As Dores de Parto do Messias…ikvot meshicha (עִקְּבוֹת מְשִׁיחַ)

Home Fóruns Fórum Yeshua Chai Soando o Shofar As Dores de Parto do Messias…ikvot meshicha (עִקְּבוֹת מְשִׁיחַ)

Este tópico contém 1 resposta, possui 2 vozes e foi atualizado pela última vez por  Neide Souzakenyon 7 anos, 6 meses atrás.

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor

sofer
    Participante

As Dores de Parto do Messias…

O período de tempo imediatamente antes da chegada do Messias é às vezes chamado ikvot meshicha (עִקְּבוֹת מְשִׁיחַ), o tempo em que os “passos do Messias” podem ser ouvidos.

Este é o tempo determinado por D-us para a redenção final e do fim da Era presente (olam hazeh).

De acordo com várias fontes judaicas tradicionais (Talmud Pesachim 54b; Midrash Tehilim 9:2), não se sabe o momento em que o Messias vai chegar – embora haja algumas dicas.

D-us criou o mundo em seis “dias”, cada uma das quais representa alegoricamente mil anos.

O sétimo dia é o início do grande sábado messiânico, e, portanto, esta ‘Presente Era’, não pode durar para além de 6000 anos. De acordo com o calendário tradicional judeu, então, estamos vivendo perto do fim do sexto milênio, ou seja, á “15 minutos para o por do sol”, o ‘Erev Shabat’ do mundo.

Estamos chegando perto, em outras palavras, para o Fim dos Dias o (אחרית ימים) e o aparecimento de Yeshua O Messias!

As Festas do S-nhor, os Moedim (ou seja, a Páscoa, Primícias e Shavuot) prefiguravam perfeitamente a primeira vinda de Yeshua como Mashiach ben Yosef, (O Messias Sofredor) e as Festas do segundo semestre (ou seja, Rosh Hashaná, Yom Kipur e Sukot) prefigura a sua segunda vinda como Mashiach ben David (O Messias Rei).

Depois da colheita do primeiro semestre (João 4:35), a primeira “Festa” (Moed) do Segundo Semestre é Yom Teruah (também chamada de Rosh Hashaná), que é uma prefiguração ‘do encontro nos ares’ da Kalat Mashiach (a Noiva de Cristo) para o momento das Sheva Berachot שבע ברכות (sete bênçãos que segue a cerimônia de casamento). Em seguida, virá o Yom Adonayo Dia do S-nhor (יוֹם יְהוָה). Os grandes sons celestiais de shofar que foi ouvido no Sinai serão ouvidos novamente em Zion (Jerusalém- Sião).

Rosh Hashaná (ou melhor, dia do Som de Shofar, Yom Teruah) é, portanto, um tempo sagrado que tem significado profético para nós crentes no Messias, porque comemora tanto a criação do universo, e do Ser Humano mais tarde por Adonay, bem como a “chamar” da nova criação a mando de Yeshua O Messias, quando o som do shofar celeste inaugurar uma nova Era (1º Coríntios 15:51-54;. 1º Tessalonicenses 4:15-18). Rosh Hashaná também prefigura marca julgamento de D-us sobre o mundo incrédulo… Cada 7 שופר “trombetas” (Shofar) de apocalipse são os sons do Shofar no dia de Rosh Hashaná

Com o aparecimento do Grande Rei Messias em Zion (ציון) vem o grande julgamento.
    SHANÁ TOVÁ!
    Feliz ano novo -5773
    שנה טובה
    O Rabino Zussia di’Anipoli (1718–1800 Ucrânia) ensinava: ‘Há 5 versículos da Bíblia que constituem a essência da Torá, estes versos começam em hebraico com cada uma dessas letras:. Tav (תּ), Shin (שׁ), Vav (ו), Beit (בּ) e Hey (ה), que formam a palavra arrependimento, ou seja, Teshuvá (תְּשׁובָה).

Os 5 versos são:

1-   Tamim tiheyeh (תָּמִים תִּהְיֶה): ‘Seja integro’ diante de D-us (Deuteronômio 18:13);

2-   Shiviti Adonay (שִׁוִּיתִי יְהוָה): ‘Tenho posto Adonay’ sempre diante de mim (Salmo 16:8).

