O que restaurar da Igreja do Primeiro Século? Grande Debate!

Judaísmo Messiânico. Assuntos gerais.

Re: O que restaurar da Igreja do Primeiro Século? Grande Debate!

Mensagempor ebbavi » 25 Ago 2009 21:15

Vaneide escreveu:Shalom!!!!!

para aqueles que me conhecem sabem muito bem da minha opinião sobre este assunto. Por isso não vou ficar a me alter em este assunto e debatendo algo que creio eu e' mais que óbvio que os gentios crentes necessitam sim uma 'restauração' no meio deles, eu diria um retorno , um abrir de olhos, um abrir de ouvidos e uma visão clara de seu lugar no reino do Eterno. Mas ai fica minhas perguntas: Quem vai ajudar aos gentios? Quem e' o que vai ser se por na brecha por eles ? Quem vai guia-los? AS vezes eu penso que sera somente Yeshua quando voltar...

Van :davi:

Van, grato. Bem colocado, cadê o Paulo de nossos dias!!

É notório os judeus messiânicos/nazarenos no seu mundo e os cristãos noutro. Divisão não é do Reino e não fazia parte da Igreja do Primeiro Século. Não somos um só corpo em Yeshua que é o Cabeça da qual emana as mesmas orientações para todo o Corpo ou nenhum cristão será salvo? Por falar em Igreja, Corpo de Cristo, veja: http://www.unityandrevival.org/html/por ... _02_pt.htm[/color]
O Eterno YHVH (D'us) é Um. Yeshua (Jesus), Senhor Salvador. Ruach HaKodesh (Espírito Santo), Consolador.

O Senhor Salvador (Yeshua, Jesus) voltará para encontrar-se com uma Igreja que vive como um Corpo, guiada pelo Cabeça, o Senhor Salvador (Yeshua, Jesus), por meio do Espírito Santo. Maran athá (Senhor, vem). http://www.unityandrevival.org/html/portuguese/theses_02_pt.htm

"Para que todos sejam um..." (Jo.17:21)

Visite HaDérech (הדרך) - O Caminho (http://solascriptura.ning.com)
ebbavi
Membro junior
Membro junior

Data de registro: 07 Out 2007 00:21

Mensagempor Alex » 25 Ago 2009 22:24

Shalom a todos!

Shalom Yaakov! Só achei um tanto ríspida a maneira na qual vc se dirigiu ao Ebbavi.

Dizendo, “doa a quem doer” , se interpreta como , “não me importo com os outros”.

Não importar se está ou não machucando/ofendendo a alguém, nos mostra o quanto somos egocêntricos.

A palavra “igreja” pode ser entendida como “kehilah”, e se os cabeças da Kehilah eram judeus, e H’ deu a esses autoridade, isso evidencia que H’ deu autoridade à chamada “igreja” no sentido real da palavra.

Mas, Israel é Luz aos gentios? Onde?

Quando Yeshua diz , “a salvação vem dos judeus”, disse certo, pois o Messias vem dos judeus.

Mas, são os judeus a salvação dos gentios?

Bem, se Israel é luz aos gentios, quem é a luz para Israel ?

O servo do Eterno é Israel ?

(Isaías 49:5) - E agora diz o Eterno, que me formou desde o ventre para ser seu servo, para que torne a trazer Jacó; porém Israel não se deixará ajuntar; contudo aos olhos do Eterno serei glorificado, e o meu D-us será a minha força.

Aquele que restaurará as tribos de Yaakov e que faz retornar a Israel, e que também é Luz aos gentios.

(Isaías 49:6) - Disse mais: Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó, e tornares a trazer os preservados de Israel; também te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra.

(Isaías 49:7) - Assim diz o Eterno, o Redentor de Israel, o seu Santo, à alma desprezada, ao que a nação abomina, ao servo dos que dominam: Os reis o verão, e se levantarão, como também os príncipes, e eles diante de ti se inclinarão, por amor do Eterno, que é fiel, e do Santo de Israel, que te escolheu.

Se o próprio Israel precisa dessa luz, como pode Israel ser luz aos gentios?

O que significa essa tua afirmação de que “a luz dos gentios só vem através da Torah“ ?

Significa que eles têm que guardar o pacto do Sinai?

