Parashá Vaishlach (וישלח) (Gênesis 32:4-36:43)

Home Fóruns Fórum Yeshua Chai Soando o Shofar Parashá Vaishlach (וישלח) (Gênesis 32:4-36:43)

Este tópico contém 0 resposta, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  sofer 4 anos, 2 meses atrás.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor

sofer
    Participante

Parashá Vaishlach (וישלח) (Gênesis 32:4-36:43)
    Haftará (Obadias 1:1-21)

A nossa porção de leitura publica da Torá desta semana (ou seja, Parashat Vaishlach) contém a famosa história de como Jacó (יַעֲקב) “lutou” com o Anjo do S-nhor (מַלְאַךְ יְהוָה) pouco antes de ele encontrar seu irmão Esaú (עשו).
    Durante a “luta”, o Anjo (מַלְאַךְ יְהוָה) feriu Jacó na coxa, mas Jacó se recusou a liberá-lo até que ele recebesse a bênção (הַבְּרָכָה). Adonay então lhe perguntou: “Qual é o seu nome (מַה שְּׁמֶךָ)?” E ele disse: “Jacó” (ie, Ya’akov: יַעֲקב). O anjo então disse: “O seu nome já não será mais Ya’akov (“que segura o calcanhar” [de Esaú]), mas Israel (יִשְׂרָאֵל) “lutar com D-us “, pois, como um príncipe (ou seja, Sar: שַׂר) você lutou ( ou seja, Sarita: שָׂרִיתָ) com D-us e com os homens e prevaleceste” (Genesis 32:28).
    Jacó finalmente recebeu a bênção (הַבְּרָכָה) quando ele se recusou a deixar que o seu passado determinasse a sua identidade e seu destino. Com a ajuda de D-us ele iria superar a dor e a vergonha de seu passado através da fé. Como Jó ansiava: “Todos os dias da minha lida espero, até que minha mudança venha”.

Algumas pessoas entram em disputas variadas para saber o nome de D-us, mas D-us começa primeiro pedindo o *nosso*… Lembre-se que Jacó tinha se disfarçado e esconde realmente quem ele era, na esperança de obter a bênção (Gênesis 27), embora esta duplicidade forçou-o a entrar em um exílio que durou até ao ponto que ele finalmente estava disposto a ser honesto consigo mesmo.
    E como Jacó (יַעֲקב), cada um de nós, devemos responder a pergunta de D-us: “Qual é o seu nome (מה שמך)?” (Gênesis 32:27). Quando nós “lutamos com” esta pergunta para enfrentar quem realmente somos, encontramos D-us e encontramos a nossa bênção, isto é, o nosso verdadeiro nome e identidade.
    Cada um de nós tem que passar pelo processo de ‘ser renomeado’ de “manipulador” para “aquele em quem D-us governa” (ie, Israel). Mas note a ordem: é só quando nós “dizemos a D-us o nosso nome”, isto é, quem realmente somos, para que Ele se encontra conosco “face a face” em Peni’El (Gênesis 32:30). não seremos capazes de dizer: “Eu não vou deixar você ir a menos que você me abençoe”, até que estejamos dispostos a dizer a D-us o nosso nome (Gn 32:26-27).
    Durante o encontro de Jacó e Esaú, houve uma troca muito reveladora. Esaú, ao ver os presentes que Jacó tinha enviado perguntou ‘quem era tão digno em seus olhos para merecer tal presente’. Jacó respondeu que ‘eu mandei para achar graça em seus olhos’.

“E Esaú disse: Eu tenho muito…(ישׂ לי רב)” “Yesh li rav” (Gênesis 33:9) “-. Jacó responde: “Eu tenho tudo (וכי ישׂ לי כל)- ve’chi yesh li kol” (Gênesis 33:11)” – Eu tenho tudo.
    Alguns dos nossos Sábios explicam que Esav (Esaú) alegou ter muito, pois aqueles que estão empenhados em prazeres materialistas nunca se sentem que eles têm tudo. “se alguém tem cem, ele quer duas centenas, se ele tem duzentos, quatrocentos ele quer”.
    Ya’akov (Jacó), por outro lado, tinha uma abordagem muito diferente – “yesh li kol” – Eu tenho tudo. Aqueles que voltaram seus olhos para o crescimento no reino de D-us acabam por entender que, em termos de sua posição materialista, Hashem (D-us) enviou-lhes exatamente o que eles precisam.

