הדרך צדיקים HADERECH TZADIKIM O caminho dos Justos

הדרך צדיקים HADERECH TZADIKIM O caminho dos Justos

הדרך צדיקים
HADERECH TZADIKIM
O caminho dos Justos
 אשׂרי האישׂ אשׂר לא הלך בעצת רשׂעים ובדרך חטאים לא עמד ובמושׂב לצים לא ישׂב
Afortunado é a pessoa que não anda no conselho dos perversos,
 não se detém no caminho dos pecadores,
nem habita na roda dos escarnecedores
 

O que nós pensamos sobre as coisas importaNossa maneira de pensar determina como nós vemosComo nós sentimosinterpretamos, racionalizamose escolhemos.

De certa forma a maneira como pensamos expressa realmente quem somos: principalmente quando se torna as nossas ‘verbalizações internas’, estas revelam nosso caráter. E deste que as nossas ‘verbalizações internas’ a nossa maneira de pensar leva-nos eventualmente a emoções ou sentimentos que vão ser expressosem ações. Suponho então que nossas ações expressão aquilo que realmente acreditamos, então para mudar hábitos indesejáveis e errôneos ou maléficos, nós sempre precisaremos recuar e rejeitar erronias suposições que estão por traz e justificam nossos comportamentos e ações.

Sempre nossas suposições atuam em um nível de consciência. Nós precisamos parar e perguntar a nós mesmos o que realmente ‘verbalizamos internamente’ – a maneira que pensamos e o que acreditamos realmente sempre ao considerar nossas escolhas que fazemos ao agir ou ao comportar-se.

Há duas coisas inextricavelmente ligadas: nossas ‘verbalizações internas’ a maneira como pensamos determinam nossas ações (e a nossa realidade) e as nossas ações expressão nossa maneira de pensar a nossa ‘verbalização interna’.

O primeiro salmo do livro dos salmos exalta o ‘caminho dos justos’ – Derech Tzadikim em contraste com o ‘caminho dos perversos’ – Derech Reshayim. É, pois então o salmo base para nos encorajar a nos separar deste sistema e cultura desta ‘Era Presente’ que não tem D-us. (2°corintos 6:17)

Note que o primeiro verso deste salmo declara é אשרי  Ashrei (Avante ou afortunado) é a pessoa que ‘lo halach’ – não anda no conselho dos perversos e ‘lo amad’ – não se detém no caminho dos pecadores e ‘lo yashav’ – não habita no meio dos escarnecedores. (salmo 1;1)

 

Embora o rei David use paralelismos neste verso, note que os verbos. halachAndar, amaddetém e yashavhabitar mostra e marca uma progressão inconfundível ou melhor uma forte regressão da direção da justiça para um lugar de desespero, cinismo e amargura… Olhe da perspectiva da regressão, a pessoa sem D-us primeiro ‘dá ouvidos’ aos conselhos dos perversos e então anda nas suas doutrinas e por pressuposto isto faz com que se detenha com pecadores em um estado de ignorância.

O senso da urgência da vida lhe é perdida, não há nenhum lugar para ir, nenhum objetivo significativo de vida ou propósito de vida então finalmente acaba habitando com os escarnecedores. (aqueles que zombam de D-us e de tudo que é sagrado a sua Torá)

Note que o Tzadikim (‘Justo’) não anda no conselho do perverso. Em outras palavras deste que eles vivem em diferentes axiomas. Podemos perceber que a maneira de pensar – ‘verbalizações internas’ do perverso são enraizadas em pressuposições fálicas da realidade e em falácias. E deste que as ‘verbalizações internas’ – a maneira de pensar determina as ações, as reputações das pressuposições do perverso mostram claramente a diferença de estilo de vida entre eles.

 

Segundo deste de que a o Justo (“salvo”) está ocupado em andar em diferentes grupos de princípios, ele não se deterá no caminho dos pecadores, desde que o caminho dos pecadores é aquele da ignorância dos que não se detém na Torá. A alma do justo ativamente discerne a verdade sobre as realidades. Tal discernimento sempre significa rejeitar os ‘status quo’ deste mundo secular e com isto separar-se do caminho ‘da maioria’ ou da ‘onda da moda do momento’. Ele esta ‘fora da onda’ do mundo secular isto o leva a não seguir as multidões com a mesma maneira de pensar.

 

Terceiro porque ele não seque as multidões a ‘onda do momento’, ele não será achado habitando com os escarnecedores, a palavra ‘escarnecedor’ em hebraico é Leitz, ou seja, uma pessoa cínica, cheia de cinismos, cheia de deboches, aquele que é extremamente arrogante e se acha melhor do que os outros. No livro de provérbios ele é considerado incorrigível e tolo.

