Ma'asei Bereshit (מַעֲשֵׂה – בְּרִאשִׁית),

Home Fóruns Fórum Yeshua Chai Soando o Shofar Ma'asei Bereshit (מַעֲשֵׂה – בְּרִאשִׁית),

Este tópico contém 1 resposta, possui 2 vozes e foi atualizado pela última vez por  Administrador 7 anos, 6 meses atrás.

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor

sofer
    Participante

O falecido Rabino Israel Salanter (1810-1883 Lituânia), pai do movimento Musar, uma vez disse: ‘Quando eu era jovem, eu queria mudar o mundo. Eu tentei, mas o mundo não mudou. Então eu decidi mudar minha cidade, mas minha cidade não mudou. Então resolvi mudar minha família, mas minha família não mudou. Então eu percebi que eu tive que mudar a mim mesmo’.

No entanto, nós também podemos adicionar; ‘mas depois eu percebi que eu não poderia mudar até a mim mesmo, Então foi quando eu clamei a Hashem (D-us) por um “coração novo”… (uma nova mentalidade)

Nós só podemos mudar realmente quando nos rendemos a D-us. Devemos “renascer espiritualmente”, refeitos, transformados, ‘metamorfoseou’ pela graça e pelo amor e bondade de D-us dia a dia. Este é o milagre da Teshuvá (arrependimento verdadeiro).

Ao contrário do que as leis espirituais orientais do ‘karma’ e de algumas sabedorias mundanas, a bíblia nos ensina; “D-us ajuda aqueles que não podem ajudar a si mesmos”… Aqueles que admitem que estejam espiritualmente pobres e insanos… D-us tem prazer em levantar o humilde e o quebrantado e estabelecê-lo com o poder divino, para a glória do Seu Nome. Ele confunde os poderosos e os metidos a sábios deste mundo com um “coração tolo”. Bendito seja o Seu Nome para sempre e sempre…
    כִּי  חַנּוּן וְרַחוּם יְהוָה אֱלהֵיכֶם
    וְלא  יָסִיר פָּנִים מִכֶּם אִם  תָּשׁוּבוּ אֵלָיו
    Porque Adonay vosso D-us é gracioso (chanun) e misericordioso (rachum) e não se afastará seu rosto de vós, se vocês voltarem (shuv) para ELE.  2º Crônicas. 30:9

O judaísmo considera Rosh Hashaná (Levitico 23:23-25) como a data da criação do universo por D-us (Talmud: Rosh Hashaná 27a), mas os comentários no Midrash (comentários rabínicos) ensina que; seis dias antes, no dia 25 de Elul, foi quando D-us criou A Luz Divina, dizendo: ‘Haja luz’ (Genesis 1:3-5).

Isso é chamado de Ma’asei Bereshit (מַעֲשֵׂה – בְּרִאשִׁית), o primeiro trabalho da criação, que é a revelação de Sua Palavra (O Messias): “E D-us Falou…” (Genesis 1:3-5).

Na Mishná (Talmud; Sanhedrin 38b) afirma que Adão e Eva foram criados seis dias depois, em Rosh Hashaná (ou seja, 1º Tishri do ponto de vista da criação de Adão, ou seja, o “sexto dia”).

Segundo a tradição judaica, esta primeira “Sexta-feira” da criação foi o primeiro Rosh Hashaná, “cabeça do ano”, uma vez que representa o dia em que D-us começou a governar como Rei do Universo (ou seja, Melech haOlam: מֶלֶךְ הָעוֹלָם). Quando Adão em seu primeiro abrir de olhos, quando alma humana nasceu, ele imediatamente entendeu que o Adonay criou todas as coisas, incluindo ele próprio.

De acordo com o Midrash, as primeiras palavras de Adão foram;
    יהוה מֶלֶךְ עוֹלָם וָעֶד
    / Adonai malach olam va’ed: Adonay é Rei para sempre e sempre. (Êxodo 15:18). Este foi o ‘tov me’od’ (טוֹב מְאד) do momento da criação, quando D-us viu tudo o que tinha feito ‘e achei muito bom’ (Genesis 1:31).

