Elisha Ben Abuyá (Acher) – O Outro
Conheço um homem no Messias que há catorze anos foi arrebatado ao ‘terceiro céus’. Se foi no corpo ou fora do corpo, não sei; D-us o sabe… foi levado ao Pardes (paraíso) e ouviu coisas indizíveis, coisas que ao homem não é permitido falar. (2 Coríntios 12:2)
No Talmud temos um relato dos quatro Sábios que entraram no Pardes (Paraiso) e tiveram uma experiência transcendental.
‘Ben Azai adentrou e morreu. Ben Zoma adentrou e ficou transtornado. Em outras palavras, ficou louco. Elisha Ben Abuyá (chamado de Acher – o outro) adentrou e arrancou suas plantas, ou seja, transformou-se num Minim (herege – discípulo Yeshua). E Rabi Akiva entrou e saiu em paz (ou seja nada aconteceu)’. (Talmud Bavli Hagigah 14b; Yerushalmi Talmud Hagigah 2:1)
Será que isto significa que Elisha Ben Abuyá (Acher), como o homem que Shaul (o Emissário Paulo) conheceu, em um momento adentraram o Pardes (esferas celestiais do Paraiso) – no caso do primeiro, no entanto, com o efeito que ele destruiu as plantas?
O Talmud dá duas interpretações diferentes de esta última frase. O Talmud balvi relata: “Qual é o significado de ‘Acher destruiu as plantas’ Escritura se refere a ele, quando diz: ‘Não permita que a sua boca o faça peca… (Eclesiastes 5:6)’. O que isso significa? Nas Esferas Celestiais Acher viu Metatron (מטטרון) sentado à direita de D-us enquanto ele anotava os méritos de Israel, diante disso, Acher disse: ‘…. Fomos ensinados a acreditar que ninguém senta-se no ao Trono de D-us, ou há talvez dois poderes supremos? Em seguida, uma voz celestial foi ouvida: “arrependam, ó filhos rebeldes (Jeremias 3:14…), Com a exceção de Acher’.”
Note que: No Talmud registra um incidente com Elisha ben Abuya, também chamado de Asher (“outro”), que se diz ter entrado no Paraíso, e viu Metatron sentado (uma ação nos céus que é permitido apenas para o próprio D-us). Portanto, Elisha ben Abuya (אלישע בן אבויה) olhou para Metatron como uma Divindade, e é relatado ter dito: “De fato, há dois poderes nos céus!”
A palavra “Metatron” (מטטרון) é numericamente equivalente a Shaday, portanto, se diz que Ele tem um “nome igual ao seu Senhor”. Os rabinos explicam que Metatron foi autorizado a sentar-se à direita por causa de sua função como o Escriba Celestial. (veja; apocalipse 5:1) No Zohar Metatron é chamado de “O Jovem” Homem Primordial (Adam HaKadmon), identifica-o como o anjo que conduziu o povo de Israel pelo deserto após o êxodo do Egito, e descreve-o como Sumo Sacerdote celestial, e de YHVH (Adonay) menor.
Assim Elisha ben Abuyá se tornou um Minim (herege). Normalmente, o seu nome não é sequer referido no Mishná e no Talmud. Ele geralmente é simplesmente chamado de Acher, isto é; o outro. (Talmud Bavli Hagigah 15a; Yerushalmi Hagigah 2:1, 77a-b; Eclesiastes Rabah 7:8; Ruth Rabah 6:4; Talmud Bavli Kiddushin 39b)
Provavelmente porque ele viu o Messias a direita de D-us e se tornou um crente em Yeshua.
Há um Midrash que diz: ‘Rabi Issi de Cesaréia interpretou o versículo que se aplica a heresia (Minim em hebraico é uma palavra usada nesse período estritamente para os seguidores de Yeshua). ‘Quem agradam: isto é, Rabi Eleazar, o pecador, ou seja, Yaakov de Kefar-Nibbuyara. Outra prova de quem agradam: isto é, Eleazar ben Dama, o pecador, isto é, Yaakov de Kefar Sama. Outra prova de quem agradam isto é, Hananiah, o sobrinho de Rabi Yehoshua, o pecador, ou seja, os habitantes de Cafarnaum. Outra prova de quem agradam: isto é, Yehudah ben Nakosa, o pecador: isto é, os mínim. Outra prova de quem agradam: isto é, Rabi Nathan, o pecador, ou seja, seu discípulo. Outra prova de quem agradam: isto é, Rabi Eliezer e Rabi Yoshua, o pecador, ou seja, Elisha [Ben Abuyah]” (Midrash Rabá – Eclesiastes VII: 39).
Nós temos uma discursão clássica contra os seguidores de Yeshua na Galiléia. Temos três aldeias da Galiléia mencionadas: Kefar Nibuyara, Kefar Sama, e Kefar Nahum. Nas duas primeiras aldeias existem pessoas específicas mencionadas como Minim (hereges) e cada um deles é chamado Yaakov. Em Cafarnaum, todos os habitantes fazem parte da tal heresia. Isso significa que, no 4ª seculo Cafarnaum era conhecida por ser uma cidade dos judeus seguidores de Yeshua e isso significa que a Sinagoga e os habitantes de Cafarnaum eram de crentes em Yeshua como o Messias. A última pessoa que é chamado de “Pecador” neste Midrash é um dos maiores rabinos na Galiléia – Rabi Elisha Ben Abuyah. Ele também se tornou um herege ou seja, muito provavelmente, uma vez que ele é mencionado aqui neste contexto – ele também se tornou um discípulo de Yeshua, quando em uma visão mística dos céus ele viu uma pessoa sentada à direita de D-us. Elisha Ben Abuyah era o mestre dos três outros rabinos que adentraram no Pardes, após este evento os rabinos mudaram seu nome para Acher – “o outro”, porque eles viram que Elisha tinha mudado e tornou-se como os “Outros”.

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