3-   Va’ahavta lere’acha (וְאָהַבְתָּ לְרֵעֲךָ): ‘Ame o seu próximo’ como a ti mesmo (Levítico 19:18);

4-   Bechol derakecha (בְּכָל – דְּרָכֶיךָ): ‘Em todos os seus caminhos’ conhecê-lo (Provérbios 3:6)

5-   hígid Lechah (הִגִּיד לְךָ): ‘foi dito… Ande humildemente’ com o teu D-us (Miquéias 6:8).

Em outras palavras, o caminho da Teshuvá (תְּשׁובָה), é de responder ao chamado de D-us para nós voltarmos (לשוב) para ELE, é sinceramente estabelecer (לשים) Adonay diante de nós, para amar os outros, e viver nossos dias em profunda gratidão.

כִּי אִם – עֲשׂוֹת מִשְׁפָּט וְאַהֲבַת חֶסֶד
    וְהַצְנֵעַ לֶכֶת עִם – אֱלהֶיךָ
    Pois pratique a Mishpat (justiça), e ames a Chesed (graça), e Andes em humildade com o teu D-us. (Miquéias 6:8).

Em nossa porção da Torá desta semana notamos que somos constrangidos por D-us para escolher; ‘a bênção ou a maldição’, e que nós não estamos livres para não escolher, já que Hashem (D-us) nos criou para fazer escolhas… Em outras palavras, a Teshuvá não é opcional: não podemos escolher não escolher, não podemos “fingir de bobo” da nossa responsabilidade diante de D-us.

Todo ser humano enfrenta o santo dilema, e não há maneira de evitar o “se / ou”, tentando de alguma forma, unir bem e mal. “espiritualmente”, temos de aprender a ‘escolher para escolher’, já que negar o poder da nossa escolha (por exemplo, através da auto justificação, culpando os outros, fazendo o papel de vítima) significa repudiar a nossa identidade como uma pessoa feita à imagem de

D-us, e isso resulta em uma alma “desfigurada”, doente e fragmentada…

Desde que a nossa vida é a expressão de nossas escolhas, o objetivo da vida é unificar as afeições do coração, para consolidar o poder da vontade, e à liberdade de ceder à verdade de D-us.

A chamada “liberdade” que o ‘sistema do mundo’ oferece é realmente a liberdade da responsabilidade, e isto é, a evasão de convicção e de abandono da verdade.

A verdadeira liberdade é o poder de escolher a justiça, em vez de seguir servilmente os desejos e medos da nossa natureza inferior. Esta é uma liberdade milagrosa dada por Yeshua o Messias, o único que nos dá autoridade sobre o nosso Yetzer haRá (carnalidade, inclinação pra maldade) e todo o poder diabólico (João 8:36, Lucas 10:19;. Hebreus 2:14, 1º João 3:8 e etc.). (Deuteronômio 30:19)

A escolha é pessoal – e somente pessoal – de fazer ou não fazer e etc. ‘Veja! Coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida… ’ Nota-se que a expressão ‘diante de vocês’ (לִפְנֵיכֶם) implica que temos uma escolha real e livre-arbítrio (bechirah chofshit).

A crença no livre arbítrio é coerente com a revelação da justiça de D-us, uma vez que a punição é adequada apenas quando uma pessoa tem uma escolha genuína entre fazer o certo e errado. Como Abraão disse, “não deve O Juiz de toda a Terra fazer o que é justo?’ (Gênesis 18:25).

O livre arbítrio é paradoxal à luz da soberania de D-us, é claro, embora o próprio paradoxo não seja razão para negar sua verdade.

A maioria das pessoas quer escolher qualquer lado deste dilema, mas a verdade é que a Geulá- גאולה (redenção/salvação) é tanto sobre a soberania de D-us e da nossa responsabilidade.

Considere isto; ‘Trabalhem (κατεργάζεσθε) na vossa salvação com temor e tremor, pois é D-us quem efetua em vocês (θες γάρ στιν νεργν ν μν), tanto o querer e o trabalhar de acordo com a boa vontade dEle’ (Filipenses 2:12-13).

Como acreditamos, por isso, são dados os meios para agradar ao nosso D-us e obedecer à Seus מצוותMitzvot (mandamentos). Lembre-se de que o Messias disse: ‘Eis que eu venho em breve, trazendo a minha recompensa comigo, para retribuir a todos pelas coisas que cada um fez’ (Apocalipse 22:12).

Estamos sempre diante da escolha e, portanto, o Espírito de D-us (רוח קודש) diz: ‘Eu pus diante de ti hoje a vida e morte, a (ברכה) bênção e a (לקלל) maldição; Portanto bacharta ba’chayimescolha a vidapara que vivas’.

