Coisas celestiais que precisaram de sacrifício? Hb9.23

Home Fóruns Fórum Yeshua Chai Yeshua Coisas celestiais que precisaram de sacrifício? Hb9.23

Este tópico contém resposta, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  Anônimo 7 anos, 3 meses atrás.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor

Anônimo

Eaae pessoal, como vão? Espero que todos bem (:

Eu tenho essa dúvida já faz alguns anos e gostaria de saber a opinião de vocês.

Do capítulo 7 ao final do 10, o autor do livro de Hebreus disserta sobre a superioridade de Yeshua na ordem de seu sacerdócio. Eu não tenho dificuldade para entender o conteúdo, o autor é bem didático. Meu único problema é quando chega no versículo 23 do capítulo 9, pois para mim esse versículo não tem muito nexo, ele não complementa o versículo anterior ou a explicação e depois não dá continuidade no mesmo raciocínio (coisas celestiais).

Enfim, meu entendimento:

“As figuras das coisas que estão no céu” – Santuário terreno como representação do celestial. Sabemos que Moshe construiu o tabernáculo no deserto, por orientação de H’ (Ex.25:8,9); em Hb8.5 é usada a mesma expressão ‘modelo do tabernáculo’; e em Hb9.24a ‘uma simples representação do verdadeiro’.

Até ai tudo bem, eis os problemas:

“Mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios melhores do que estes” – Um dos maiores problemas para mim é as palavras estarem no plural. Se estamos falando de tabernáculo/santuário celestial, existe alguma explicação para ter um  no céu se o céu é morada de H’ e lá a presença Dele é plena? Se existe explicação para haver um, tem alguma para vários (levando em conta a pluralidade da expressão ‘coisas celestiais)? Por que as coisas do céu necessitam ser purificadas? O que há, ou havia lá de impuro? Se fosse apenas um sacrifício eu entenderia como o de Yeshua, da mesma forma para conosco, mas vários (levando em conta a pluralidade da palavra ‘sacrifício’)? Sacrifícios melhores? Melhor em relação a qual? Anteriores ao de Cristo?

Na minha bíblia, o comentarista Charles C. Ryrie diz assim: “O santuário celestial teve de ser purificado pelo sacrifício de Cristo. A maioria  dos comentaristas associa este santuário ao próprio céu; outros, porém, consideram esta um referência à purificação dos cristãos nos quais Deus habita (Ef2:22)”.

Nunca me ajudou em nada, rsrs

Essas questões me levam a outros questionamentos: Depois da queda de Heilel ben-Shahar, outros anjos tinham (ou ainda tem) a possibilidade de cometer pecados não consequentes de queda? Se sim, por isso há coisas que deveriam ser purificadas? Se não, essa purificação com sacrifícios é decorrente de uma possível contaminação causada por Heilel ben-Shahar?

Por enquanto é só, agradeço muito desde já a oportunidade de compartilhar minhas dúvidas e poder aprender com vocês.

Beijos

Shalom veShalom (:

Visualizando 1 post (de 1 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.