por Alex » 25 Ago 2009 22:24
Shalom a todos!
Shalom Yaakov! Só achei um tanto ríspida a maneira na qual vc se dirigiu ao Ebbavi.
Dizendo, “doa a quem doer” , se interpreta como , “não me importo com os outros”.
Não importar se está ou não machucando/ofendendo a alguém, nos mostra o quanto somos egocêntricos.
A palavra “igreja” pode ser entendida como “kehilah”, e se os cabeças da Kehilah eram judeus, e H’ deu a esses autoridade, isso evidencia que H’ deu autoridade à chamada “igreja” no sentido real da palavra.
Mas, Israel é Luz aos gentios? Onde?
Quando Yeshua diz , “a salvação vem dos judeus”, disse certo, pois o Messias vem dos judeus.
Mas, são os judeus a salvação dos gentios?
Bem, se Israel é luz aos gentios, quem é a luz para Israel ?
O servo do Eterno é Israel ?
(Isaías 49:5) - E agora diz o Eterno, que me formou desde o ventre para ser seu servo, para que torne a trazer Jacó; porém Israel não se deixará ajuntar; contudo aos olhos do Eterno serei glorificado, e o meu D-us será a minha força.
Aquele que restaurará as tribos de Yaakov e que faz retornar a Israel, e que também é Luz aos gentios.
(Isaías 49:6) - Disse mais: Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó, e tornares a trazer os preservados de Israel; também te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra.
(Isaías 49:7) - Assim diz o Eterno, o Redentor de Israel, o seu Santo, à alma desprezada, ao que a nação abomina, ao servo dos que dominam: Os reis o verão, e se levantarão, como também os príncipes, e eles diante de ti se inclinarão, por amor do Eterno, que é fiel, e do Santo de Israel, que te escolheu.
Se o próprio Israel precisa dessa luz, como pode Israel ser luz aos gentios?
O que significa essa tua afirmação de que “a luz dos gentios só vem através da Torah“ ?
Significa que eles têm que guardar o pacto do Sinai?
O pessoal , quando fala de Torah, não percebe que Torah é de Bereshit até Had’varim, para muitos, a Torah só se limita ao pacto do Sinai.
Na Torah há mandamentos para os goym também, e mandamentos exclusivos para o povo judeu.
A regra básica de interpretação é: “não se pode interpretar para si uma palavra que foi dirigida a outro, a não ser que esteja diretamente/indiretamente ligado a ela”.
Por exemplo: “Em ti serão benditas todas as famílias da terra”. O texto inclui a todas as pessoas do planeta.
A interpretação também depende de: para quem foi dirigida a palavra, quando e onde.
Assim como os cristãos que interpretam as epístolas de Paulo como sendo enviadas aos judeus, sendo que são dirigidas aos gentios, também, há muitos que interpretam as leis do Sinai como sendo para os gentios.
É simplesmente um erro primário de interpretação.
Pois se os gentios devem ser inclusos no Pacto do Sinai, devem ser inclusos também nas bênçãos que foram prometidas apenas para os judeus.
Como exemplo disso eu pergunto...
Se os gentios são participantes desses pactos, a promessa da terra de Kenaan é válida também aos gentios?
Os judeus terão que dividir sua terra com os gentios?
A Torah é a Árvore da Vida?
Se a Torah é o caminho que nos leva a Mashiach e Mashiach o caminho que nos leva a fonte de vida, logo a Torah não é a Árvore da Vida.
A Torah é o caminho a Mashiach, como diz: “Pois, a finalidade da Torah é Mashiach”... “Toda a Torah e os profetas profetizaram até Mashiach (testificaram dele)”.
Pois, a finalidade da Torah é apontar o Mashiach, e testificaram de sua vinda até que viesse.
A fonte de vida é H’, se Ele é o Criador da Árvore da Vida, então, quem é o que dá a vida?
Ele é a fonte.
Como diz na Amida: Mechalkel chaim bechesed, mechayeh metim berachamim rabim.
_____________________________________________________________________________________________
Shalom Ebbavi!
Ebbavi, quanto ao II Concílio, tenhamos em mente que esses não podem falar por todos os judeus crentes em Yeshua, pois não há nenhuma Associação Mundial de Judeus crentes em Yeshua.
Quanto a uma união , no sentido de se ajuntarem judeus e gentios em cultos a D-us, é algo impossível de acontecer Ebbavi.
Pois, em serviços religiosos judaicos, há uma ritualística forte.
Os serviços são feitos em hebraico, requerem conhecimentos prévios de judaísmo , e esses serviços envolvem também o Pacto do Sinai, que só foram estabelecidos aos judeus, os quais os gentios não fazem parte e nem são obrigados.
Esses serviços incluem, as festas e dias comemorativos, entre outros mandamentos específicos, que só tem significado ao povo judeu.
Ebbavi, eu acredito que mudanças entre os gentios, só podem ser feitas pelos próprios gentios, não é bom que judeus intervenham.
Pois, o propósito de eliminar o anti-semitismo dentre os cristão, pode ter uma reação inversa, e em vez de eliminá-lo há perigo de que seja multiplicado.
(Marcos 10:18) - E Yeshua lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é D-us. - Em apenas um versículo Yeshua já diz não ser D-us