O aniversário da humanidade é, portanto, o Dia da Coroação do Rei do Universo, O REI do Rei dos reis. O Salmo 47 celebra a realeza de D-us em Rosh Hashaná, que menciona o ‘som’ (Teruah) e shofar explosão de coroação de D-us:

עָלָה אֱלהִים בִּתְרוּעָה יהוה בְּקוֹל שׁוֹפָר
    D-us subiu com um Teruah (som), Adonay com o alarido de Shofar (berrante de chifre de carneiro). Salmo 47:5

O som do shofar é feito para despertar a consciência de que Hashem (O S-nhor) é o Rei do Universo. “Acorde do seu sono. Você está dormindo. Levante-se do seu sono. Você está em um sono profundo. Atenta-se para o seu comportamento. Tornar-se uma pessoa melhor pessoa o Máximo que puder. Lembre-se de D-us, Aquele que te criou” (Mishneh Torá).

Bem-aventurado é o povo que conhece o som (Teruah), ó S-nhor, pois eles andam na Luz (João 8:12) da tua presença’ (Salmo 89:15).

Um Midrash ensina também que foi em Rosh Hashaná (ou seja, o dia da criação da humanidade) que Adão e Eva cometeram o pecado fatal por comer do fruto da árvore proibida, a do Conhecimento do Bem – Tov e do Mal – : (עֵץ הַדַּעַת טוֹב וָרָ)

Depois que D-us julgou Adão e Eva, D-us teve graça e vestiu-lhes com túnicas depele” (כתנות עור – Katenot Ohr) como cobertura pra eles (Genesis 3:21). ‘Podem ser de fato a pele literal do corpo’

Este primeiro ato de chesed (Graça) prenunciava a vinda do Sacrifício do Cordeiro de D-us que foi morto; ‘desde antes da fundação do mundo’ (1º Pedro 1:20). Assim no dia da criação da humanidade (Rosh Hashaná), então, D-us iniciou seu plano de redenção e salvação através de Yeshua (Jesus) como A Divina Luz do Universo (אוֹר הָעוֹלָם).

No Midrash Bereshit (comentário rabínico) inclui a declaração: “Grande é a Teshuvá (Arrependimento), pois precedeu a criação do Universo, como esta escrito; Antes de criares o universo… reduziu os seres humanos a pó e diz shuv (retornem)!”  (Salmo 90:2-3).

Essa ideia no comentário rabínico sugere que D-us criou a humanidade com a intenção de finalmente revelar-se como Redentor e Salvador. Portanto, vemos o Cordeiro de D-us (שֵׂה הָאֱלהִים) morto ‘desde antes da fundação do mundo’ (1º Pedro 1:20) para restaurar o reino que foi preparado para os escolhidos para serem remidos (Geulá –redenção) ‘desde antes da fundação do mundo’ (Efésios 1:4, Mateus 25:34 e etc.). O livro do Apocalipse menciona igualmente o Livro da Vida do Cordeiro que foi morto (סֵפֶר חַיֵּי הַשֶּׂה הַטָּבוּחַ) ‘desde antes da fundação do universo’ (Apocalipse 13:8, 17:8).

Adonay o D-us de Israel é um D-us de ordem. Os tempos indicados (Moedim) não foram dados a Israel em vão ou à toa. Como o Rabino Samson Raphael Hirsch (1808-1888 Alemanha) ensinava sempre; “O que instrui sobre a fé ao povo do judeu é o seu calendário”.  Neste vem e vai do calendário bíblico (Sábado e Festas) e que nós vamos, esperando a revelação de D-us e para ser cumprida em nós.

Alguns dos Nossos sábios notaram que existem “letras ocultas” no alfabeto hebraico. Por exemplo, a letra Alef (א) é soletrado אלף, contendo as letras Lamed (ל) e Pey (פּ), a letra Beit (בּ) soletrado בּית, contendo as letras Yud (י) e Tav (ת), e assim por diante.

Como lashon hakodesh, a língua sagrada, o nome de algo é pensado para identificar a sua shoresh, raiz ou sua essência. Portanto, a palavra hebraica para Ser Humano: Adam (אדם), que deriva da palavra ‘Terra’ (ou seja, Adamah, אֲדָמָה), também significa “adorador” (מִתְפַּלֵּל), a partir das letras escondidas na própria palavra. Em outras palavras, embora o Ser Humano fosse criado a partir do pó da terra, ele foi criado para conectar, orar e amar o Criador e Rei do Universo, que é a mensagem central de Rosh Hashaná.

חכמות בנתה ביתה חצבה עמודיה שבעה
    (Provérbios 9:1)
    A sabedoria construiu sua casa;
    ela ergueu suas sete colunas.

Ótimo texto!

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.