Dia de Jerusalém" (יום ירושלים)

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    sofer
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    Em Israel, o “Dia de Jerusalém” (יום ירושלים) comemora a reunificação da cidade velha de Jerusalém, em 7 de junho de 1967, durante a Guerra dos Seis Dias. Em 1968, o Rabinato Chefe de Israel declarou o mês bíblico Iyar 28 como um feriado para agradecer a D-us por responder a dois mil anos de oração (לְשָׁנָה הַבָּאַה בִּירוּשָׁלָיִם). Este ano, 28 de Iyar cairá terça-feira 7 maio (após o pôr do sol) até quarta-feira 8 de maio (até o pôr do sol). Que D-us nos ajude a sempre valorizar a visão de Zion (Sião) ou Sionista: ‘Que a minha mão direita definhe, ó Jerusalém, se eu me esquecer de ti!’. Salmo 137:5
     
    A visão de Zion (ציון) é central para o coração do judeu. Quando os judeus (observantes) oram três vezes ao dia, sempre rezamos voltados para Jerusalém (ירושלים), e durante cada festa importante, nós sempre desejamos celebrar “no próximo ano em Jerusalém”.
     
    Na tradição judaica, lembrar da destruição de Zion (ציון) é um mandamento (ie, Zecher le’chorban: זֶכֵר לְחֻרְבָּן) e certos costumes têm sido desenvolvido, como deixar uma parte da muralha oriental da casa sem pintura, etc. Como está escrito: ‘Desde Sião (ציון), perfeita em beleza, D-us resplandece (אלהים הופיע)’. (Salmo 50:2).
     
    24 razões da importância de Jerusalém (Yerushalayim); ‘muitas vezes chamada também de Sião (Tzion, Zion) ou Monte Sião (Har Tzion)’
     
