Acharei Mot & Kedoshim
אחרי מות/קדושים
Acharei Mot & Kedoshim
Após a morte & Santos
Parashá: Levítico 16:1 à 20:27
Haftará: Ezequiel 20:2-20
Brit Hadashá: Mateus 5:43-48
Contemple, os dias estão chegando, Diz o S-nhor, quando o arado encontrará o ceifador, e aquele que pisoteia as uvas encontrará aquele que traz as sementes amos 9:13
שאלו שלום ירושלם
sha’alú shalom Yerushalayim
Orai (pedi-perguntai) pela paz de Jerusalém!
Serão prósperos os que te amam Salmo 122:6
As duas partes de Levitico
O livro de Vaikrá (Levitico) pode ser dividido em duas seções.
1*A primeira metade concerne às operações e os sacrifícios no Tabernaculo (Mishkan).
2*A segunda metade cobre tópicos fora do Tabernaculo.
*As palavras, “EU Sou o S-nhor” אני יהוה (ANI ADONAI), é encontrada somente duas vezes na primeira metade.
E está ligada ao alimento no Tabernaculo e pode ser encontrada em
Levitico 11:44-45 Eu sou יהוה, vosso D-us; portanto, vós vos consagrareis e sereis santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis por nenhum enxame de criaturas que se arrastam sobre a terra. Eu sou יהוה, que vos faço subir da terra do Egito, para que eu seja vosso D-us; portanto, vós sereis santos, porque eu sou santo
*Já na segunda metade de Levitico, as palavras, EU Sou o S-nhor אני יהוה (ANI ADONAI) é usada cerca de cinqüenta vezes, e isto é sobre os tópicos fora do Tabernaculo. Isto força a pergunta: Por quê?
O lugar da habitação da presença de D-us, Shechiná, está no Tabernaculo, como enfatizado no livro de Êxodo e na 1°metade do livro de Levitico. Poderia facilmente conduzir à conclusão equivocada que Shechiná é limitada no Tabernaculo. Ou seja levaria eles a pensar que “O comportamento deve ser grande responsabilidade ao visitar Mishkan (Tabernaculo), mas fora dele pode-se agir de qualquer maneira.” A 2° metade de Levitico destrói esse tipo de engano.
O Tabernaculo não limita a Shechiná de D-us em seu espaço, mas sim canaliza a presença de D-us dos Céus à Terra em ordem de originando do Tabernaculo para a Terra inteira, por assim dizer. A 2° metade de Levitico contem mandamentos que traduz o nível intenso da Shechiná encontrada no Tabernaculo, em nossas caminhadas diárias da vida.
Considere Zacarias 14:9
והיה יהוה למלך
על־כל־הארץ ביום
ההוא יהיה יהוה
אחד ושמו אחד׃
Adonay será Rei sobre toda a terra; naquele dia Adonay será Um, e seu nome será Um..
O livro de Levitico pode ser chamado “Livro das Santidades.” Um esboço de Levitico pode ser visto na seguinte maneira:
* Nos capítulos 1-17, cobre o Tabernaculo.
* Nos capítulos 18-22, cobre os mandamentos relacionados ao ser humano.
* No capítulo 23, cobre os mandamentos em relacionados ao tempo, e
* Nos capítulos 24 – 26, cobre os mandamentos relacionados á terra ou lugar.
As 3 Dimensões básicas de santidade
D-us mostra três dimensões de santidade. Estes três ‘reinos – dimensões’ foram estabelecidas para sempre, indicados no Livro de Levitico. São elas:
1* Ser Humano
Os capítulos 18-22 cobrem o Ser Humano, separa-o para D-us, a fim de elevar o nível espiritual de todas as nações.
2* Tempo
O capítulo 23 cobre o Tempo, separa de outros dias da semana para uma finalidade divina, a fim de para elevar o nível espiritual da semana inteira.
3* Lugar
Os capítulos 24-26 cobre a terra ou o lugar, separa de todas as outras, como um lugar específico de D-us, a fim de influenciar e elevar o nível espiritual da área, que os cerca.
Exemplo de Yom Kipur
Levitico, capítulo 16 cobre o procedimento ritual da festa de Yom Kipur. O Sumo Sacerdote [Ser Humano] entra no Tabernaculo ou no Templo [Lugar] em Shabat Shabaton ou em Yom Kipur [Tempo].