Este mandamento [isto é, a escolha ‘vida’] não é muito difícil para nós, nem está fora do nosso alcance: está muito perto de nós – tão perto quanto nossa respiração e tão perto quanto o nosso coração.

Cada ser vivo neste Planeta seja uma célula, um vírus, um mosquito, vegetais e os animais e etc. lutam pela vida em todos os instantes. Quanto mais nós Seres Humanos não devemos fazer?

Todos nós temos defeitos de caráter que não são inteiramente livres escolha, em vista disso, devemos mostrar misericórdia ao próximo. Em relação a isto uma parábola do Rabino Baal Shem Tov  (1698-1760 Ucrânia):

No Dia do Juízo, assim como pra mim e pra todo mundo, será permitido pendurar toda a infelicidade e sofrimento que tivemos em um ramo da Grande Árvore das Dores. Então, quando eu encontrar um ramo a partir do qual minhas tristezas e infelicidades possam ficar penduradas, vou caminhar lentamente em torno dessa árvore. Você sabe o que eu vou fazer nesse passeio? Vou procurar um conjunto de sofrimentos dos quais eu poderia preferir daqueles que eu tinha pendurado na árvore. Mas pesquisando eles, eu não vou encontrar nenhum, e, no final, eu vou escolher livremente recuperar os meus próprios conjuntos pessoais de dores e tristezas e não a de outros. Vou sair desta árvore mais sábio do que quando eu cheguei lá, e eu vou estar pronto para caminhar em direção à Árvore da Vida. (Contos hassídicos: Baal Shem Tov).

Ninguém escapa do sofrimento e da dor na vida, e, portanto, não faz sentido fingir esconder ou negar nossos problemas. Somos comparados a “vasos de barro”, vasos frágeis e quebrado facilmente, que detêm a verdade da salvação, nós somos apenas pó feitos pelo poder de sustentação e glória de D-us.

Em vista disso, a única questão significativa é a forma como nossas feridas podem ser usadas para ajudar os outros?

Livre Arbítrio e Predeterminação.

Muitas vezes você ouve as pessoas afirmam que não há tal coisa como o ‘Livre Arbítrio’ ou outras vezes ‘predestinação’. Outros sustentam que tudo é determinado pela genética, condicionamento, situação sócia cultural ou sócia econômica ou de reações químicas em seu cérebro e etc.

No entanto, imagine um professor que prega a teoria do condicionamento humano. ‘Por um semestre completo, ensina a um grupo ansioso de alunos a fugir de qualquer senso de responsabilidade moral e etc., pois o Ser Humano é simplesmente o resultado da soma de seu DNA e de suas experiências sócios culturais ou sócias econômicas e etc.; bom, embora a sociedade deva se proteger, um indivíduo não pode ser responsabilizado por suas ações ou suas consequências’. Ensinava o tal professor.

Agora, suponha que o professor chegasse em casa mais cedo um dia e descobrisse que sua esposa está na cama com seu melhor amigo.

Considere a reação desse professor.

Ele agiria com uma aceitação passiva e de total tolerância, ou ele reagiria como a maioria faz – com raiva, indignação, choque e desejo de vingança?

De acordo com a própria teoria do professor, a esposa e seu amigo simplesmente estavam respondendo a estímulos humanos de atração, foram incondicionalmente levados a isto.

Se o professor realmente acreditasse que o Ser Humano não tem controle sobre suas reações e ações, ele nunca iria reagir à traição com revolta e indignação e etc…

A única pessoa que reage desta maneira indignada é quando alguém o fere agindo com intenção, por escolha, ou por negligência.

Só quando, em sua opinião, uma pessoa devia ter ou poderia ter agido de forma diferente, só assim você ficaria chateada com ela.

Decepção e indignação direcionada ao outro é um claro testemunho e definição de reconhecimento consciente ou subconscientemente de que o outro toma livres decisões.

Para reforçar ainda mais este ponto, suponha que todo esse episódio com a esposa do professor nunca aconteceu, e de fato o professor e sua esposa têm um relacionamento amoroso feliz.

‘Um dia, o professor e sua esposa estão desfrutando de um belo passeio em uma manhã de primavera de céu nítido quando um pássaro voando acima de repente tem um ataque cardíaco e cai do céu, direto na esposa do professor, fazendo-a desviar a bicicleta de encontro ao um penhasco matando-a na hora’.