“Não sou digno da menor de todas as Tuas ‘GRAÇAS’ [Graça sobre graça (החסדים)] e de toda a VERDADE (האמת) que tens usado para com teu servo; porque com o meu cajado passei este Jordão, e agora volto em dois acampamentos.” (Genesis 32:10)

Nos rolos da Torá, a palavra hebraica ‘Katonti’ (קָטנְתִּי), que é traduzida como “Eu sou indigno”, está escrita com a letra hebraica Tet (ט) diminuída para indicar a humildade de Jacó. Jacob já não se sentia “cheio de direitos” de receber o favor de D-us, embora ele sempre tivesse consciente disso, no entanto. Ele agora estava dirigindo sua oração ao atributo ‘Adonay (יהוה)’, em vez de Elohim (אֱלהִים), indicando que ele procurou primeiro a graça de D-us, em vez da justiça de D-us…
    E dos Céus é derramado Chesed (Graça, amor, bondade), uma Chesed (חסד) infinita que nem diminui nem há alterações. O que pode bloquear este fluxo de Chesed (חסד)? Nada mais do que aquelas pressuposições de que D-us não nos ama e a ilusão de D-us não está no controle de tudo. “O Altíssimo tem domínio sobre os assuntos da humanidade” (Daniel 4:25)

Em relação à declaração de Jacó para D-us, “Eu não sou digno da menor de todas as suas Chassadim (Graças, ou Graça sobre Graça)” (Gen. 32:11), na verdade podemos constatar que o texto hebraico diz textualmente: “Eu tenho sido ‘feito pequeno” ‘Katonti’ por todas as suas graças “(קָטנְתִּי מִכּל הַחֲסָדִים), o que sugere que, quando começamos a entender as gentilezas e bondades diárias concedidas a nós, seremos mais gratos (הַכָּרַת טוֹבָה) na nossa existência cotidiana. A Consciência das bondades e cuidados contínuos de D-us nos faz “pequenos” em humildade quando consideramos os milagres e graça extraordinária dada nas nossas vidas diárias …

O castigo de Edom (אדום), os descendentes de Esaú, é mencionado na Haftará (porção dos profetas) desta semana. Obadias (עבדיה), ele próprio um ‘Edomita’ que converteu ao judaísmo (Talmud; Sanhedrin 39b), descreve o castigo destinado para a nação Edom.
    Note que Ovadyah (Obadias, que significa ‘Servo de Yah’ [D-us]) é um convertido de Edom! Esse fato mostra que qualquer pessoa de qualquer nação pode vir ao D-us de Israel e ajuntar-se a Israel como povo.
    Obadias (עבדיה) encontrou um lugar especial no plano de D-us como seu nome indica (servo de D-us). Suas profecias ocorreram por volta do ano 900 A/C. Os Edomitas não vieram dar assistência a Judéia, quando ela estava sendo destruída pelos babilônios, e até mesmo interligaram-se aos babilônios como mercenários. Muitos anos depois, o Império Romano (isto é; ‘os Filhos de Edom’, os romanos eram desentendes dos Edomitas, após o império romano oficializar o cristianismo, hoje alegoricamente o cristianismo é Edom) eles mesmos destruíram o Segundo Templo e mataram e escravizados muitos seus ‘primos judeus’, sem qualquer piedade ou remorso.
    Embora o Império Romano fosse um dos mais poderosos na história mundial, Obadias (עבדיה) previu que D-us iria derrubar aqueles que tentam colocar-se entre as estrelas e tentem voar alto como a águia. “A descendência de Jacó será um fogo, e a de José uma chama; a descendência de Esaú será a palha. Eles a incendiarão e a consumirão. Não haverá sobreviventes da descendência de Esaú, declara Hashem” (Obadias 1:18)
    Depois de descrever a divisão das terras de Esaú entre os exilados de Judá que regressam, esta passagem conclui com esta bela passagem familiar: “Subirão salvadores (מושׂעים) ao monte de Sião para julgarem o monte de Esaú; e o reino será de Hashem” (Obadias 1:21)

A idéia e a mentalidade judaica ou hebraica de “verdade” (ou seja, Emet: אֱמֶת) é mais rica e solida do que uma mera descrição factual ou “correspondente”, uma vez que contém implicações morais e possibilidades (também para o futuro): o que é verdadeiro, também é certo, bom, confiável (honesto), a belo, e sagrado. A palavra hebraica vem de um verbo ‘Aman’ (אמן), que significa “confirmar” ou estabelecer, e a forma substantiva, ou seja, Emuná: אֱמוּנָה, (“fidelidade ou confiabilidade, Fé”). Expressa a vontade de viver com o que for ratificado, o “amém” (אָמֵן) da decisão. Dai o não dizermos “amém” (אָמֵן) para aquilo que solidamente não endossamos.

O conceito hebraico/judaico é, portanto, existencial: a verdade que não é vivida não é verdade.

Visualizando 1 post (de 1 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.