הושע הנביא O profeta Oséias –
הושע הנביא
O profeta Oséias – (הוֹשֵׁעַ) Osheah foi para o Reino do Norte de Israel (10 Tribos) o que o profeta Jeremias seria mais tarde para o Reino do Sul de Israel (Judéia). (Oséias era um convertido ao “judaísmo”)
Um homem de muitas dores, inconformado pela situação vigente e também sendo oprimido pela obstinação de seu povo, uma voz que clamava na terra desolada pela injustiça e idolatria, um profeta levantado por D-us em primeiro lugar para admoestar o povo e em seguida, para testemunhar finalmente o exílio de seu povo e sua destruição (isto é o;10 Tribos – O Reino do Norte).
No caso de Oséias, no entanto, D-us fez da vida íntima e familiar do profeta em uma ‘metáfora’ de seu relacionamento conturbado com Seu povo e, portanto, D-us ordenou-lhe casar-se com uma prostituta – Zoná para que o povo compreendesse a profunda indignação de D-us sobre infidelidade de Israel:
Disse, pois, Adonay a Oséias: Vai, toma uma mulher de prostituições, (אֵשֶׁת זְנוּנִים) e filhos de prostituição; porque a terra certamente se prostitui, desviando-se de Adonay. (Ósseas 1:2).
Oséias obedeceu ao S-nhor e se casou com uma mulher chamada Gomer, que lhe deu um filho chamado Jezreel (i.e., Yez’ra’el: יִזְרְעֶאל, D-us semeia), assim chamado porque logo cairia o julgamento sobre A dinastia de Yehú (isto é, do Reino de Israel/Norte).
Israel logo enfrentaria o julgamento no ‘vale de Jezreel’.
Em algum momento posterior Gomer concebeu novamente, mas não por meio de Oséias, e, por conseguinte, a filha que nasceu foi chamada ‘Sem Misericórdia’ (ou seja, Lo Ruchamah: לא רֻחָמָה), assim chamada porque para Israel não seria mostrado misericórdia, quando o exército assírio chegasse para arrasar e levar o povo.
Gomer mais tarde concebeu e deu à luz um filho, novamente não por
Oséias, que viria a ser chamado de ‘Não meu povo’ (ou seja, Lo Ami – לא עַמִּי), assim denominado para proclamar que o povo tinha se separado de Hashem por causa de sua idolatria incorrigível.
No entanto, D-us sempre é fiel e sua Chesed (graça) perdura eternamente, e, portanto, ELE prometeu que nos “últimos dias” (בְּאַחֲרִית הַיָּמִים), Gomer a Zoná (alude a Israel) e seus filhos seriam restaurados para ELE.
Sobre o futuro de Israel (10 tribos) e Judá (Judeus), Adonay diz:
‘Embora fosse dito para eles, ‘você não é meu povo’, na verdade será dito a eles: ‘vocês são filhos do D-us vivo (בְּנֵי אֵל־חָי – Benei El Chay).
Em seguida, o povo de Judá e o povo de Israel serão reunidos juntos, e eles vão nomear para si um líder e florescerão na terra. Certamente, o dia de Jezreel vai ser ótimo!
Em seguida, você irá chamar seu irmão, ‘meu povo’
(ou seja, Ami: עַמִּי), e você vai chamar sua irmã, ‘Misericórdia’
(ou seja, Ruchamah: רֻחָמָה)’. (Ósseas 1:10-2:1).
O Profeta então voltou para à hora do juízo iminente que em breve aconteceria ao infiel Israel, usando a dolorosa experiência do seu próprio casamento profanado por sua mulher Gomer para mostrar a indignação de D-us. (Ósseas 2:4).
Apesar do juízo próximo, no entanto, o Profeta repete a promessa que o Israel infiel um dia vai ser totalmente reconciliado com D-us.
Naquele tempo, declara Adonay, você vai me chamar, ‘de meu homem (marido)!’ (ou seja, Ishi: אִישִׁי). E você nunca mais irá chamar-me, ‘de meu dono’ (ou seja, Ba’ali: בַּעְלִי – ‘Ba’al’ Significa Dono – também era um nome de um deus pagão).
Para EU remova os nomes dos ídolos de seus lábios, para que vocês nunca mais pronunciem seus nomes. (Ósseas 3:1-5).
וְאֵרַשְׂתִּיךְ לִי לְעוֹלָם
וְאֵרַשְׂתִּיךְ לִי בְּצֶדֶק וּבְמִשְׁפָּט וּבְחֶסֶד וּבְרַחֲמִים
וְאֵרַשְׂתִּיךְ לִי בֶּאֱמוּנָה וְיָדַעַתְּ אֶת־יְהוָה
E casarás comigo para sempre; casarás comigo em justiça,
e em juízo, e em benignidade, e em misericórdias.
E casarás comigo em fidelidade,
e terás intimidade com Adonay.
(Ósseas 2:19-20).
Estas palavras preciosas são um “eco do futuro” que prevê também a Restauração futura e a salvação de Israel.
Estas palavras de amor pressagiam o grande dia quando ‘todo o Israel será salvo’ (Romanos 11:26). (Ósseas 2:19-20 – Hoje estes versos são muitas vezes recitados em cerimônias de noivado tradicional (ou seja, Erusin: אֵרוּסִין), e todos os dias quando os Tefilin (תפילין) são colocados durante os serviços (cultos) de manhã por judeus ortodoxos e praticantes).
Esta é ainda outra história surpreendente do amor apaixonado de D-us por nós revelado nas Escrituras…. D-us é como um ‘amante apaixonado’, que se recusa a desistir de nós. Ele nos ama mesmo em imundícia da nossa depravação e nos redime de uma vida de vergonha. ELE nos procura com zelo, leva-nos de volta e restaura-nos para um lugar de honra e alegria…
D-us é nosso criador, nosso Rei, nosso juiz, nosso Redentor-, mas acima de tudo ELE é Pai de Yeshua (Jesus) e nosso Pai que nos ama profundamente como seus filhos…
Mas, como o profeta Oséias revela, Adonay é mesmo comparado ao Marido fiel, na verdade, até mesmo nosso amante! (cantares 1:2).
Yesh Ohev davek me’ach
(יֵשׁ אהֵב דָּבֵק מֵאָח):
“Há um “amante” mais chegado do que um irmão”
(Provérbios 18:24).

Comments are closed.