O pessoal , quando fala de Torah, não percebe que Torah é de Bereshit até Had’varim, para muitos, a Torah só se limita ao pacto do Sinai.

Na Torah há mandamentos para os goym também, e mandamentos exclusivos para o povo judeu.
A regra básica de interpretação é: “não se pode interpretar para si uma palavra que foi dirigida a outro, a não ser que esteja diretamente/indiretamente ligado a ela”.

Por exemplo: “Em ti serão benditas todas as famílias da terra”. O texto inclui a todas as pessoas do planeta.

A interpretação também depende de: para quem foi dirigida a palavra, quando e onde.

Assim como os cristãos que interpretam as epístolas de Paulo como sendo enviadas aos judeus, sendo que são dirigidas aos gentios, também, há muitos que interpretam as leis do Sinai como sendo para os gentios.

É simplesmente um erro primário de interpretação.

Pois se os gentios devem ser inclusos no Pacto do Sinai, devem ser inclusos também nas bênçãos que foram prometidas apenas para os judeus.

Como exemplo disso eu pergunto...
Se os gentios são participantes desses pactos, a promessa da terra de Kenaan é válida também aos gentios?

Os judeus terão que dividir sua terra com os gentios?

A Torah é a Árvore da Vida?

Se a Torah é o caminho que nos leva a Mashiach e Mashiach o caminho que nos leva a fonte de vida, logo a Torah não é a Árvore da Vida.

A Torah é o caminho a Mashiach, como diz: “Pois, a finalidade da Torah é Mashiach”... “Toda a Torah e os profetas profetizaram até Mashiach (testificaram dele)”.

Pois, a finalidade da Torah é apontar o Mashiach, e testificaram de sua vinda até que viesse.

A fonte de vida é H’, se Ele é o Criador da Árvore da Vida, então, quem é o que dá a vida?

Ele é a fonte.

Como diz na Amida: Mechalkel chaim bechesed, mechayeh metim berachamim rabim.

_____________________________________________________________________________________________

Shalom Ebbavi!

Ebbavi, quanto ao II Concílio, tenhamos em mente que esses não podem falar por todos os judeus crentes em Yeshua, pois não há nenhuma Associação Mundial de Judeus crentes em Yeshua.

Quanto a uma união , no sentido de se ajuntarem judeus e gentios em cultos a D-us, é algo impossível de acontecer Ebbavi.

Pois, em serviços religiosos judaicos, há uma ritualística forte.

Os serviços são feitos em hebraico, requerem conhecimentos prévios de judaísmo , e esses serviços envolvem também o Pacto do Sinai, que só foram estabelecidos aos judeus, os quais os gentios não fazem parte e nem são obrigados.

Esses serviços incluem, as festas e dias comemorativos, entre outros mandamentos específicos, que só tem significado ao povo judeu.

Ebbavi, eu acredito que mudanças entre os gentios, só podem ser feitas pelos próprios gentios, não é bom que judeus intervenham.

Pois, o propósito de eliminar o anti-semitismo dentre os cristão, pode ter uma reação inversa, e em vez de eliminá-lo há perigo de que seja multiplicado.
(Marcos 10:18) - E Yeshua lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é D-us. - Em apenas um versículo Yeshua já diz não ser D-us
Alex
Veterano
Veterano

Data de registro: 28 Ago 2007 00:03

Mensagempor ebbavi » 25 Ago 2009 22:51

Alex escreveu:
Shalom a todos!

_____________________________________________________________________________________________

Shalom Ebbavi!

Ebbavi, quanto ao II Concílio, tenhamos em mente que esses não podem falar por todos os judeus crentes em Yeshua, pois não há nenhuma Associação Mundial de Judeus crentes em Yeshua.

Quanto a uma união , no sentido de se ajuntarem judeus e gentios em cultos a D-us, é algo impossível de acontecer Ebbavi.

Pois, em serviços religiosos judaicos, há uma ritualística forte.

Os serviços são feitos em hebraico, requerem conhecimentos prévios de judaísmo , e esses serviços envolvem também o Pacto do Sinai, que só foram estabelecidos aos judeus, os quais os gentios não fazem parte e nem são obrigados.

Esses serviços incluem, as festas e dias comemorativos, entre outros mandamentos específicos, que só tem significado ao povo judeu.

