Um Grande Milagre Aconteceu Lá

נֵס גָדוֹל הָיָה שָׁם
Nes Gadol Haya Sham
Um Grande Milagre Aconteceu lá

E proferirá palavras contra El Elyon (o Altíssimo),
magoará os separados de El Elyon (Altíssimo) e
cuidará em mudar os Moadim (tempos apontados por D-us ou seja as festas do Senhor) e a Torah (Lei). (Daniel 7:25)

As 4 letras do Dreidel ou Sevivon (um peãozinho usado na festa de Hanuká para uma brincadeira que é feita pelas crianças) tem um grande significado.

A primeira coisa que uma pessoa pode notar é que as 4 faces do Dreidel (peãozinho) tem 4 letras hebraicas uma em cada face do peão. As 4 letras hebraicas são a Nun [ נ ] , Gimel [ ג ] , Hey [ ה ] e Shin [ ש ].

As iniciais da frase: ‘Um Grande Milagre Aconteceu lá’ ou em hebraico “Nes Gadol Hayá Sham” נֵס גָדוֹל הָיָה שָׁם.

A segunda coisa que nota-se é que o valor numérico destas 4 letras נגהש juntas é 358, igual ao equivalente numérico da palavra Mashiach (Messias) – משיח.

Esta mensagem escondida nas letras do Dreidel – Sevivon (peão) nos informa que o grande milagre que aconteceu (Jerusalém) foi a Luz do Messias (Yeshua) e sua redenção para assim mudar o mundo para que ele seja a morada da Shechiná (Presença) do nosso D-us.

Para os judeus que moram em Israel, eles decidiram mudar a ultima palavra que é ‘lá’ em hebraico ‘Sham’, para a palavra ‘aqui’ que em hebraico é ‘Pó’, por uma razão muito obvia. Então as letras iniciais do dreidel seriam: ‘Um Grande Milagre Aconteceu Aqui’. Nes Gadol Hayá Pó. Então as letras iniciais seriam נגהפ. E o valor numérico é 138, que é o equivalente numérico das palavras Menachem (Consolador) e Tzemach (rebento – renovo) – ambos títulos ou atributos do Messias.

Assim os nossos sábios Rabinos da antiguidade viam o Messias. (diferente dos Rabinos reformistas de hoje).

Considere o Midrash Mishlê (comentário rabínico); Rav Huna fala dos sete nomes para o Mashiach, também tirado de Isaias 9:5:

Rav Huna disse:  “O Messias será chamado por sete nomes (atributos) dos quais são; Yinon, Tzadikeinu [‘nossa justiça’], Tzemach [‘rebento’], Menachem [‘Confortador’], {bar} David, {Filho de} David, Shiloh (Enviado) e Eliahu (meu D-us é Yahu).”

“O Messias é chamado por oito nomes: Yinon, Tzemach (renovo), Pele [‘Maravilhoso’], Yo’etz [‘Conselheiro’], Mashiach [‘Messias – Ungido’], El [‘D-us – Poder’], Gibor [‘Forte’], e Avi Ad Shalom [‘Pai eterno da Paz’].”

1 Shalom, Piska 36, p. 41.
2 Braude, Piska 36, p.671.
3 Yehuda ibn-Shmuel, ed., Midr’she G’ula (“Midrashim of Redemption”)

Hanuká (Dedicação)

E proferirá palavras contra El Elyon (o Altíssimo), magoará os separados de El Elyon (Altíssimo) e cuidará em mudar os Moadim (tempos apontados por D-us ou seja as festas do S-nhor) e a Torah (Lei). (Daniel 7:25)

Se você acha que isto ainda acontecerá , eu digo, isto já vem acontecendo, olhe ao seu redor. (desde a morte dos Sh’lichim Emissarios – Apóstolos)

História

Antíoco IV, Rei dos Selêucidas (‘Grego-sírios’ que ocupavam Israel, antes da invasão romana), objetivando exterminar o “judaísmo”, tomou e profanou o Templo Sagrado de Jerusalém, exigindo que os judeus abandonassem sua fé. Entre outras coisas, Antíoco proibiu exatamente os mandamentos da Torá que constituíam o vínculo entre D-us e o povo judeu (Israel), ou seja, se tratava de proibições estritamente relacionadas à FÉ em um D-us único e indivisível e os Seus mandamentos (Mitzvot).

Os judeus foram proibidos de guardar o Shabat (sábado), de praticar o rito da circuncisão e de proclamar o início do novo mês pelo calendário bíblico (lua nova), o Rosh Hodesh. (assim não poderiam praticar as Festas do S-nhor). Além disso, Antíoco forçou os judeus a se curvarem a ídolos, sob pena de morte. Os que se recusaram a ceder à idolatria e a se assimilar à cultura greco-síria foram massacrados e, aos sobreviventes, foram impostas severas penas.

Esta história sempre se repete ao longo dos séculos deste que D-us nos deu sua Torah através de Moisés. Quando os Emissários morreram e os gentios crentes (Cristãos) já eram em bem maior número que os judeus crentes, e o que eles fizeram?

