nao sendo ideal - eh hoje muito melhor do que foi faz dez ou vinte anos atras, se falamos de Israel na sua totalidade.
Brachot
Rabino juda ben haim
judabenhaim
Rabino
Rabino

Mensagempor karlmed » 30 Jan 2006 23:35

Quando choramos com o anti-semitismo e com as formas de discriminação racial e religiosa pensamos que em nossa comunidade não existe estas formas de ações.
Que pena que os Messiânicos foram (ou são) tratados desta maneira em Israel.
Esta semana meu filho me questionou sobre fazer algum trabalho no Sábado e eu respondi que como estamos no ambiente da Diáspora se formos obrigados a comprar alguma coisa no Dia do Eterno, um remédio por exemplo Ele nos perdoará.
Será que os Irmãos em Israel não podem perdoar os Messiânicos pelo que os seus antepassados fizeram?
Nossos Pais mataram profetas... será que temos culpa por isso?
Nossos Pais entregaram um Grande Rabi aos Romanos.... temos culpa por isso?
Católicos da Idade das Trevas mataram Judeus... tÊm os católicos de hoje culpa por tal ato?
karlmed

Persecucao - ou pior ainda!

Mensagempor judabenhaim » 25 Jun 2006 05:02

Prezados:
Como ja comentei anteriormente, o problema continua sendo os pequenos grupos fanaticos.
A porta da Netivyah ainda eh blindada, e so se abre atraves de uma camara de TV, pra saber quem eh que esta la...
Mas esta semana o negocio piorou seriamente. Ontem, terminado o culto na comunidade, perguntei ao Rabino Shulam porque tinha recitado a "Birkat Ha Gomel", oracao que se diz ao ser salvo pela mao do Eterno dalgum serio perigo.
Ele nos contou que na sexta feira, ao sair de casa, a roda dianteira do carro caiu, no primeiro semaforo. A causa disso foi que alguem abriu a ponta do diferencial, tirou o pinho de seguranca e afroxou o parafuso que mantem a roda, fechando tudo novamente depois. Pela Graca de Ha Shem, afrouxaram demais o parafuso, e a roda caiu logo. Um pouco mais e a roda teria caido na autoestrada a Jerusalem, a 100 por hora....
Em resumo, tentativa de assassinato, que ja esta sendo investigada pela policia.
So orando mesmo e pedindo a Ha Shem que nos proteja...
Shavua Tov!
juda ben haim, moreh
judabenhaim
Rabino
Rabino

Mensagempor Magno » 25 Jun 2006 13:35

Baruch ata Adonai eloheinu melech haolam, hagomel l’chaiavim tovot, shegamalani kol tov.

Mi shegmalcha kol tuv, hu yigmalcha kol tuv. Selah!
לא הרום ולא העמק ולא כל בריה יוכלו להפרידנו מאהבת האלהים אשר היא במשיח ישוע אדונינו
Magno
Administrador do Fórum
Administrador do Fórum

Data de registro: 13 Out 2001 22:00

Sugestão de segurança

Mensagempor João Paulo » 25 Jun 2006 19:39

No Knésset há algum parlamentar judeu-messiânico? E no Poder Judiciário, a Suprema Corte [não sei se a expressão também é Beit-Mishpat :) ], tem algum juiz que é judeu-messiânico? Por segurança, eu dou a sugestão, conforme a comunidade dos judeus-messiânicos for crescendo em Israel, seria bom ter alguns chaverim-knésset para defender os judeus-messiânicos, e se possível, ter um ou mais juízes na Suprema Corte de Israel. Essa proposta é para garantir uma assistência imparcial do Estado aos JM, para os ortodoxos não fazerem o que querem e ninguém fazer nada a respeito. Não é necessariamente criar um partido político de judeus-messiânicos, e nem um governo judaico-messiânico. É ter gente lá que possa ajudar nas horas mais difíceis. E ter representantes também nos conselhos locais e regionais. Com representantes no Legislativo, pode-se conseguir a criação de leis que protejam os judeus-messiânicos, que garantam que os judeus-messiânicos na diáspora não sejam privados da Aliyah só por crerem em Yeshua, porque se são judeus, descendentes comprovados de judeus, então é injusto essa privação. E garantir que a polícia e o judiciário respeitem o direito de todos os cidadãos israelenses, e não privilegiarem ortodoxos em detrimento de messiânicos.

Eu não sei se já existem deputados messiânicos no knésset, ou alguém crente em Yeshua no judiciário de lá, talvez eu esteja dando esta sugestão atrasado. Mas onde há perseguição religiosa, o grupo perseguido necessita ter alguém do Poder Público para ajudar. É uma sugestão. :ok:
João Paulo
Moderador
Moderador

Data de registro: 20 Out 2001 22:00

Mensagempor Daniel Vayedaber » 16 Set 2006 12:25

Shalom Achi.

Bem aventurado são os Judeus messiânicos que estão sofrendo perseguições, pois eles estão cendo perseguidos por causa do nome de Yeshua HaMaschiack e isto é uma grande felicidade para D-us, pois bem e creio que não sejam nessecário que nós ou eles levantem pessoas da mesma fé em cargos juridicos ou politicos para proteger á eles, pois estejamos certos que O Eterno tratará de levantar essas pessoas para proteger seu povo de pessoas religiosas de aparência, que tem aparência de que serve á Ele, mais no fundo está cheio das coisas deste mundo e das coisas que não vêm do Altisimo.

Que Meu Deus, vosso Deus esteja com eles.

Yeschua Chai.
Tudo Ele pode fazer...
Daniel Vayedaber
Novato
Novato

Data de registro: 07 Ago 2006 17:50

Retornar para Eretz Israel