Deus é Tov ve'Yashar – טוב וישׂר (bom e correto)

Deus é Tov ve'Yashar – טוב וישׂר (bom e correto)

‘A terra’… é definida por suas fronteiras” (Números 34:2). D-us sabe que todos nós precisamos de um sentido, um espaço para nós mesmos, e é por isso que Hashem (D-us) define limites para as nossas vidas.
Limites nos ajudam a respeitar a nós mesmos e aos outros, pois limites são parte integrante da idéia de ‘herança’.

Uma cidade sem muros é facilmente invadida, e assim são as nossas almas (נפשות) se não tivermos a coragem dizer não para os outros ou para conter nossos próprios impulsos (Provérbios 25:28). Limites nos dão um senso de lugar, direção e propósito, pois limites ajudam-nos a permanecer centrados, focados, e “em casa” com nós mesmos.

Aqueles que violam os limites dos outros violam a Mitzvá (mandamento) de ‘não roubar’, e, portanto, eles negam Aquele que ordenou a santidade da vida humana (Deut. 27:17).

‘Como uma cidade sem muros, é uma pessoa que não tem autocontrole’. (Provérbios 25:28)… Considere que a pessoa que não tem limite é comparada a uma cidade sem proteção.

Temos que respeitar os outros como queremos ser respeitados, e se não formos capazes de fazê-lo, vamos nos tornar vítimas de nossos próprios impulsos destrutivos. Como tratamos os outros, por isso tratamos a nós mesmos… Na verdade, pessoas que violam e abusam do espaço alheio fazem-se delas mesmas vulneráveis, fracas, e serão subjugadas a outras paixões e desejos e vícios que não poderão controlar.

Limites implicam respeito mútuo. Nós não só estabelecemos os nossos próprios limites, mas devemos respeitar e honrar os limites de outras pessoas.
Em nossa porção da Torá desta semana (números 30:2 a 36:13), lemos: ‘Nós não vamos voltar para casa até que todo israelita esteja em posse de sua porção’ (Números 32:18, Salmo 68:6). Como membros da Congregação do Messias (הקהילה המשיח), nós não seremos capazes de “funcionar” como Congregação (קהילה), até que respeitemos e garantirmos um lugar ou a função aos grupos ou pessoas neste corpo chamado Congregação do Messias (Εκκλησία του Χριστού)… Hashem (D-us) organiza os membros do ‘corpo do Messias’ (Σώμα Χριστού) de acordo com sua vontade (1 Coríntios 12:8)., Porém é necessário que se entenda e respeite que cada “órgão” tem sua própria função e um não pode e nem é habilitado pra fazer a função do outro e há uma complexidade de órgãos e funções e todos, absolutamente todos, são necessários para o corpo ser completo: “um não pode dizer à outro:” Eu não tenho necessidade de ti … (1 Coríntios 12:21,26)..

O Rabi Hillel ensinava: “Se eu não for por mim, quem será por mim?” (Se eu não for quem sou eu?) Talmud; Pirkei Avot. Em outras palavras, é preciso dar tempo para “cuidar da nossa alma” e para saber o que é que nós realmente precisamos. Se nós não sabemos o que precisamos, estamos sujeitos a abusar de nós mesmos, e entrar em comportamentos autodestrutivos, e assim por diante. (“Guardai diligentemente as vossas almas…” Josué 23:11, {Jeremias 17:21}

Mas o “auto-cuidado” {Jeremias 17:21} é o primeiro passo, e após isso tomamos o segundo: ‘Mas, se eu sou só por mim, que sou eu?’ (Talmud; Pirkei Avot) Nossas vidas são parte de um todo maior, e se negligenciarmos as necessidades dos outros, nós nos diminuímos.
Ser saudável significa encontrar o equilíbrio entre o auto-cuidado e o cuidado com os outros … A Torá nos dá a ordem certa: Ame o seu próximo como a si mesmo – “trate os outros como gostaria de ser tratado”, o que significa também que não é egoísmo cuidar de si mesmo. O Messias ensinou: “Há mais felicidade em dar do que receber”, mas não podemos dar o que não temos, é claro!

A palavra hebraica Derech (דרך), muitas vezes traduzida como ‘caminho’, metaforicamente refere se a uma jornada, maneira, ou curso da vida. Porque D-us é Tov ve’Yashar – טוב וישׂר (bom e correto), D-us ensina seus filhos a serem Yesharim (corretos, honestos), ou seja, aqueles que andam na retidão.
Na verdade, o Derech Hashem (דרך יהוה) é ‘fazer atos de bondade e de justiça’ (ou seja; Gemilut Hassadim) (Genesis 18:19). Este é o ‘caminho reto, o caminho do esquadro e compasso’ (Derech haYashar), ou o ‘caminho estreito’ que conduz à vida (Mateus 7:14). Os Yesharim (ישרים) são conhecidos pelo bom fruto no decorrer de suas vidas (Mateus 7:15-23).
טוב וישׂר יהוה על כן יורה חטאים בדרך
‘Bom e correto é Adonay; por isso instrui o caminho aos pecadores’ (Salmo 25:8)
Note; que o verbo usado neste versículo ‘instrui’ (יורה) vem raiz da mesma raiz Yará (ירה) usada na palavra Torá (תורה). Porque Adonay é bom e correto (טוב וישׂר), Ele nos dá a Torá (תורה) para nos instruir em nossas vidas. D-us nos educa, nos instrui para a eternidade ao transmitir a nós a verdade moral e “espiritual” na Torá. Como o Rei Davi (דוד המלך) ensinou: “Feliz é o homem que se deleita na Torá de Adonay e medita nela de dia e de noite” (Salmo 1:1-2). Certamente devemos amar e estudar a Torá.

Comments are closed.