A idéia da "verdade ardente"
EshDat …
יְהוָה מִסִּינַי בָּא וְזָרַח מִשֵּׂעִיר לָמוֹ
הוֹפִיעַ מֵהַר פָּארָן וְאָתָה מֵרִבְבת קדֶשׁ
מֵימִינוֹ אֵשְׁדָּת לָמוֹ
Bá mi’Sinai Adonay, ve’zarach mi’seir la’mô
Hofia me’har paran ve’atá merivevôt kodesh
meimino eshdat la’mô
O Adonay veio do Sinai, e de Seir radiou sobre nós; brilhou desde o monte Parã, e veio das miríades de santos; na sua mão direita havia EshDat – fogo Do decreto (verdade ardente ou Fogo do Conhecimento). (Deuteronômio 33:2)
Primeiro Observe que a frase hebraica Eshdat ‘fogo da lei ou decreto’ é melhor traduzida como “verdade ardente”
– Esh (אֵשׁ), significado ‘fogo’ e Dat (דָּת), significado ‘Decreto’, ou “conhecimento” (ou seja, Da’at: דַּעַת).
A idéia da “verdade ardente” prende-se com o conceito do Logos Divino (ΛΟΓΟΣ), ou seja, A ‘Palavra de D-us’, a razão criadora subjacente para todas as coisas no Universo (a personificação da palavra de D-us, chamado ‘Memra’ [מֵמְרָא] que apareceu no Targum Onkelos) – Messias Divino.
Alguns interpretaram a frase como “fé ardente”, uma vez que a revelação da verdade (ou seja, a Torá) sempre foi criada para ter uma utilidade final maior…
Nos rolos de Torá deste a antiguidade ate os dias de hoje em todo o mundo, as palavras hebraicas Esh e Dat estão Unidas, aparecendo como uma só palavra (ou seja, eshdat: אֵשְׁדָּת), uma palavra que em alguns casos traduzido como “Fundação – base”. Em outras palavras, a Fundação do Reino de D-us é revelada na “paixão – fogo” para fazer Sua vontade, para homenagear o S-nhor como O Rei, exercendo uma “ardente fé.” Não deixar que a chama se apague. Uma pequenina chama já espanta muita escuridão.
O Midrash Tanchuma (comentário Rabínico antigo) afirma que a frase Esh Dat (אֵשׁ דָּת) é na verdade uma descrição da Torá propriamente dita: “A Torá foi escrita com fogo negro em fogo branco”, que é interpretada como significando que as letras e os espaços entre elas constituem a “toda” a Torá.
Outra maneira de dizer isso é que o “fogo branco” representa O Sopro (Ruach – espírito) de D-us, que dá o “fogo negro” sua fundação – base de sustentação (אֵשְׁדָּת) e sua “respiração”.
De acordo com os antigos judeus cabalistas; “o espaço em branco é uma forma superior da Torá, (“Espiritual”) “… Que é outra maneira de dizer que encontrar diretamente a Ruach – (Sopro – Espírito) de D-us é maior do que simplesmente ler sobre ELE…
Mas por que Moisés disse que Adonay veio ‘do Sinai’ (mi’Sinai) e não ‘ao Sinai’?
De acordo com o Rabino Rashi (1040-1105 França), esta metáfora sugere que o vínculo matrimonial entre D-us e o povo de Israel foi forjado quando D-us veio ‘do Sinai’, como um noivo à espera de sua noiva, vindo ate ela para cumprimentá-la… D-us “saiu do Sinai” para tomar posse de sua noiva.
Mas por que então Moisés diz que o Senhor ‘radiou de Seir’ e ‘brilhou diante do Monte Paran?’
De acordo com alguns dos Sábios Rabinos da antiguidade, Moisés disse isso para indicar a escolha original de D-us sobre Israel como seu povo escolhido.
Um Midrash (Comentário rabínico da antiguidade) diz que antes que D-us desse a Torá ao povo judeu, ele primeiro ofereceu às diferentes nações da Terra, cada uma das quais deu várias desculpas por que eles não poderiam aceitá-la.
Por exemplo, os descendentes de Esaú (Monte Seir) disseram a D-us eles não poderiam aceitá-la porque eles estavam destinados a “viver pela espada”, ou seja, seriam assassinos (Genesis 27:40). Da mesma forma, o Ismaelitas (Monte Parã) disse a D-us que não podem aceitar a Torá, porque eles fariam suas vidas através da exploração e do trabalho alheio através da força (Genesis 16:12). Somente os Israelitas responderam a D-us sem reservas, נַעֲשֶׂה וְנִשְׁמָע, na’asê ve’nishmá: ‘faremos e ouviremos’, e após a sua aceitação, D-us desceu com miríades de anjos Santíssimos com Sua Torá.
Como alternativa; Maimônides (1138-1204 Espanha) interpreta o verso como uma crônica abreviada da revelação de D-us a Israel.
Em primeiro lugar, o Senhor apareceu “do” Sinai. Após acampar no deserto do Sinai há um ano, as pessoas viajaram para o ‘Monte Paran’, onde D-us decretou que o povo iria vagar no deserto 38 anos mais por causa do pecado dos espias. Após este período de 38 anos de exílio, o povo chegou a borda do ‘Monte Seir’ e lá D-us apareceu a Moisés para guiar a próxima geração de Israel para começar a tomar posse da terra. Quando ele deu a Torá, veio com D-us ‘as miríade de Santos’, ou seja, ele deixou as Esferas Celestiais para descer e revelar a Torá para Israel….

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