No fim de Yom Kipur [Mincha], Levitico 18:1-30 é lido para ser levado o resto no ano.
O sangue da vida
Esta é uma Parashá “de muito sangue”, e vem de um “livro de muito sangue”. Levitico 17:10-14 lida com proibição de comer sangue e o mandamento de cobri-lo . Comer do sangue era um habito no Egito e em Canaã.
De acordo com as Escrituras Sagradas, como se aplica isto hoje? Considere estas escrituras:
Atos 15:20, mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, bem como das relações sexuais ilícitas, da carne de animais sufocados e do sangue.
Atos 15:29,… que vos abstenhais das coisas sacrificadas a ídolos, bem como do sangue, da carne de animais sufocados e das relações sexuais ilícitas…
Atos 21:25, Quanto aos gentios que creram (cristãos) , já lhes transmitimos decisões para que se abstenham das coisas sacrificadas a ídolos, do sangue, da carne de animais sufocados e das relações sexuais ilícitas..”
Há um verso na Torá que fala do sangue como expiação. Quando você o olha este verso, no contexto, que trata de não comer do sangue, aplica-se à toda a todas as pessoas, e também fala da reação de D-us a este tipo de ato.
Considere Levitico 17:10-12, Qualquer pessoa da casa de Israel ou dos estrangeiros que peregrinam entre vós que comer algum sangue, contra ele me voltarei e o eliminarei do seu povo. Porque a vida da carne está no sangue. Eu vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pela vossa alma, porquanto é o sangue que fará expiação em virtude da vida. Portanto, tenho dito aos filhos de Israel: nenhuma alma de entre vós comerá sangue, nem o estrangeiro que peregrina entre vós o comerá.
Isto força a pergunta: PORQUE o sangue?
1* O portador da vida
‘…Porque a Alma está no sangue.’ ‘ o Artscroll Chumash’ e algumas outras traduções bíblicas usa a palavra ‘Alma’ por causa da palavra hebraica Nefesh utilizada neste verso, mas a maioria de comentadores bíblicos concordam que isto refere-se a ‘Vida’ e que seria a tradução a mais razoável neste contexto.
A palavra “alma’ no Hebraico é NEFESH pode estar indicando no português “Alma, vida, Ser Vivo, pessoa, desejo, apetite, emoção, paixão”
O sangue é o portador da vida do corpo – é algo sagrado. Por causa disto, o Ser Humano honra a vida não comendo o sangue. Comer o sangue é degradar a vida.
2* Dado ao homem
‘…Eu vo-lo tenho dado sobre o altar.’
Havia (ou há, não sei) duas razões básicas para os sacrifícios de sangue nas nações pagãs
* Para fornecer o material do animal para que um adivinho possa discernir o futuro do da pessoa que estava oferecendo a oferenda. Os fígados eram usados frequentemente para determinar se uma pessoa sucederia em um esforço em particular. Um exemplo seria generais que procuravam os adivinhos e feiticeiros para saber qual seriam os resultados da batalha.
* Para apaziguar ou pedir favores as deidades, dando lhes o alimento através sacrifícios e das oferendas. Os pagãos não tinham (e não tem) nenhum conceito do sacrifício por causa do pecado.
3* Para fazer expiação
‘…para fazer expiação pela vossa alma.’ Isto foi instituído para que o Ser Humano pecador pudesse viver na presença do D-us Santo, para não satisfez a um deus com fome ou apaziguar um deus irado.
Os sacrifícios de sangue cobriam o Ser Humano em seu estado de pecado, este é seu real significado.
Em requerer a expiação de sangue, D-us ensinava a humanidade três coisas básicas:
* Como o estado de pecado do Ser Humano é algo muito serio.
* Que havia uma ruptura no relacionamento entre D-us e a humanidade.
* Alguns pecados eram crime punível pela morte.
A expiação pelo sangue mostra a justiça do D-us, mas também a Graça de D-us.
D-us revelou uma maneira para que o crime de pecado seja punido quando pecador foi perdoado. Criou um sistema onde a morte de um substituto sacrifical poderia ser oferecida pelo pecador em vez de requerer a morte eterna do pecador. Aceitou a morte do animal como “pagamento” para o pecado. O sangue “cobre” nossos pecados. O derramamento do sangue era o sacrifício. A vida por uma vida era o substituto.