Ebbavi, eu acredito que mudanças entre os gentios, só podem ser feitas pelos próprios gentios, não é bom que judeus intervenham.

Pois, o propósito de eliminar o anti-semitismo dentre os cristão, pode ter uma reação inversa, e em vez de eliminá-lo há perigo de que seja multiplicado.

Shalom a todos, valeu Alex, estamos aprendendo, Glória a D'us.
O Eterno YHVH (D'us) é Um. Yeshua (Jesus), Senhor Salvador. Ruach HaKodesh (Espírito Santo), Consolador.

O Senhor Salvador (Yeshua, Jesus) voltará para encontrar-se com uma Igreja que vive como um Corpo, guiada pelo Cabeça, o Senhor Salvador (Yeshua, Jesus), por meio do Espírito Santo. Maran athá (Senhor, vem). http://www.unityandrevival.org/html/portuguese/theses_02_pt.htm

ebbavi
Membro junior
Membro junior

Mensagempor YA'AKOV TSUR » 26 Ago 2009 10:14

Caro Ebbavi,

Entendo, que o processo de aceitação de não judeus dentro da Comunidade de Israel continuou a sendo feita da mesma maneira que era antes. Abrindo um parêntese, dentro destes assunto, repare que muitas pessoas não sabem por desconhecimento ou por rejeitarem a Torah Oral, que quando tínhamos o Beit Hamikdash, no dia de Yom Kipur não sacrificávamos só para redimir os pecados de todo Israel, mas pelo contrário, sacrifícios também eram feitos para o perdão dos pecados das Nações que existiam na época - eram 70 Nações sibolizando o mundo não judáico. Então, é bom lembrarmos que Hashem nunca fez acepção de pessoas, e nunca "se importou" só com Israel, nem antes de Yeshua vir ao mundo nem depois de Yeshua sair deste mundo !!! Ha Kadosh Baruch Hu sempre cuidou de todos os seres do mundo e continua cuidado!!!!

Não creio que Shaul tenha criado comunidades de não judeus... Isso soa abisurdamente pra mim. Shaul era um Judeu Fariseu, e fôra aluno de Rabi Gamliel II provavelmente. A grande verdade é que tem muita coisa nos Escritos do N. T, que foram alterados, distorcidos, retirados, forjados, acrescentados, etc... Isso é triste, mas é verdade !!! Entende? Não dá pra imaginar um Judeu do gabarito de Shaul, fazendo essa dicotomia toda de "igreja de gentio" e "sinagoga de judeu".

Mesmo naquele tempo já havia dentro do judaísmo normativo da época, o conceito sobre as Leis de Noach, em que o goi que se ACHEGA dentro da Comunidade de Israel, deveria fazer algumas coisas pra daí só então fazer o que tinha que fazer.

Discordo que devam haver igrejas de gentios e sinagogas de judeus. Só existe uma Instituição dentro da Torah, e esta TEM QEU SER FORMADA POR ISRAEL. Ao invés de ficarem inventando religiões, criando denominações, pq não se submetem às Leis de Noach? O mundo seria muito mais justo e digno, e talvez nós judeus estaríamos cumprindo o nosso papel de ser Luz para as Nações.

Sugrio que quem estiver participando deste tópico, POR FAVOR, leiam ou voltem a ler NOVAMENTE uma entrevista que foi transcrita aqui, certa vez, intitulada de QUEM TEM AUTORIDADE. Está no campo de Estudos Diversos, aqui do Fórum. É grande, mas por favor leiam...

Berakhot !!!
YA'AKOV TSUR
Escriba
Escriba

Data de registro: 06 Nov 2003 15:26

Mensagempor ebbavi » 26 Ago 2009 13:48

Caro YA'AKOV TSUR » 26 Ago 2009 09:14

Sou extremamente grato por mais este teu comentário instrutivo. Eu também vou ler o tópico: QUEM TEM AUTORIDADE. Fiquem na Paz de Yeshua. Maranata!

