Entre Epifanio (um homem deus encarnado) e a Memra (Palavra) encarnada

Entre Epifanio (um homem deus encarnado) e a Memra (Palavra) encarnada

Hanuká (a Festa da dedicação) – Entre Epifanio (um homem deus encarnado) e a Memra (Palavra) encarnada

As raízes bíblicas de Hanuká
Pergunta – Por que nós celebramos Hanuká em 25 de Kislev? (mês bíblico) Trata-se de uma data arbitrária, ou havia um propósito para isto?
Pergunta – É por acaso que Hanuká cai no mês bíblico de Kislev no 25°dia?

Claro que não! , No livro de Macabeus nos diz que a decisão de re-dedicar o templo em 25 de Kislev era intencional. TAMBÉM, a data de 25 de Kislev tinha já desenvolvido um significado profético desde o tempo dos profetas Ageu e Zacarias, alguns 200 anos antes.

O 8° dia
Na vida judaica, uma série de coisas conectam ao 8º dia:
* Ensinamentos judaicos (Talmud Megillat Ta’anit 9) afirmam que 8 dias foram usados para reconstruir o altar
* no 8° dia os primogênitos dos animais eram consagrados a D-us [êxodo 22:30. Levítico 22:27].
* Os bebes (meninos) eram circuncidados no dia 8°dia [Levítico 12:3]
* O Altar do Tabernáculo foi consagrado no 8°dia [êxodo 29:37]
* A Dedicação do 2°Templo em 8 dias [Esdras 6:16-22]
* A reinauguração do Templo de Ezequias em 8 dias [II crônicas 29:16-17]
* O Altar do futuro Templo no milênio será consagrada no 8°dia [Ezequiel 43:26-27]

Fundo helenismo – (pensamento moderno)
Durante o período do tempo entre 469 – 323 A/C, três filósofos gregos lançaram as bases para o pensamento grego básico. O primeiro foi Sócrates (469-399 A/E). Ele tinha um estudante chamado Platão (427-347 A/C). Platão tomou o ensino de Sócrates e expandiu-se. Ele tinha um estudante, chamado Aristóteles (384-322 A/C).
Aristóteles expandiu o pensamento grego de Sócrates e Platão. Ele foi o primeiro a introduzir ‘raciocínio indutivo’ e tornou-se conhecido como o ‘o pai da filosofia grega Ocidental ou pensamento ocidental’. Ele teve um estudante chamado Alexandre o grande (356 A/C). Alexander O Grande levou esta filosofia (e pensamento) grego Ocidental, conhecida como Helenismo e a espalhou por todo o mundo conhecido.
Isto criou duas visões ou pensamento de mundo – O Helenismo e ‘Hebraico’

História de Chanukah
Hanuká foi profetizada em Daniel 8:1-12 na Síria (Norte) – Antíoco Epifânio foi levantado como Rei (um tipo de Armilus, isto é anti-Messias – anti-cristo). Ele estabeleceu duras leis, tentando transmitir a cultura helênica. Desta forma, ele estabelecidas três leis importantes, que, se quebrado, seriam passíveis de morte.

Os três mandamentos para destruir o povo judeu
Três mandamentos foram projetados para destruir o povo judeu na época (e a todos os filhos da Aliança, hoje em dia)

1* Shabat – sábado (7°dia)
Antíoco IV proibiu a observância e a consagração do Shabat (7°dia) instituto pelo D-us de Israel e tentou fazer com que os judeus o adorassem como sendo a encarnação de deus (deus homem, esta estória de deus homem ou meio homem meio deus já é bem antiga deste a época de Nimrod e babilônia e etc.)
Ele chamou-se a si mesmo um ‘deus encarnado homem’, adicionando o nome, ‘ epifanias’ que significa [deus manifestado em carne]- obs: Esta idéia grega – romana, helenística , egípcia e etc. esta vigente ate os dias de hoje .. ‘um deus encarnado de homem ou um deus homem’, mas a verdade das Escrituras nos diz que D-us é Espírito e não homem ou um homem qualquer… Porem as Escrituras nos dizem que este D-us tem um Filho e este Filho é sua PALAVRA e esta Palavra se fez carne (Humano) para a gloria de D-us O PAI.