O sangue do Messias
Leia os seguintes versos, consultando a sete vezes quando o Messias é mencionado como uma oferta pelo pecado diretamente dada por D-us. [Isaías 52:15; 53:5; 53:6; 53:8; 53:10; 53:11; 53:12].
Uma Aliança ratificada
Considere Mateus 26:28, porque isto é o meu sangue, o sangue da [nova] aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados.
Yeshua (Jesus) estava dizendo a seus discípulos que sua morte [um substituo] sacrifical era a vida, selando uma Aliança – ratificando da Aliança de D-us. Seu sangue era o símbolo desta Aliança feita/ era a ratificação da Aliança.
*Redenção – (Efésios 1:7; Romanos 6:16-23; 1°Samuel 14)
Podemos aprender o principio da ‘redenção’ da antiga pratica escravagista clássica, da época dos gregos e outros povos da época A/c.
O mestre trazia seu Servo ao mercado de escravos chamado em grego “Agora” na cidade. O Servo era posto para a venda e as ofertas de preços eram oferecidas.
Quando o mestre aceitava um preço ofertado, ele liberava todas as reivindicações de posse sobre esse Servo.
O Servo era “liberado”, na verdade redimido, desse antigo mestre ou dono, para nunca mais voltar a estar sob sua posse.
Este processo de redenção é chamado, no grego, Agorazo. O Agora (mercado) era o lugar onde a Agorazo havia acontecido.
Quando o proprietário novo comprou o Servo, pagou um preço, chamado ‘Resgate’ ao antigo proprietário do escravo.
כַּאֲשֶׁר גַּם בֶּן־הָאָדָם א בָא לְמַעַן יְשָׁרְתֻהוּ אֲחֵרִים
כִּי אִם־לְשָׁרֵת הוּא וְלָתֵת אֶת־נַפְשׁוֹ כֹּפֶר בְּעַד רַבִּים׃
Considere Mateus 20:28 – tal como o Ben Adam (“Filho do Homem”), que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.
Lembre-se, por favor, desta indicação importante: Quando um novo proprietário redime um Servo, O Servo ainda era um serviçal de alguém – transformou-se a propriedade pessoal do novo proprietário.
Isto é o que aconteceu conosco em um nível “espiritual”. Nós éramos uma vez escravos do pecado.
De acordo com Romanos 6, o “pecado possuiu-nos e foi-o nosso mestre”. Um comprador veio o Messias, há muito tempo atrás já nomeado. Comprou-nos no mercado de escravos, e o pecado cobrou seu preço desejado – sua vida do Messias Ben Yosef!
O “resgate” para esta compra é o sangue do Messias ben Yosef – e o Messias agora é seu proprietário. Todos que somos resgatados somos hoje servos do Messias e de seu D-us. Esta transação eterna foi possível através do Sangue do Messias o Cordeiro de D-us. O antigo proprietário quis destruir-lo levando-o para a morte eterna, mas o novo proprietário o livrou dessa destruição.
Você não está livre fazer o que quiser fazer da sua vida, mas você está livre para servir a seu novo mestre – O Messias, e conseqüentemente a D-us.
*Justificado – Romanos 5:9
A justificação é a doutrina por meio a qual o Juiz de toda a humanidade absolve legalmente o culpado (pecador).
A carta aos Romanos ensina o funcionamento da justificação. Você aprende sobre como um pecador se torna justo por um D-us Santo.
Quando você fala da justificação, você está na esfera da corte judicial. O que foi que permitiu D-us, O Perfeito Juiz, de conceder absolvição e o a perdão legal aos pecadores, tais como nós? A penalidade para o pecado foi realizada, mas não por nós – mas preferivelmente no Messias ben Yosef.
D-us transferiu a retidão do Messias para a nossa “conta” – fazendo-nos justos. Uma vez que no Messias somos justos, o juiz legalmente pronuncia-o ‘absolvido’ O sangue do Messias era o elemento chave para nossa justificação.
*Limpo – 1°Pedro 1:2
O sangue em Yom Kipur foi usado “purificar” o Tabernaculo, fazendo o limpo para a habitação da presença de D-us. Esta “purificação” do Tabernaculo é explicada na carta aos Hebreus – especificamente capítulos 8-10.