ebbavi
Membro junior
Membro junior

JAMAIS PODEMOS PERDER A VISÃO DA RESTAURAÇÃO DA IPS

Mensagempor ebbavi » 26 Ago 2009 14:22

haTalmid escreveu:Shalom,

Houve um tempo em que eu apoiava a idéia de restaurar, mas vejo que restauração não é o caminho, pois devemos evoluir. Restaurar significa voltar, e a igreja do 1º século era confusa e imatura. Devemos evoluir a nossa fé, amadurecer, caminhar para frente e não voltar ao ponto de partida. Temos os escritos, temos os testemunhos, sabemos onde erraram no começo e também sabemos onde acertaram. A partir disso tudo devemos avançar. Também creio que não devemos importunar os cristãos com esse papo de restaurar. Quando o ruach decidir que (e se) eles devem seguir por outro caminho, eles vão seguir.

Shalom

Paz de Yeshua!

Caro haTalmid, estive refletindo de ontem p'ra hoje sobre este teu comentário, mais específicamente sobre a Igreja confusa e imatura do primeiro século a que referistes e me veio o seguinte: se a partir do Século II, a Igreja gentílica começou a mudar de rota com a teologia da substituição (http://solascriptura.ning.com/group/teo ... bstituicao) temos mesmo é que bater o pé e ficar com essa igreja do primeiro século, rude, sem aparências, conhecendo mais e mais sobre ela que era bem parecida com Yeshua ("...não tinha beleza nem formosura..." - Is. 53:2) e com a igreja de Filadelfia ("...tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome." Ap. 3:8) mas na qual havia milagres, manifestação do poder de D'us.

Maranata!
Editado pela última vez por ebbavi em 26 Ago 2009 17:36, num total de 1 vezes

ebbavi
Membro junior
Membro junior

Mensagempor YA'AKOV TSUR » 26 Ago 2009 14:30

ebbavi escreveu:Caro YA'AKOV TSUR » 26 Ago 2009 09:14

Sou extremamente grato por mais este teu comentário instrutivo. Eu também vou ler o tópico: QUEM TEM AUTORIDADE. Fiquem na Paz de Yeshua. Maranata!

Certo... Mas sáiba que estas são apenas as minhas opiniões. ;)
YA'AKOV TSUR
Escriba
Escriba

Mensagempor ebbavi » 27 Ago 2009 13:21

YA'AKOV TSUR escreveu:Caro Ebbavi,

Discordo que devam haver igrejas de gentios e sinagogas de judeus. Só existe uma Instituição dentro da Torah, e esta TEM QEU SER FORMADA POR ISRAEL. Ao invés de ficarem inventando religiões, criando denominações, pq não se submetem às Leis de Noach? O mundo seria muito mais justo e digno, e talvez nós judeus estaríamos cumprindo o nosso papel de ser Luz para as Nações.

Sugrio que quem estiver participando deste tópico, POR FAVOR, leiam ou voltem a ler NOVAMENTE uma entrevista que foi transcrita aqui, certa vez, intitulada de QUEM TEM AUTORIDADE. Está no campo de Estudos Diversos, aqui do Fórum. É grande, mas por favor leiam...

Berakhot !!!

Caro Ya'Akov, só p'ra entender, como fica a Igreja ou KEHILAT como queira, citada em todo o Novo Testamento (2ª Aliança), como funcionaria na sua opinião? A mim me parece que você não crê em Yeshua, mas se você crê, dê a sua opinião a respeito.

Não encontrei no forum a entrevista QUEM TEM AUTORIDADE. Se for o que estou pensando, já li e concordo que autoridade vem de autor e no caso da Bíblia, humanamente falando, sem dúvida que autoridade são os judeus e mais ninguém. Mas em se tratando de Palavra de D'us, Autoridade em última instância é D'us que deu a Palavra.

É notório os judeus messiânicos/nazarenos no seu mundo e os cristãos noutro. Divisão não é do Reino e não fazia parte da Igreja do Primeiro Século. Não somos um só corpo em Yeshua que é o Cabeça da qual emana as mesmas orientações para todo o Corpo ou nenhum cristão será salvo? Por falar em Igreja, Corpo de Cristo, veja: http://www.unityandrevival.org/html/por ... _02_pt.htm

Nossa Língua Portuguesa. Falamos mal até o português...O hebraico deve ser usado em casos muito específicos que o requeiram, não como forma de superioridade, inibição. Isto é o que se passa em debates judaicos messiânicos/nazarenos brasileiros. Isso não é sábio.