2* Consagração da lua nova
Antíoco IV proibiu a santificação da lua nova (Rosh Chodesh) assim os judeus não saberiam o começo dos meses para observar as festas.

Suas festas são santificadas, este mandamento ensina a presença de D-us e o cumprimento dos seus objetivos na historia, assim, ensinando a santidade no Tempo e a santidade na história

3*Circuncisão
Antíoco proibiu a circuncisão (Brit milá), eliminando a ligação judaica a D-us através da aliança Abramica.

A Circuncisão (Brit Milá) ensina que o corpo e a alma são UM, e ambos juntos vêm de uma mesma fonte. A Circuncisão coloca a santidade no corpo (no 8°dia)

O Grande problema: O Helenismo (mundo moderno) ensina que existem dois mundos, um espiritual superior e um material inferior. Nesses dois mundos, o corpo é não sujeito a alma e a alma não é sujeita ao corpo. (mas não é isto que a bíblia ensina)

Depois que os decretos foram decretados, Os gregos ergueram um ídolo no altar no Templo no dia 15 do mês (bíblico) de Kislev. Eles esperaram até o 25° de Kislev antes de sacrificar um porco.

No mesmo dia eles começaram a matar as mulheres que circuncidavam seus filhos. Os Gregos selecionado o dia 25 de Kislev intencionalmente, consciente de sua “religiosa” (obediência a D-us)

Alguns dos mártires fiéis são registrados em Hebreus 11:35
Mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos. Alguns foram torturados, não aceitando seu resgate, para obterem superior ressurreição;

O Templo profanado
Antíoco profanou o templo, colocando uma estatua de Zeus sobre o altar no templo, urinava nas paredes, sacrificando um porco sobre o altar e espalhando banha (gordura de porco) e os excrementos ao longo de paredes do Templo.
Ele criou uma lei que exigia que cada sacerdote Judeu sacrificasse um porco a Zeus ou caso contraio morreria.

Matias (Matatias – Matatiahu) recusou-se a sacrificar um porco e, quando outro Levita foi abater um suíno, Matias matou o Levita. Ele, em seguida, matou o oficial sírio-grego que havia ordenado o Levita fazer o sacrifício, então ele começou o que ficou conhecido como a Guerra dos Macabeus.

Matias (Matatias – Matatiahu) morreu de velhice até que seu filho, Judá o Macabeu, conhecido como ‘O Martelo’, levou o levante do povo judeu durante três anos entre 25 de Kislev (profanação) 25 de Kislev (re-dedicação), ate ao que ficou conhecido como a Festa da dedicação (também conhecida como Festa das Luzes)

Supõe-se que a batalha para libertar o Monte do Templo, desde os gregos terminou no dia 25 de Kislev e nesse mesmo dia começaram os sacrifícios diários – incluindo o acendimento da Menorá.

Podemos ver que a historia de Hanuká e os Macabeus é uma luta de varias gerações ate os dias de hoje e também no futuro.

A luta daqueles que se agarram nos mandamentos (Mitzvot) de D-us a fim de observá-los e santificassem através deles. E daqueles que odeiam os mandamentos (Mitzvot) de D-us e querem que os outros também não os observem e os guardem.
E em Jerusalém havia a festa de Hanuká (dedicação), e era inverno. E Yeshua andava passeando no Templo… – João 10:22-23
Note: Se Yeshua (Jesus) rejeitasse a ‘Lei oral’ e a ‘Tradições dos Sábios’, Por que Ele comemoraria esta festa de Hanuká?
Hanuká é apelidada carinhosamente como uma segunda Sukot (Tabernaculos). Em Sukot é o nascimento do Messias Yeshua (Jesus), e em Hanuká é a concepção do Messias Yeshua (Jesus).
Ambas destas festas consistem de Luz e Dedicação, O Messias é a Luz e o “Templo”!
Nós também podemos comparar Yeshua com Judá Macabeus. Considere o seguinte:
* Os dois limparam O Templo (João 2:12-17)
* Os dois morreram em beneficio do seu povo
* Ambos foram chamados de pastores do seu povo

A iluminação
Uma das principais características do ‘Festival das luzes’ é a iluminação da Hanukia. (Candelabro de 8 braços e uma haste)
Como a iluminação (acendimento das velas, ou luzes ou óleo) 1, 2, 3, etc. aumenta, assim, portanto, é o aumento da santidade.