*Expulsaram os judeus crentes de sua convivência, e pelo edito do rei romano baniram o Shabat (sábado) os Moadim (as festas do S-nhor) tais como Rosh Chodesh – (lua nova), Pesach (Páscoa bíblica), Sukot (Tabernaculos), Shavuot (pentecostes) e a Brit Milá (circuncisão), ao passar dos séculos passaram a perseguir os judeus em seus países, a Inglaterra foi o primeiro país a banir os seus Judeus, as cruzadas massacravam cada vila judaica que encontravam sem piedade, a inquisição ibérica passou a queimar em suas fogueiras os judeus (também os forçados chamados cristãos novos e seus descendentes) milhares de judeus portugueses foram forçados de uma forma ou de outra a serem batizados de pé; na Itália surgiram os primeiros guetos judaicos e seqüestros de crianças judias para serem criadas por cristãos, a queima de livros judaicos eram incentivadas em toda a Europa tais como queima dos Rolos de Torá, Talmud e outros comentários rabínicos e judaicos, os pogroms na Rússia e Ucrânia devastavam vilas judaicas inteiras.

Vimos isto ocorrer varias vezes na época da inquisição hispano-portuguesa, e também nos editos de Martinho Lutero e outros protestantes que mandavam queimar também os livros judaicos tais como rolos de Torá, Talmud isto também ocorreu nos pogroms da Rússia, e tudo isto culminando na época da Alemanha nazista. Hoje este anti-semitismo dirige-se diretamente ao Estado de Israel e ao Sionismo.

Como podemos ver, esta luta para seguir os mandamentos (Mitzvot) de D-us não é fácil. Ao longo da história, procurar guardar o Seu sábado e Suas festas apontadas e etc. não é nada fácil, é uma luta contra o Sistema do Mundo e contra o sistema religioso perverso, que distorcem a palavra de D-us por doutrinas de homens e dogmas que não valem nada.

Vemos também que Daniel profetizou isto. Que em tempos futuros (a ele Daniel),  haveria esta luta contra os mandamentos de D-us, Seus sábados, as festas Apontadas, instruções dietéticas. Isto aconteceu mesmo e ainda estão em vigor até os dias de hoje.

E está é a mensagem da festa de Hanuká. QUE SEJA SEMPRE D-US VERDADEIRO e os seres humanos mentirosos. Que seus mandamentos (Mitzvot) sempre prevaleçam por sobre as tradições e doutrinas religiosas anti Torah (anomia – iníquas) e anti bíblicas.

Mesmo que se levante entre nós um profeta, um pastor, um rabino, um líder religioso ou um anjo e etc. que faça milagres tais que ate ressuscite um morto, dizendo que os mandamentos (Mitzvot), (a Torá) não são mais validos, caducaram, foram anuladas na Cruz (mandamentos tais como tipos festas do S-nhor, sábados, circuncisão e etc) de forma alguma devemos crer em tal profeta, pastor, rabino, líder religioso e etc. Antes confirmamos todas as palavras da Torá de D-us. Seja este homem mentiroso e D-us verdadeiro.

Mashiach Yeshua disse:

Não penseis que vim destruir (a desatar) a Torá ou os profetas; não vim ab-rogar, (os desatar) mas cumprir (levar a sua plenitude). Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um yod ou mesmo uma pequena marca se omitirá (passará) da Torá até que tudo aconteça. De maneira que qualquer que violar um destes menores mandamentos e assim ensinar aos homens será chamado o menor no Reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no Reino dos céus.

O Mundo Judaico é um mundo vivo que continua vivo, não graças à sociedade cristã, mas ao apego dos judeus à Torá, ao seu apego aos quatro mil anos de caminhada, desde Abraham aos dias de hoje.

Não há comparação NENHUMA entre a Festa de Chanuká (do hebraico: חנוכה) e a Festa de Natal (do latim: natale), pois uma é BIBLICA e a outra é romano – germânica -nórdica.

Por Beny Zelts
Adaptação textual: Magno Lima 

Um comentário

  1. Wagner said:

    Eu creio que meus amados judeus vivem sim, mas não graças a qualquer outra coisa si não ao pequeno socorro de D’us pelas
    mãos de seu arcanjo; pois O αγάπη DO SOBERANO POR YSRAEL É tão INDISSOLUVEL que apesar de suas inumeras rebeliões contra a sua verdadeira TORÁ ( Mt 12 5 Ou não lestes na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa?
    Mt 23 23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas.
    Lc 7 30 Mas os fariseus e os doutores da lei rejeitaram o conselho de Deus quando a si mesmos, não sendo batizados por ele.
    Lc 10 26 Perguntou-lhe Jesus: Que está escrito na lei? Como lês tu?
    Lc 11 46 Ele, porém, respondeu: Ai de vós também, doutores da lei! porque carregais os homens com fardos difíceis de suportar, e vós mesmos nem ainda com um dos vossos dedos tocais nesses fardos.
    Lc 11 52 Ai de vós, doutores da lei! porque tirastes a chave da ciência; vós mesmos não entrastes, e impedistes aos que entravam.
    Lc 14 3 E Jesus, tomando a palavra, falou aos doutores da lei e aos fariseus, e perguntou: É lícito curar no sábado, ou não?
    Lc 16 16 A lei e os profetas vigoraram até João; desde então é anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem forceja por entrar nele.
    Lc 16 17 É, porém, mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei.
    Jo 1 17 Porque a lei foi dada por meio de Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.
    Jo 7 19 Não vos deu Moisés a lei? no entanto nenhum de vós cumpre a lei. Por que procurais matar-me?
    Jo 7 23 Ora, se um homem recebe a circuncisão no sábado, para que a lei de Moisés não seja violada, como vos indignais contra mim, porque no sábado tornei um homem inteiramente são? )
    Se estou errado me corrija. YSRAEL É UM HERDEIRO MENINO, PORÉM O AMO MUITO NO AMOR DE YESHUAH!

    TODA HABA!

    11 de setembro de 2012

Deixe uma resposta