Yeshua, Jesus, Senhor Salvador, Sabedoria Judaica, Louvado Seja, cumpriu a Lei na revelação, fez tudo contrário às regras, o oficial, aos ditames de sua época; deixou o Templo e foi às vilas e vielas atrás de pescadores, prostitutas e leprosos, a escória da sociedade repugnados pelos homens da lei (humana). Yeshua chamou nosso amado Paulo que quero dar-lhe um abraço bem apertado na Glória para levar as Boas Novas de Alegria também aos gentios. Aleluia, Glória a D'us! Maranata! "Se as Boas Novas tivesse ficado nas mãos dos judeus, ficaria só com eles e teria 'sucumbido' dentro de Jerusalém em pouco tempo." Palavras de um judeu messiânico.

ebbavi
Membro junior
Membro junior

Mensagempor YA'AKOV TSUR » 27 Ago 2009 14:07

Caro Ebavi,

Como eu disse em outro post, as coisas deveriam ficar como sempre foram. Existiam e existem normas para aqueles que não são de Israel e querem fazer parte de Israel. Estas normas devem ser respeitadas e seguidas. Atos 4 na minha cabeça funcionava muito bem. O gentio que vinha, aprendia primeiro a deixar de ser gentio (óbvio que já crendo em Yechua), depois disto ele teria que cumprir o básico colocado lá (os 4 preceitos) e só então comçar a viver o "quanto a isso Moché tem que ensine todos os chabatot em todas as Sinagogas'... Entende o que quero dizer?

Qualquer coisa estou à disposição...

Ha, eu creio em Yechua Sim.
YA'AKOV TSUR
Escriba
Escriba

Mensagempor ebbavi » 27 Ago 2009 17:41

YA'AKOV TSUR escreveu:Caro Ebavi,

Yeshua com S né? :-D. Acho que tanto faz, no hebraico transliterado o som é o mesmo.

Entendi perfeitamente. Obrigado mais uma vez e abraço a todos. Maranata!

ebbavi
Membro junior
Membro junior

Mensagempor YA'AKOV TSUR » 27 Ago 2009 18:02

Ebbavi,

A forma com a qual optei por transliterar, é a forma dos antigos Sefaradim Hispano-Portugueses. Optei por uma questão de tradição, somente. ;)
YA'AKOV TSUR
Escriba
Escriba

Mensagempor ebbavi » 27 Ago 2009 19:20

YA'AKOV TSUR escreveu:Caro Ebavi,

O gentio que vinha, aprendia primeiro a deixar de ser gentio (óbvio que já crendo em Yechua), depois disto ele teria que cumprir o básico colocado lá (os 4 preceitos) e só então comçar a viver o "quanto a isso Moché tem que ensine todos os chabatot em todas as Sinagogas'... Entende o que quero dizer?

Caro YA'AKOV TSU

Na Igreja do Primeiro Século havia também judeus crentes em Yechua que pensavam como você. Atos 15:24.
Editado pela última vez por ebbavi em 27 Ago 2009 19:41, num total de 1 vezes

ebbavi
Membro junior
Membro junior

Mensagempor João Paulo » 27 Ago 2009 19:40

Shalom Ebbavi!
Seja bem vindo ao Yeshua Chai!