Mas o caminho do justo é de humildade e genuíno amor ao próximo que é feito B’tzelem Elohimimagem de D-us.

Uma palavra ‘santificada’ edifica e expressa boa vontade.

 

Nós nos afastamos do caminho dos justo cada vez que damos ouvidos aos conselhos dos perversos que estão espalhados e abundam neste mundo secular – ‘nesta Presente Era’, na mídia televisiva ou escrita torcendo a realidade. Ou quando damos ouvidos aos políticos corruptos ou líderes religiosos com suas habilidades em controlar as massas com seus cultos emocionalistas e sentimentalistas desprovidos de qualquer racionalidade e santidade. Levado tudo o que é sagrado à banalidade.

Todos querendo determinar como você ‘deve pensar’ para então você agir como eles querem. Fazer com que você perca todo senso critico é o principal caminho para enjaulá-lo. Então o conselho do perverso e assimilado as nossas ‘verbalizações internas’ e então por fim às nossas palavras e ações.

 

Saber a quem estamos dando ouvidos é de suma importância Chaverim (amigos).

Note também que o Rei David começa o salmo 1 com uma critica positiva, ele dá um “recado de cura” ao evidenciar o que deve ser correto em nossas vidas. Uma critica possessiva foca no potencial do bem que vemos nas outras pessoas. Usando palavras rudes e ofensivas e duras sempre levam a dor e a ser mal compreendido. Nós sempre precisamos “julgar” os outros e primeiramente a nós mesmos no melhor jeito possível, ou seja, na luz. Hakarat Tovah é uma atitude de reconhecer o que é bom nos outros e procurar olhar o próximo com um Ayin TovahUm olho Bom. (não ser sovina, cínico, ganancioso)
 
 
 
 
 
כי אם בתורת יהוה חפצו ובתורתו יהגה יומם ולילה
Antes, o seu prazer está na Torah (lei) de Adonay, e na sua lei medita de dia e de noite.
 

Focar-se no reino de D-us eleva a nossa maneira de pensar a nossa ‘verbalização interna’, nos leva ao caminho da realidade da verdadeira felicidade. E D-us nos instrui de como fazer isto e a maneira é se deleitar na Torah e ela estudar e meditar de dia e de noite.

O caminho dos justos (“salvos”) é um caminho de Fé, fidelidade, amor e esperança. Hakarat Tovah: Significa reconhecer o bom, ser grato ter gratitude. Hakarat Tovah (gratidão) é uma das midot halev – as qualidades do coração. Gratidão é um produto da alegria que vem da consciência da ChesedGraça de D-us. Pois a fé prova que tudo vem para o bem – Gam zu le’tovah – dos que amam a D-us.

Um verdadeiro bem aventurado como diz nos salmos se deleita na Torá do S-nhor e nela estuda e metida de dia e de noite. Note que a palavra Ashrei (afortunado – bem aventurado) significa realmente ir adianteavante. Sair do estado de letargia, deixar de comer o pão da vergonha (viver de favores alheios ou “esperando que tudo lhe caia do céu”).

Por que ir adiante buscando a justiça de D-us nos leva a verdadeira felicidade em um estado de ‘bendito’. Sendo pro-ativos nos tornamos afortunados.

Note que mais adiante a palavra deleite ou deleitar esta ligada com o uso da nossa língua, as palavras que saem da nossa boca. Que é claro, está conectado direto com as ‘verbalizações internas’ e nossa maneira de pensar.

 

O Salmo 1 termina com uma grande profecia. Considere isto: Pois o S-NHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos perversos perecerá.

O que realmente damos ouvidos importa e o que ‘verbalizamos internamente’ – a maneira como pensamos realmente importa, o que sai da usa boca é realmente tudo.

 

Muitos de nós estamos tão influenciados pelo sistema desta ‘Presente Era’, através da propaganda, mídia, cultos religiosos pateticamente sentimentalistas que nós nem percebemos que estamos debaixo de seus feitiços e seduções.

Recuse o conselho dos perversos não deixe que eles enjaule você e instale o medo em você. ‘Não há medo no amor de D-us, e o amor e a gloria de D-us enche toda a terra’.

 

O Messias Yeshua (Jesus) é nosso Rabino (mestre) e nós somos seus Talmidim (alunos – discípulos). Trabalhe duro, estude duramente e medite o dia todo para que você obtenha a perspectiva de vida ensinada na Torah.

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