O efeito do Pecado no mundo fazia com que algo ficasse inapropriado para ser usado no Tabernaculo, mas o sangue “purificava” esse item, ou pessoa, de modo que D-us pudesse ser servido por este item ou por eles. Você, como uma ‘nova criatura’, pela “purificação” do sangue do Cordeiro de D-us, é dito como capaz de ser usado servir a D-us, e estar em sua Presença.
Ironicamente, aquilo que nos “limpou” é algo que normalmente mancha/suja (o sangue)
Os dois bodes –
Considere Levitico 16:8-10, Lançará sortes sobre os dois bodes: uma para Adonay, e a outra, para o Azazel…
אחד לעזאזל׃ אחד ליהוה וגורל
Quando você lê Levitico 16:8, a letra Hebraica antes da palavra ‘Adonay’ e antes “Azazel” é a letra Lamed, significando que “pertencem a”, indicando os nomes de seus proprietários – Adonay ou Azazel.
Quem é “Azazel,”?
A palavra עזאזל – Azazel é mencionada somente em um capítulo na bíblia inteira – em Levitico 16.
Você pode saber mais no livro “não canônico” de Enoque. Em Enoch 8:1-3. Yehudah (Judas) menciona o livro de Enoque, isto indica claramente que ele era lido e conhecido entre os Judeus da época de Yeshua (Jesus) – Quanto a estes foi que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor entre suas santas miríades Judas 1:14
Os versos no livro de Enoch sobre Azazel: (a titulo de curiosidade)
Além disso, Azazel ensinou os homens a fazerem espadas, facas, escudos, armaduras (ou peitorais)… Pedras valiosas, e toda sorte de corantes, para que o mundo fosse alterado. A impiedade foi aumentada, a imoralidade sexual multiplicada; e eles transgrediram e corromperam todos os seus caminhos.
Então Micha’El Gavri’El, Rada’El, Sury’El, e Uri’El, olharam abaixo desde os céus, e viram a quantidade de sangue que era derramada na terra, e toda a iniquidade que era praticada sobre ela, e disseram um ao outro; Esta é a vóz de seus clamores; Enoque 9:1
Tu viste o que Azazel tem feito. Como ele tem ensinado toda espécie de iniquidade sobre a terra, e tem aberto ao mundo todas as coisas secretas que são feitas nos céus. Enoque 9:5
Novamente o S-nhor disse a Rafa’El: Amarra a Azazel, mãos e pés; lança-o na escuridão; e abrindo o deserto que está em Dudael, lança-o nele.
Considere:
E a anjos, os que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande Dia; Judas 1:6
Ahavat Israel
Amarás a teu próximo com a ti mesmo Levitico 19:18
Nesta Parashá vemos o preceito Divino de amar ao próximo como si mesmo.
Yeshua ensinava:
Rabino, qual é o grande mandamento na Torá? Respondeu-lhe Yeshua; (Deuteronômio 6:4-5) Shemá Israel Adonay Eloheinu Adonay Echad… –
Escuta ó Israel Adonay é nosso D-us, Adonay é Um e Amarás a Adonay, teu D-us, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento (Mitvá). O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Mateus 22:36-39
Todos os outros mandamentos (Mitzvot) de D-us na Torá estão alicerçados nestes dois mandamentos. Eles são a raiz de todos os mandamentos.
No Talmud nossos Sábios ensinaram que; ‘todo estudo da Torá que não está combinado com um trabalho: cessará!’ Talmud Pirkei Avot 2:2, O Rabino Baal Shem Tov (1698-1760 Ucrânia) costumava explicar que “trabalho” aqui se refere à dedicação no amor ao próximo.
O ponto focal e o coração do que representa ‘Santidade’ é baseado no mandamento (Mitzvá) ‘V’ahavt l’rei’ach Kamochá – Ame o teu próximo como a ti mesmo’. Considere que; o objeto direto do verbo ‘Ahav – Amar’ é o seu ‘próximo’. Mas quem é o nosso ‘próximo’? isto está explicitamente indicado em levitico 19:34 e em Lucas 10:29-37.
Está Mitzvá – (mandamento – levitico 19:18), que é base de tudo, é considerada a regra de conduta em relação aos outros a mais compreensiva na Torá.