Restauração da Igreja? É algo que encontrará muita resistência. Por que? Porque se há diversas igrejas que existem pela fé em Jesus Cristo* (Yeshua haMashiach), é porque há diversas interpretações diferentes da mesma escritura. E se entre si os cristãos não conseguem, não aceitam, não admitem entrar num acordo de união, então o propósito do II Concílio de Jerusalém vai falhar, na minha opinião. Qual é a prosposta de HaShem (Yôd-Hê-Vav-Hê) para os gentios (goyim)? E o que os b'nei Adam (descendentes de Adão) em geral, não só os yehudim, querem realmente de HaShem? Querem todos a tão disputada terra de Israel? Acredito que só judeus e muçulmanos a querem. Os cristãos a quiseram na Idade Média mas desistiram a muito, muito tempo. Qual a razão da existência da Igreja Católica Romana? Qual a razão da existência da Igreja Católica Ortodoxa? Qual a razão de existir de cada Igreja Evangélica, seja Tradicional ou Pentecostal? É passar a viver parcialmente ou totalmente como judeus? Para que existe o povo israelita neste mundo? E para que existem as diversas denominações cristãs neste mundo? Qual o propósito? Para quê HaShem quer que as 12 tribos de Israel vivam pela Torah? E porque não convocou todas as demais nações para receberem também a Torah? Yeshua, no meu entender, não aboliu a Torah, enquanto código de regras para viver. E os judeus messiânicos e judeus nazarenos não dependem da aprovação ou reprovação dos cristãos, e o inverso também vale. Pessoa nasceu judeu, por alguma razão crê que Yeshua é o Mashiach que HaShem avisou pelos profetas que viria, não é bom que se torne "cristão" no sentido de membrar em igreja cristã, mas que permaneça com a sua cultura, o seu modo de vida baseado na Torah. Mas se quiser, eu não tenho o direito de interferir, porque não sou dono da vida das pessoas para ditar o que podem fazer e o que não podem, posso apenas lamentar. Mas acho que oferecer o "jewish way of life" aos cristãos de origem gentia, no mundo de hoje, não vai funcionar, muitos vão ficar empolgados, mas somente pouquíssimos vão levar a sério até o fim. Vão ser vencido pelo cansaço e pela rigidez das regras da Torah, e alguns, não todos, vão usar de oportunismo. Vai ser desastroso. Vale a pena mexer com as igrejas?
João Paulo
Moderador
Moderador

Data de registro: 20 Out 2001 22:00

Mensagempor ebbavi » 27 Ago 2009 20:09

Caro João Paulo,

Obrigado pelo bem vindo. Fico feliz em poder participar deste prestigioso Fórum. Grato por teu comentário.

Entenda cristão aqui como crentes em Yeshua. Não tenho conhecimento se durante esses dois mil anos sempre houve Sinagoga (assembléias) de judeus crentes em Yeshua.

João, tirando os interesses escusos dos oportunistas, vemos milagres acontecendo na Igreja do Século I ou melhor da primeira metade do primeiro século sobretudo, chamada por alguns de Igreja Primitiva. Quero crer que esses milagres eram frutos de uma Igreja formada por judeus e gentios que estava mais em sintonia com a vontade de D'us. Na sua opinião, se essa bandeira da Restauração for em frente, daria ou não para restaurar aquela Igreja do Século I ou seja seus princípios? O que é diferente hoje? Será se D'us não opera mais hoje como no princípio é porque os cristãos (crentes em Yeshua) deixaram de estudar e observar a Torá lá pelo Século II? Particularmente eu penso que é isso, tanto é que os cristãos (ICAR) entraram por caminhos obscuros passando a fazer e adorar imagens de escultura, pecado que D'us 'mais' abomina. Praticamente não se ouve falar nas igrejas cristãs de hoje o que é certo e errado, o que pode e o que não pode, enfim, o que é pecado que nos separa de D'us, razão de não se ver mais diferença entre o que serve e o que não serve a D'us. Não estou interessado em milagres, mas cito como diferencial. Mudar o que está aí (Statu quo) é impossível humanamente mas D'us pode restaurar a sua igreja. Quem sabe essa bandeira da Restauração levantada pelos judeus messiânicos já não é uma providência divina. Não tenho dúvida. Paz!

ebbavi
Membro junior
Membro junior

CONCLUSÃO preliminar até a esse ponto do debate!

Mensagempor ebbavi » 28 Ago 2009 11:47

YA'AKOV TSUR escreveu:Caro Ebbavi,

Ao invés de ficarem inventando religiões, criando denominações, pq não se submetem às Leis de Noach? O mundo seria muito mais justo e digno, e talvez nós judeus estaríamos cumprindo o nosso papel de ser Luz para as Nações.

Berakhot !!!

Conclusão 'embrionária' de minha parte até a esse ponto do debate.

Gostaria de conhecer a opinião de todos aqui sobre essa minha conclusão inicial. Cada um comente, acrescente ou tire da lista abaixo o que lhe convier. "Eu, o SENHOR, te chamei (...) para luz dos gentios." (Is. 42:6)

O que restaurar da Igreja do Primeiro Século quanto aos gentios?