A Hanukia (candelabro) é iluminado (acesso) da esquerda para a direita, mas inseridos da direita para a esquerda. Isso simboliza que a presença de D-us está em toda parte!
Como podemos acender uma vela (óleo, luz) adicional para cada dia do Festival de nós pode recordar algumas referências bíblicas a luz

O Shamash [A “Luz – vela servo”, que acende as outras] – O próprio Messias
Yeshua chamou a si mesmo a luz do Universo. João 8: 12
Este ‘Shamash – Servo’ também é conhecido como ‘Tzemach’.
Ele é descrito em Zacarias 3:8; ‘…Trarei O Meu Servo, o Tzemach (Renovo)’.
Este Tzemach também é descrito em Jeremias 23:5-6. Considere: Dias virão, declara Adonay: ‘em que EU levantarei para Davi um Tzemach Tzedek (צמח צדיק – Renovo justo), um Rei que reinará com sabedoria e fará o que é Tzedaká (justo – צדקה) e Mishpat (juízo – משׂפט) na terra. Nestes dias Judá será salva, e Israel viverá em segurança, e este é o nome pelo qual (Ele) será chamado יהוה צדקנו – Adonay Tzidekeinu (Adonay é a Nossa Justiça). Jeremias 23:5-6 –
Aqui (O Messias), um descendente de do Rei David que reina sobre o trono de David e o caráter de seu reinado é descrito como um de Shalom e Justiça. E a Ele (O Messias) é dado o nome próprio de D-us seu Pai – o atributo יהוה צדקנו – Adonay Tzidekeinu (Adonay é a Nossa Justiça).

1º A Luz da Criação
Luz (das Luzes) foi à primeira coisa criada por D-us. Todas as coisas crescentes dependem de luz para toda a vida. D-us é a fonte de toda a vida – Gênesis 1:3 ‘Disse D-us: Exista luz: e luz É’
2º verdade espiritual da Luz
A Menorá [castiçal] no Tabernáculo era a única fonte de luz, e D-us é a única fonte de Luz “espiritual” – Êxodo 27:20.
A Menorá no Tabernáculo era um símbolo de uma pessoa. Há um Pronome pessoal aplicado a Menorá vide: êxodo Êxodo 25:31- 40
3º Presença de Deus na Luz
A luz da coluna de fogo representada a Presença de D-us, conhecida como Shechinah. Salmos 78:14
4º Luz da benção de D-us
Considere Salmos 89:15 …andarão, Adonay, à luz do teu semblante.
Esta luz é expressa na ‘bênção Aaronica’ (números 6:24-26) feita todo sábado nas sinagogas
5º Luz – a Palavra de D-us
D-us nos proporciona direção na vida. Considere Salmos 119:105 Tua palavra é uma lâmpada para meus pés e uma luz para meu caminho.
Se lermos no aramaico ou seja no Targum temos a palavra MEMRA ‘para palavra’. É este entendimento que João usa em João 1:1 –
Foi a Palavra (Memra) de D-us que se fez carne.
6º Luz – O Messias prometido
O Messias é a Luz para as Nações, trazendo Geulá (salvação/ redenção) considere Isaías 49:6. Esta citação foi feita por Simão ao ver o menino no templo (Lucas 2:25-34)
7º Luz – os Hassidim de (fieis) Yeshua
O Messias chama seus Hassidim (devotos –seguidores) para serem a luz para o mundo (Mateus 5:14)
8º – Ruach HaKodesh (Sopro Sagrado – Espírito Santo de D-us) Considere Zacarias 4:6. …Não por força nem por violência, mas pela minha Ruach (Sopro Espírito), diz Adonay Tzavot

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