Assim o grande Rabino Hillel (110 a/c) costumava ensinar ao interpretar este versículo de lev:19:18: ‘o que é detestável para você não faça aos outros, e isto é Toda a Torá’. Yeshua (Jesus) ensinava o mesmo (Mateus 7:12), Mas tarde os ensinamentos do Rabino Paulo de Tarso o Apostolo seguiram a mesma linha (romanos 13:10, Gálatas 5:14)
O mistério da Kedushá – Santidade é aquele que está ligado ao amor verdadeiro… E Ahavá – Amor não é um sentimento, e sim atitude, ‘obras’.
Os atos de perversão sexual. (Levitico. 18:6-30).
…Portanto, os meus Chukim (estatutos) e os meus Mishpatim (juízos) guardareis; cumprindo-os, o ser humano viverá por eles. Eu sou Adonay. Levitico 18:4-5
Os Rabinos costumavam a ensinar: ‘Distancie-se de um mau vizinho, e não se associe com uma pessoa perversa.’ Talmud Pirkei Avot 1:7.
Não é preciso falar aqui dos sérios problemas de depravação que vem ameaçando nossa sociedade nos dias de hoje. É próprio da natureza humana ser influenciado pelos traços de caráter e padrões de valores presentes entre nossa sociedade moderna, ‘os vizinhos que nos circundam’. Entretanto, é imperativo que nos esforcemos para seguir o código de conduta eterno que D’us prescreve na Torá.
Se ignorar as advertências da Torá e intencionalmente realizar um ato sexual Ilícito ou um casamento proibido, D-us diz: ‘Punirei a este com karet’.
Karet significa ‘cortar’, extirpar do povo, da congregação.
Esta é a pior das punições possíveis, pois esta pessoa é cortada de D’us e do resto da congregação de Hashem (D-us).
D-us ainda adverte a humanidade, pelo multiplicar das bestialidades sexuais, homossexualismo, a depravação, a transgressão ‘A terra irá vomitar-los-á fora’ – assim como a terra vomitou os Canaanitas e etc. por tais praticas. ‘Não suceda que a terra vos vomite, havendo-a vós contaminado, como vomitou o povo que nela estava antes de vós. Levítico 18:28.’
A Kedushá
Nesta porção dobrada de leitura nós podemos ver a ênfase clara na Kedushá Santificação, a Parashá Acharei Mot da ênfase as leis de santidade em relação aos Sacerdotes e dá leis particulares em relação a festa de Yom Kipur. Já a Parashá Kedoshim de outra fora em particular da à ênfase no código de santificação para toda a congregação dos filhos de Israel.
Os seguidores do D-us de Israel são chamados a serem santos. Em hebraico a palavra Kedushá significa ‘santidade’, mas precisamente significa ‘separado de’ ‘ou ‘separado para’, especial. Outras palavras hebraicas que derivam da raiz hebraica K’dsh incluem:
*Kadosh – Santo
*Kidush – Santificando ‘o vinho’ ‘o Sábado’
*Kadish – Santificando o Nome
*Kidushim – Casamento (estar se separando para alguém)
E etc.
Kadosh conota a esfera do que é sagrado, sacro que é aquilo que está radicalmente separado de tudo o que é profano e secular. Tais como o sublime (Isaias 57:15), acima de qualquer comparação, totalmente único (Isaias 10:7), inteiramente justo (Isaias 5:16), glorioso e poderoso (salmo 99:3), cheio de luz e poder (Isaias 10:7) e etc. Em verdade Santidade é um sinônimo para D-us – o qual chamamos de; ‘HaKadosh Baruch Hú’ – ‘O Santo Bendito Sejas’.
A idéia do ‘Sagrado’ assim, pois implica ‘diferenciação’; a ambiente do que é santo é inteiramente separado do que é ‘comum’, secular ou profano. O Sagrado é singular, lindamente inspirador, ate mesmo temeroso ou terrível (Neemias 1:5, salmos 68:35) Como HaKadosh, D-us é Um e Único, distinto, por assim dizer o Único não há outro! D-us é o único digno de louvor e adoração, desde que D-us é inigualável, NÃO há rival para D-us, Sim D-us é o criador de Tudo no universo visível e não visível, de todos os mundos visíveis ou não. Não há Nenhum ser no Universo que possa ser um rival de D-us, Satanás e todas as potestades seja lá qual for estão na coleira que está nas mãos de D-us, (não há um dualismo) D-us somente D-us é conhecido eternamente como Ehiê Asher Ehiê – ‘O EXISTENTE’ (Êxodo 3:15)
Santidade então implica muito mais do que algo abstrato, ou uma “separação metafísica”. Santidade implica algo real, uma separação do que é mundano – Chullin, banal, secular, do que é mal. Ser Santo é se opor ao profano.