É inevitável a constatação na Igreja do Primeiro Século da presença da Lei, dos dons e Vida, formando a coluna vertebral e o cérebro do Corpo de Cristo, respectivamente, e a Vida mantida pela circulação do sangue de Jesus que ao mesmo tempo o purifica e imuniza. Sobre o sangue de Yeshua (Jesus): http://www.unityandrevival.org/html/por ... _04_pt.htm

1º) Não conversão obrigatória dos gentios crentes em Yeshua ao judaísmo (Atos 15:24);

2º) Retorno do estudo sistemático da Lei de D'us (que aponta o pecado) como fazem os judeus com as parashiot todos os sábados, estudo esse abandonado pelos cristãos no Século II com a teologia da substituição, causa das heresias e apostasias pelo relativismo humano. Essa prática de estudos da Torá foi adotada ou retomada pelo escriba Esdras e o governador Neemias após o retorno a Israel do exílio da Babilônia (445/444 a.C.) quando reorganizaram o povo e prescreveram que a Torá fosse lida em público e as passagens traduzidas e comentadas em aramaico.

O que estudar e colocar em prática da Lei de D'us? Para a qualidade da fé: 1º) As Leis Noéticas; 2º) Os Dez Mandamentos; 3º) Os 4 preceitos do I Concílio de Jerusalém (At.15:29) e 4º) De todas as 613 Mitsvot (Mandamentos) da Torah (instrução, ensino), os mandamentos que podem ser colocados em prática também pelos gentios e que contribuem para uma melhor qualidade da fé e de vida como as leis éticas, alimentares, sociais, higiênicas, trabalhistas, etc.;

3º) Reavivamento de Atos dos Apóstolos com o Batismo com ou no Espírito Santo (Atos 2:39), a conceção e prática dos nove dons espirituais na Igreja (I Cor. 12:8-11) pela busca (oração), é obvio, e seu uso com a ordem e decência prescrita por Shaul (Paulo) em I Cor. 14 para que a Igreja funcione como Corpo de Cristo e Cristo como o Cabeça da qual emana as orientações para o Corpo por meio do Espírito Santo. Sobre esse assunto veja os dois tópicos: Batismo c/ Espírito Santo, 9 dons espirituais, 5 Ministérios (viewtopic.php?f=2&t=2247) e Yeshua (Jesus), Cabeça da Igreja. Igreja, Corpo de Yeshua (viewtopic.php?f=2&t=2246). De Cristo para cá, encerrou-se o ministério de profeta e iniciou-se a Obra do Espírito Santo. "Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito." (João 14:26). O Espírito Santo nos ensina todas as coisas e nos lembra de tudo que Cristo disse por meio dos dons espirituais. Maranata! O Senhor Jesus vem como o Leão da Tribo de Judá! Glória a D'us!

Outras tantas questões polêmicas como trindade, por exemplo, vão sendo debeladas com o tempo a partir da implementação desses três pontos fundamentais acima.

Convido os participantes deste maravilhoso fórum para darem a sua contribuição em HaDérech (הדרך) - O Caminho (http://solascriptura.ning.com), comunidade criada recentemente onde temos mais de 160 membros, a maioria de cristãos gentílicos interessados, em tese, na restauração das raízes judaicas da fé cristã, a Igreja do Primeiro Século, contribuindo assim para "um retorno, um abrir de olhos, um abrir de ouvidos e uma visão clara de seu lugar (lugar dos gentios) no reino do Eterno", como muito bem dito pela Vaneide e que ainda disse: "Quem vai ajudar aos gentios? Quem e' o que vai ser se por na brecha por eles ? Quem vai guia-los?" (viewtopic.php?p=33126#p33126) "Eu, o SENHOR, te chamei (...) para luz dos gentios." (Is. 42:6)

Nota: há algo estranho acontecendo neste forum ou em meu pc, não sei, (tenho o melhor anti-vírus atualizado) mas só está acontecendo aqui. Quando tento enviar uma nova postagem é exibido uma mensagem dizendo que o IP da minha máquina consta de uma lista negra obrigando-me a desconectar e conectar novamente pois a cada conexão gera um novo IP.

ebbavi
Membro junior
Membro junior

AnteriorPróximo

Retornar para Soando o Shofar