    Jerusalém e em particular o Monte Moriá (מוריה), onde se situava o Beit HaMikadesh (Templo), é considerada o lugar mais importante do Globo.
    •De acordo com os sábios judeus da antiguidade, Este foi o ponto central a onde o Universo se originou (expandiu-se). O alicerce do Monte Moriá em Jerusalém é chamado Even HaShetiyah (אבן שתיה), ‘A pedra de fundação’ referindo-se a criação no Dia Um (Isaias 28:16)
    •O pó do Monte Moriá – Jerusalém foi usado na criação de Adam (Adão {האדם הראשון}) segundo nossos sábios, E mais tarde Adão (אדם) foi levado e colocado no Jardim que ficava no meio do Éden. Nesta informação podemos notar que a onde o Ser humano (אדם) foi criado, também foi o lugar da sua expiação (כפרה). Isto é Jerusalém.
    •O Monte Moriá – Jerusalém foi o lugar onde Adão (אדם) fez seu primeiro sacrifício assim como os seus filhos Caim (קין) e Abel (הבל). Mais Tarde também Noé (נח), Abraão (אברהם). Os Reis David e Salomão construíram o primeiro Altar lá (Templo).
    •Foi em Jerusalém que Melchitzedek (מלכיצדק) encontrou Abraão, onde compartilharam o Vinho e o pão. (Genesis 14:18, Hebreus 7:1)
    • Abraão ofereceu Isaque (יצחק) no Monte Moriá – Jerusalém (Genesis 22:1-19) este ato é conhecido como Akeidah (עקידה) e com certeza prefigura o Sacrifício feito por D-us O Pai de Seu filho O Messias Yeshua.
    •Isaque encontrou sua noiva Rebeca (רבקה) no Monte Moriá – Jerusalém (Genesis 24:63-67) e isto prefigura o encontro da Noiva com o Messias.
    •Jacó (יעקב) deve seu sonho com a escada que levava aos céus lá (Genesis 28:10-22)
    •De acordo com nossos sábios no Talmud, Jerusalém (ירושלים) foi chamada assim pelo próprio D-us. a palavra Jerusalém pode ser dividida em duas partes: Yirá que tem a mesma raiz de ‘ensinar’ e Shalom que significa Paz e alude a plenitude. Jerusalém é o lugar onde foi ensinado a humanidade sobre a paz, através do Sar Shalom (שר שלום) – Príncipe da paz, Yeshua HaMashiach (ישוע המשיח), e Seu sacrifício em favor da humanidade.
    •O Rei David fez de Jerusalém a capital de Israel. (2°Samuel 24:18-25)
    •Salomão construiu o Templo lá (1°Reis 6:8, 2°Crônicas 3:1-2)
    •Zerubabel (זרובבל) e Neemias (נחמיה) reconstruíram a Templo lá (Neemias 4-6). Mais tarde Herodes remodelou, e no ano 70 d/c foi completamente destruído pelos Romanos, sobrando apenes um muro.
    •Explicitamente somos comissionados a orar por Jerusalém (salmo 122:6)
    •Nosso Senhor e Messias Yeshua (Jesus) chamou Jerusalém de ‘Cidade do Grande Rei’ (Mateus 5:35). Ele amava Jerusalém (Mateus 27:37). Ele sempre participava das Festas de Adonay lá (Lucas 2:43, João 2:23)
    •A crucificação do Messias aconteceu em Jerusalém.
    •O Messias ressuscitou em Jerusalém (Lucas 24:46)
    •O Messias acendeu aos Céus em Moriá – Jerusalém (atos 1:12)
    •A congregação do Messias (הקהילה המשיח) nasceu e tinha seu centro de ensino e comando dos judeus em Jerusalém (vide Atos)
    •O Emissário Paulo sempre gostava de praticar as Festas de Adonay em Jerusalém (Atos 18:18.20:6,21:20-24)
    •O Livro de Hebreus chama a cidade de Jerusalém de ‘A Cidade do D-us Vivo(Hebreus 12:22)
    •Jerusalém é a cidade a onde o Templo é reconstruído (o 3°Templo) (Mateus 24, Apocalipse 11)
    •Jerusalém é a cidade para onde o Messias retornará em Gloria para reinar no milênio (Zacarias 14:4, Atos 1:12, Mateus 24)
    •Jerusalém é a cidade onde o Templo Milenial será instalado (Ezequiel 40-45)
    • Jerusalém é o lugar a onde a Nova Jerusalém (ירושלים החדשה) descerá dos Céus após o Reino Milenial do Messias (apocalipse 3:12,21:2 e 10)
    •Jerusalém é mencionada na bíblia mais de 800 vezes e com o codinome Tzion (Sião) 152 vezes. (Os Montes Sião, Moriá e das Oliveiras estão em Jerusalém)  
     
    Estamos no meio de Sefirat HaOmer (a “Contagem do Omer”), uma contagem regressiva de 49 dias que vai de 16 de Nisan até 5 de Sivan. O 50º é 6 de Sivan
     
    Sábado, 4 de maio após o anoitecer (Iyar 25) marca o 40º dia da Contagem do Omer (ie, Mem B’Omer) {5 de maio 2013}, o tempo associado com a ascensão de Yeshua, bendito seja o seu nome, para o reino celestial (Lucas 24:44-53, Atos 1 :9-11;. Ef 4:8). Mil anos antes do nascimento de nosso Moshiah (salvador)-(מוֹשִׁיעַ), David profetizou a ascensão quando ele anunciou entronização do Senhor à destra de D-us (Salmo 110:1; Mateus 22:41-46;. 26:64).
     
    Lembre-se que Yeshua (ברוך הוא וברוך שמו) disse aos Seus seguidores que era bom que ele iria deixá-los, para que a Presença Divina (רוּחַ הַקּדֶשׁ), o ‘advogado’ (παράκλητος), seria dado a eles. “… Porque, se eu não for, o advogado ( παράκλητος) não virá a vós, mas se eu for, eu vo-lo enviarei(João 16:7). Observe que a palavra traduzida como ‘para o bem de vocês’ aqui é a palavra grega συμφέρω (de σύν “, com” e φέρω, “para realizar”), o que sugere que seria dado o poder ‘que nos guia’ com o Senhor durante os ensaios desta vida … 

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