Vários mandamentos (Mitzvot) nesta porção de leitura são dadas aos filhos de Israel no qual eles se santificariam, seriam separados, então assim serviram para um relacionamento com D-us. Então aqueles que são chamados a permanecerem na Sua presença devem se manter separados também.
Tal prática de santidade resulta na santificação através da observância dos seus mandamentos (Mitzvot).
Estes Mandamentos incluem ambos:
*Mitzvot Aseh ( ‘fazer algo’)
*Mitzvot lo ta’aseh (‘não fazer algo’)
E em adição temos os ‘Chukim’ – ‘estatutos’ que são dados que mais separariam os filhos de Israel dos costumes e cultura e dos gentios que os circulam. (levitico 20:26)
Novamente o Sábado
‘Ish Imô v’Aviv tira’u, v’et Shabotai tishmoru’!
Honrem seu pai e sua mãe, e guarde os Meus Sábados. Levítico 19:3
O código de santidade começa aqui com o 4° e o 5° mandamento das 10 palavras, o mandamento de honrar os Pais e guardar o Sábado.
Nós devemos entender que conectado em honrar os Pais está a ordem de observar os Sábados do S-nhor aqui no plural, isto inclui o 7° dia da semana e também os Moadim (as festas do S-nhor).
Guardareis os meus sábados e reverenciareis o meu santuário. Eu sou Adonay Não vos voltareis para os necromantes, nem para os adivinhos; não os procureis para serdes contaminados por eles. Levitico 19:30-31
A observância dos Sábados (7° dia da semana e também os Moadim (as festas do S-nhor) aqui conectada ao santuário, e com a advertência em não procurar ou dar ouvidos a necromantes, adivinhos. Com certeza estas pessoas desviariam os filhos de Israel dos Sábados e com isto não honrariam o Santuário.
É proibido realizar a magia de Ov (médiuns). e Yidoni (videntes). Muitas nações nos tempos antigos e hoje se ocupam com tais praticas de consulta aos mortos e feitiçaria. (Deut 18:11)
* Ba’alat Ov: Possuidora de um de um morto — 1°Samuel 28:7-9 (necromante).
* Yidoni: Possuidor de um “espírito” conhecedor/conhecido/familiar.
As praticas de feitiçaria, cultos através do transe emocional ou psicológico, consulta aos mortos, mediúnicas, agoureiros são imundas perante D-us. E todos que praticam serão cortados do povo de D-us.
Princípios
Não rebuscarás a tua vinha, nem colherás os bagos caídos da tua vinha; deixá-los-ás ao pobre e ao estrangeiro. Eu sou Adonay, vosso D-us. Levitico 19:10 Não furtareis, nem mentireis, nem usareis de falsidade cada um com o seu próximo; Levitico 19:11
Você pode notar que logo após os mandamentos de dar assistência ou ser generoso com o pobre e o estrangeiro, está conectado ao mandamento de não furtaras e usar de falsidade.
O principio aqui é: Negligenciar o pobre e o necessitado está ligado ao furto e a falsidade. Empresários, e pessoas ricas e abastadas da sociedade têm a obrigação de gerar empregos é salários para a população local, assim erradicando a miséria da população. Os salários devem ser justos e pagos em dia, negligenciar isto é o mesmo que oprimir o próximo (vide levitico 19:13)
Não amaldiçoarás o surdo, nem porás tropeço diante do cego; mas temerás o teu D-us. Eu sou Adonay. Levitico 19:14 … Não odiaras teu próximo no teu íntimo;… Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou Adonay levitico 19:17-18
Este é o principio que não devemos amaldiçoar o próximo, prejudicando-o, não devemos ser omitir os fatos que ajudariam uma pessoa no seu trabalho, estudo e etc. Se é proibido amaldiçoar alguém que não pode de ouvir por que não está do seu lado ou etc., ainda mais aquele que pode te ouvir.
Devemos nos refrear de todo o discurso cruel e cheio de ódio e maldizente.
Tudo acima representa o foco da santidade no coração de uma pessoa.

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