בְּסֵתֶר עֶלְיוֹן Lugar secreto do Altíssimo

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    sofer
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    בְּסֵתֶר עֶלְיוֹן

    Lugar secreto do Altíssimo

    Um dos grandes Atributos (nomes) de D-us é El Elyon (אֵל עֶלְיוֹן), muitas vezes traduzido como D-us ‘Altíssimo’.

    O Atributo (nome) aparece pela primeira vez na Torá sobre a figura misteriosa de Malki-Tzedek (מַלְכִּי־צֶדֶק), o atemporal Rei e Sacerdote de Zion (Sião), que serve ao ‘D-us altíssimo – ElElyon’ (Genesis 14:18).
    Malki-Tzedek (Melquisedeque) é o primeiro sacerdote (ou seja, Cohen: כּהֶן) chamado na Torá, um mediador que ritualizava ‘pão e vinho’ ao Avraham Avinu (nosso pai Abraham) – aludindo aos rituais sacramentais posteriormente usados para comemorar nossa Geulá (redenção / Salvação).

    Como Rei (Melech) e Sacerdote (Cohen) atemporal de D-us, Malki-Tzedek é uma “Teofania”, ou uma revelação do nosso Messias antes dele esvaziar-se e de fazer sua descendência a esse mundo (Filipenses 2:7; Hebreus 7:3).
    O Messias Yeshua é o nosso grande Rei dos Reis e Sumo Sacerdote da Nova Aliança, uma Aliança que restaura a Realeza e o Sacerdócio de volta ao próprio D-us (Hebreus 7:12).

    Agora o atributo ‘Elyon’ propriamente dito (עֶלְיוֹן) vem de uma palavra de raiz hebraica (עָלָה) que significa ascender.
    Por exemplo, uma oferta de Olah (עלָה) é um holocausto todo que sobe, ascende aos céus.
    Atribuir ao Messias o nome Elyon expressa a verdade que Adonay nosso D-us ascendeu o Messias do abismo da Morte, ou seja ressuscitou o Messias e fez com que superasse todos os “poderes” do Sheol e totalmente vencesse o “poder” da morte…
    Em outras palavras, Elyon é um atributo para o Messias Yeshua.
    ישֵׁב בְּסֵתֶר עֶלְיוֹן
    בְּצֵל שַׁדַּי יִתְלוֹנָן
    אמַר לַיהוָה מַחְסִי וּמְצוּדָתִי
    אֱלהַי אֶבְטַח־בּוֹ
    Yoshev beseter Elyon
    betzel Shaday Yitlonan
    Omar la’Adonay Machsi u’metzudati
    Elohay evtach bo
    Aquele que habita no segredo do Altíssimo (Elyon)
    Na sombra do Todo-Poderoso (Shaday) descansará.
    Vou dizer a Adonay; ‘meu refúgio e minha Fortaleza,
    meu D-us, em quem confio’.
    (Salmos 91:1-2)
    Os nossos Sábios da antiguidade ensinavam que Moisés escreveu estas palavras enquanto ele alojava-se no “lugar secreto” (סֵתֶר) do D-us Altíssimo, no meio da nuvem espessa (Êxodo 24:18), um lugar de ocultação sagrado e Santo.
    Como está escrito; ‘As nuvens espessas são um esconderijo para ele’ (Jó 22:14).
    Observe que aquele que “aloja-se” no Segredo do Altíssimo habita em um lugar de subido descanso – sendo levantado ou elevado muito acima da loucura circundante deste mundo decaído de fluxo de maldade e sombras (do parece, mas não é ainda).

    A palavra hebraica relacionada com a palavra a “Loja” (lodge) ou “dormir” (לִין), conecta com a morte e ressurreição. Ao alojar-se ou refugiar-se na morte e ressurreição de Yeshua, o Cordeiro de D-us, D-us irá proteger com Sua Presença (Shechiná) e nenhum mal nos atingirá… Estaremos entre as duas colunas nos direcionando sobre o esquadro e o compasso.

    Uma vez que D-us esconde-se ou se oculta neste Mundo (Isaias 45:15), devemos humildemente buscar Sua Face para entrar no lugar de sua ocultação sagrada em todas as coisas.
    D-us é Elyon – Altíssimo – mas ELE habita ‘com o humilde e o quebrantado de coração’ (Isaias 57:15).

    Por conseguinte, Adonay nosso D-us é chamado de Shaday (שַׁדַּי) – nosso sustentador, provedor, refúgio, Fortaleza, nossa amamentação, nossa Casa (salmo 90:1).

    Assim como nós podemos ser cercados pela ‘Sombra da Morte’ (Tzal Mavet), também nós podemos ser cercados pela ‘Sombra de Shaday’ (Tzal Shaday).
    Como uma águia poderosa cobre suas crias, assim Shaday nos cobre com asas de proteção (Salmo 91:4).

    Quando nós ‘nos alojamos’ no Segredo de Elyon – Aquele que Ascendeu (O Messias) – nós somos escondidos por nuvens escuras da sua Glória e a Presença de Shaday nos ofusca…

    Hashem (D-us) vai nos salvar da armadilha Traiçoeira e de peste devastadora (Salmo 91:3).

    Meus amigos ao aderirmos a verdade que a Presença de D-us (Shechiná – Espírito Santo) permeia todas as coisas em todos os tempos – nós nos tornarmos um “estranho” – Ger (גֵּר) com D-us neste mundo, e um “peregrino” Toshav (תּוֹשָׁב) que espera a cura/restauração do Mundo no final das Eras (dos Dias) e a recompensa dos maléficos (isto é: o ímpio) finalmente será dada.

    Há uma “porta secreta” que nós podemos entrar a qualquer momento… Esta porta leva ao Reino da Presença Divina, como disse Davi: Shiviti Adonay le’neguidi tamid’ – ‘Eu sempre coloco Adonay diante de mim’ – porque Ele está em minha mão direita, eu serei abalado’ (Salmos 16:8).

    Em um dado momento do nosso dia, independentemente da nossa situação atual de medo, desesperança, humilhação e etc. podemos sintonizar-nos para a realidade da Presença Divina (Ruach Hokodesh – Espírito Santo) e vir “com ousadia diante do trono da Graça.”
    O mundo (Sistema) não sabe nada deste Reino e escravizado por aparências e as ilusões deste Sistema, (isto é; ‘Esta Presente Era’ -Olam Hazé).

    Como o Messias ensinou; ‘ a vocês tem sido dado a conhecer os segredos do Reino dos céus, mas a eles não tem sido dado’ (Mateus 13:11).
    O Espírito de D-us sempre diz: ‘Vem, meu povo, entre em suas câmaras (quartos) e fechem suas portas atrás de vocês’ (Isaias 26:20).
    Em lugares secretos do nosso coração – “nosso quarto de oração” – apelamos à Presença Oculta para ser manifesta no meio de cada circunstância de nossas vidas…

    #27193

    optitymix
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    #27446

    optitymix
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