Divórcio e Novo Casamento

Divórcio e Novo Casamento

Shalom!!!

Recentemente eu me vi confuso em relação a um tema que para muitos já está esgotado, o divórcio. Tenho lido bastante coisa, conversei com pessoas, e acho que ainda não esgotei o assunto. As escrituras dizem que se o homem se casar, e encontrar alguma “coisa vergonhosa” (ערות דבר), o homem deveria fazer uma carta de divórcio, entregar nas mãos de sua esposa e mandá-la embora.

Estudando nas tradições, encontrei a (quase) eterna discordância entre Hillel e Shamai. Hillel ensinava que qualquer coisa poderia ser considerada ‘ervat davar, enquanto Shamai ensinava que apenas imoralidade sexual deveria ser considerado como ‘ervat davar.

Yeshua disse que o homem que repudiasse a sua esposa a não ser por causa de imoralidade sexual e se casasse novamente, estaria cometendo adultério, e quem se casasse com a repudiada, estaria adulterando com ela (Mt. 5.31,32, Mt. 19.7-9). A questão é que me veio a dúvida e também estudei sobre isso, mas não cheguei a nenhuma conclusão.

Existe diferença entre “repudiar” e “divorciar”. O repúdio seria algo como simplesmente o abandono, desprezar. mandar a mulher embora sumariamente; enquanto o divórcio seria um documento que libertaria a mulher do casamento e ela poderia se casar novamente.

Em hebraico, a palavra para “repudiar” é שלח-shalach = “enviar”, enquanto a palavra usada em Devarim 24 é כריתת-keritut = “amputação” (literalmente).

Yeshua disse que o guet foi instituído devido à dureza do coração do homem. Eu não consigo entender isso como uma reprovação ao divórcio, mas sim como uma reprovação ao simples repúdio, simplesmente mandar a mulher embora, mantendo-a presa a um casamento que tecnicamente não existe mais, mas que oficialmente, sim.

Então seguindo essa linha de raciocínio, Yeshua disse que o repúdio sem divórcio tornaria os dois em adúlteros e não o divórcio correto. Entretanto, essa linha de raciocínio também diz que caso a mulher seja culpada de ‘ervat davar, ela pode ser repudiada sem a necessidade do divórcio.

A linha mais comumente aceita sobre a halachá de Yeshua sobre o divórcio, é que ele somente seria legítimo se a mulher cometesse ‘ervat davar, do contrário seria adultério. Rav Sha’ul também ensinou que um cônjuge descrente pode pedir o divórcio ao cônjuge crente por causa da fé.

Gostaria de saber a opinião de vocês do fórum a respeito.

Shalom!!!