Agora, obviamente, o professor fica chocado, horrorizado, e em profundo sofrimento emocional, mas o professor fica indignado e bravo com o pássaro?

Não. Por que não?

Porque o pássaro ter um ataque cardíaco e caído na esposa do professor estava totalmente fora do controle do pássaro. Não foi escolha da ave.

Vemos que, quando uma pessoa fica com raiva da outra, é um depoimento que ele acredita que o outro tem livre-arbítrio.

A partir disso, torna-se evidente que todo mundo acredita que haja um elemento de livre-arbítrio no mundo – eles testemunham a esta crença por suas respostas ao ocorrido – tanto em emoção e em ação.

Por outro lado há fatores externos e além do nosso controle e percepção que molda a realidade em que vivemos.

(Rabbi Eliyahu Yaakov: Amazon’s Best Seller, Jewish By Choice: A Kabbalistic Take on Life & Judaism – Kabbalah, relationships, parenting, and life.)

Uma das perguntas mais difíceis e complexas da história do pensamento humano é o’ da relação entre a predestinação e livre arbítrio’, ou entre ‘determinismo e indeterminismo’.

Claramente, a questão está ligada a conceitos no pensamento religioso, como Hashgachá Pratit (Divina Providência), Justiça Divina, recompensa e punição, para as idéias de causalidade e probabilidade em filosofia da ciência, para obrigação no âmbito da ética e da responsabilidade e punição teoria legal.

Por um lado, a declaração dos nossos sábios; ‘A livre escolha é concedida’ – (Pirkei Avot 3:15). Implica que o Ser Humano tem uma consciência interna ou experiência interior de livre escolha, que ele pode fazer juízos ponderados, e que as causas das suas ações voluntárias são situações, eventos ou condições em que se encontra para as quais ele aplica seus atos, suas opiniões consideradas, suas escolhas, suas decisões, seus desejos, etc.

Por outro lado, a primeira parte dessa afirmação dos nossos Sábios é ‘Tudo está previsto’ (Pirkei Avot 3:15), ou seja, predestinação ou destino. Esta ideia é também um sentimento ou impressão com base na experiência.

Por exemplo, quando eu ouço um barulho e investigo, tentando averiguar de onde o barulho vem. Eu nunca assumir que o barulho veio do nada e que nada o causou.

Isto implica que tudo, sem exceção, tem uma razão, portanto, tudo – incluindo toda causa – ela própria tem uma causa ou um número de causas. Cada pensamento e ação do Ser Humano é motivado por algum fator.

O dilema entre determinismo e indeterminismo é, assim, implícito na totalidade da máxima de Rabi Akiva (40–137 DC Judeia); ‘Tudo está previsto e o livre arbítrio é concedido’.

Inúmeras interpretações foram dadas a esta expressão desde o termo que nós traduzimos como ‘tudo é previsto’ ou ‘predestinado’, (הכל צפוי), tem vários significados.

O comentador da Mishná Rabino Abadias de Bertinoro (1445-1515 Itália) ensinava que ‘tudo é visto’, isto é, o S-nhor vê ‘tudo o que o Ser Humano faz, mesmo se feito em total privacidade’… No entanto, outros sábios ensinam como “Tudo está previsto” – e então surge a pergunta: como é possível o livre-arbítrio, se tudo é conhecido e revelado antecipadamente a Deus Todo-Poderoso?

Uma terceira interpretação, sugerida pelo Prof Yeshayahu Leibovitz (1903-1994 Israel) em seu livro Sichot al Pirkei Avot, explica que; ‘tudo é predestinado. Rabi Akiva (40–137 DC judeia) não tinha intenção de resolver o problema, como é comumente assumido, mas simplesmente apresentado como um fato. Devido às limitações da razão humana, o ser humano é incapaz de resolver este problema’. Além disso, Leibovitz é da opinião de que a própria Torá pode ser interpretado de acordo com dois modelos filosóficos conflitantes: ‘livre arbítrio completo e predestinação absoluta’.

Shabbat shalom Beny!!

Quero muito agradecer a voce por todos as tuas mensagens que você posta aqui pra nos. Ate agora ,segundo minha opinião, são todas maravilhosas e muito ensinável. Seja sempre abençoado em tudo o que voce faz.  Obrigada pela sua dedicação!!

Em Yeshua!!

Van

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.