A gloria de Zion (Sião)

A gloria de Zion (Sião)

A gloria de Tzion(Sião)
 
As ‘haftarot de conforto’ preveem a restauração do povo judeu e da vinda da Era Messiânica.
 
Em umas destas leituras, D-us prometeu pessoalmente dar conforto aos Filhos de Israel (Judeus) e restaurar a glória de Zion (Sião) apesar de seu presente sofrimento e exílio:
Eu, Eu mesmo, sou quem consola. (Anochi Anochi hú menachamechemאָנכִי אָנכִי הוּא מְנַחֶמְכֶם); Quem é você para que tema os homens mortais, os seres humanos, que não passam de grama seca, e para que se esqueça de Adonay, aquele que fez você, (lit.; tem feito) que estendeu os céus e lançou os alicerces da terra…?
(Isaias 51:12-13).
              
Alguns dos Antigos Sábios aludiram à primeira palavra do verso, o pronome Anochi(אָנכִי), referindo-se a (יהוה) Adonay como o Salvador cheio de compaixão em vez de D-us como nosso juiz. Além disso, a frase; ‘Adonay que te fez’ (ou seja, Adonay Ossechá: יהוהעשֶׂךָ) deve ser considerada literalmente como; ‘Adonay que ainda está fazendo você, porque o verbo (Assáעָשָׂה) está no tempo presente (nota; Hirsch: Chumash).
Quando aplicado a D-us, o verbo Assá (fazer) enfatiza ‘formando algo, e sugere a ‘pressionando’ ou ‘apertar’ um objeto para dar-lhe uma forma.
 
Neste sentido, o verbo está relacionado com a palavra hebraica Yetzer (formar) que se refere a algo ‘sendo formado como uma cerâmica pela mão de um oleiro. Assim como um oleiro da à forma a um objeto de cerâmica, D-us constantemente faz e molda o caráter de nossa alma de acordo com seus propósitos soberanos (Genesis 2:7, Isaias 29:16; 64:8; Jeremias 18:2-6; Lamentações  4:2; Romanos 9:21).
אָנכִי אָנכִי הוּא מְנַחֶמְכֶם מִי־אַתְּ וַתִּירְאִי
מֵאֱנוֹשׁ יָמוּת וּמִבֶּן־אָדָם חָצִיר יִנָּתֵן׃
וַתִּשְׁכַּח יְהוָה עשֶׂךָ נוֹטֶה שָׁמַיִם וְיסֵד אָרֶץ
                      
Apesar do trauma nacional judaico da destruição do Beit HaMikadesh (Templo) e o exílio na Babilônia, D-us reafirmou seu amor fiel para com Israel: ‘Eu sou Adonay… Que estabeleci firmemente você. Falem aos habitantes de Tzion (Sião) Vocês são meu povo(Isaias 51:16). ‘Encorajem a Jerusalém e anunciem que ela já cumpriu o trabalho que lhe foi imposto, pagou por sua iniquidade, e recebeu da mão de Adonay em dobro por todos os seus pecados.(Isaias 40:2).
 
Embora os Filhos de Israel (judeus) foram duplamente punidos pelos seus pecados, virá o Tempo quando os opressores de Israel ‘beberão o cálice do sofrimento’, que eles mesmos haviam forçado Israel beber (Isaias 51:22-23).
 
Embora, entenda que Isaías não só falava do retorno do povo de Israel a Jerusalém depois do exílio babilônico, sua profecia se estende ate os dias de hoje e ate os Acharit haYamim (Fim dos Dias) quando os judeus diretamente verão o retorno da glória de D-us, o nosso Messias Salvador e Rei dos Reis.
 
Nos versos que precedem a Haftorá desta semana, os judeus tinham desafiado a D-us com as seguintes palavras; ‘Desperta, desperta, veste-te de esplendor, ó braço do S-nhor; desperta como nos dias da antiguidade, como nas gerações antigas… ’ (Isaias 51:9-10).
                                                      
A resposta de D-us ecoou as palavras deles: ‘Acorde! Acorde! Zion! veste-se com o esplendor! Coloca suas roupas bonitas. Ó Cidade Santa de Jerusalém’ (esta frase faz parte do Lecha Dodi que é cantado durante kabalat Shabat – recebimento do Sábado).
 
Um dia Tzion (Sião) vai ser vestido em roupas comemorativas porque o Messias tem remido Israel:   
Atenção! Suas Sentinelas gritam e juntos se alegrão; pois olho a olho vêem o retorno de Adonay para Zion. ’ (Isaias 52:8)
               
A frase ‘Olho a Olho’ Ayin be’Ayin – (עַיִןבְּעַיִן) indica que os judeus vão encarar  Adonay (isto é; O Messias) diretamente nos olhos. Nesse dia o véu será tirado e não veremos mais através de um espelho obscuro ‘como um quebra cabeça’ (ν ανίγματι), mas sim Panim el Panim – ‘Face a Face(1º Coríntios 13:12).
Por conseguinte, D-us anuncia quando a ‘desolação’ é quebrada: ‘Juntas cantem de alegria, vocês, ruínas de Jerusalém, pois Adonay consolou o seu povo; ele resgatou Jerusalém’. (Isaias 52:9).
No grande dia, todos os confins da Terra verão a salvação vinda de nosso D-us (יְשׁוּעַתאֱלהֵינוּ).
 
A Haftorá(Porção de leitura dos profetas) termina com a promessa de que tal como D-us libertou os filhos de Israel durante seu cativeiro egípcio, assim um dia eles serão restaurados vitoriosamente em Zion – Sião (Isaias 52:12).
            
Com certeza Adonay consolará Zion (כִּי־נִחַםיהוהצִיּוֹן); e olhará com compaixão para todas as ruínas dela; ELE tornará seus desertos como o Éden, seus ermos, como o jardim de Adonay. Alegria e contentamento serão achados nela, ações de graças e som de canções. (Isaias 51:3)
 
D-us (i.e., Adonay Osechá: יהוהעשֶׂךָ) ainda está nos fazendo e moldando-nos, haverim (Amigos). ‘Pois a nossa aflição momentânea (isto é θλψις: opressão, “ser espremido” (como uvas para fazer o vinho), e ‘tsuris’ – angustias) está nos moldando ou nos preparando para o ‘Eterno Peso da glória’ além da nossa compreensão (2º Coríntios 4:17).
 
Este mundo (Sistema) não é nosso lar e nós estamos em aflição com dificuldades enquanto nós estamos no nosso exílio. Nossos corações “gemem” (ou ‘suspiram’, στενάζομεν) ao esperar o retorno do Messias, então nosso estado atual de sofrimento deve ser considerado como algo temporário e um encargo “leve” que será totalmente confortado no mundo prometido por vir.
                                                                      
Esta é parte da promessa e a esperança de Zion (Sião). D-us ainda está fazendo e moldando Israel (Assim como a Igreja do Messias que faz parte dele); A história do povo Judeu ainda não terminou. A ‘Princesa de Zion’ (ou seja, Sará – שָׂרָה, uma alusão aos inúmeros descendentes da grande matriarca) um dia será restaurada (Lamentações 1:1).
 
A promessa a Zion (Sião) ainda espera por ser cumprida quando todas as promessas dadas a Israel e seus filhos serão plenamente cumpridas com alegria – e a Igreja do Messias se alegrará com isto. 

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