Isto que é a Nova Aliança
Yom Huledet Same\’ach, Israel!
O 64ª Aniversário ao povo milagroso a milagrosa Terra da promessa!
Que D-us possa fazer seus números como as estrelas no céu!
Celebramos o dia da independência de Israel, chamado Yom Ha\’atzma\’ut em Hebraico (יוֹם הָעַצְמָאוּת).
A palavra Atzma’ut (independência) vem da palavra hebraica Atzmi – ‘meus ossos’
(i.e.ossos, etzem: עֶצֶם).
O nome alude a promessa gloriosa de D-us para dar vida aos ‘ossos secos’ (עֲצָמוֹת) de Israel, e trazer o povo judeu de volta de seu longo exílio (Ezequiel 37:1-6).
‘Ser Humano, podem estes ossos- עֲצָמוֹת viver?’
Mas por que os cristãos devem preocupar com Israel étnico ou os Judeus?
Afinal de contas, as maiorias das denominações cristãs em geral defendem a ‘Teologia de substituição’ ou alguma outra versão dela e consideram que as promessas que D-us fez para o povo judeu como pertencendo exclusivamente para Igreja…
A existência do moderno estado de Israel, portanto, evoca muito pouco agradecimento a D-us desses grupos cristãos, e algumas das suas fileiras até mesmo consideram a presença revivida de Israel na cena mundial como um constrangimento para suas teologias tipicamente \’antisemitas\’.
Portanto, vemos que os fenômenos (muito ruins) de muitas de suas denominações de igrejas que expressam um forte sentimento anti-Israel, anti-judaicos ao ponto de pedir seus membros a serem favor dos ‘Palestinos’ e a completa alienação de Israel, etc.
Mas todo Cristão de verdade, devia se preocupar com Israel e a existência do povo judeu – Porque o povo Judeu e a nação de Israel em particular – demonstram que D-us é fiel às Sus promessas de Alianças que fez a Abraão, Isaac e Jacó, Moises , David e no Messias (Genesis 15:9-21 e etc.).
A perpetuidade do povo judeu – apesar de tanto ódio satânico dos vários povos em todo o mundo ao longo de milênios – é um testemunho impressionante do amor fiel de D-us (Jeremias 31:35-37).
עַם יִשְׂרָאֵל חַי
Am Israel Hai!
O povo de Israel vive!
Israel é um sinal das ‘fieis Misericórdias a Davi’ (חַסְדֵי דָוִד הַנֶּאֱמָנִים) que são revelados em Yeshua (Jesus), o Messias judeu (Isaias 55:1-6).
Além disso, a Nova Aliança propriamente dita, como predita pelo profeta Jeremias, explicitamente promete a perpetuidade da eterna do povo judeu e de Israel (Jeremias 31:31-37):
Considere:
Isto que é a Nova Aliança
Eis que os dias estão chegando, declara Adonay (יהוה), quando vou fazer uma Brit Hadashá – nova Aliança (בְּרִית חֲדָשָׁה) com a casa de Israel e a casa de Judá,… Mas esta é a Aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, declara Adonay: porei a minha Torá – \’lei\’
(תּוֹרָה) dentro deles, e vou escrever-la em seus corações… Eu perdoarei a suas iniqüidades, e EU não mais me lembrarei dos seus pecados. Jeremias 31:31-37
Assim diz Adonay (יהוה), que dá o sol para luz de dia e a ordem fixa da Lua e as estrelas para a luz pela noite, que agita o mar e suas ondas– Adonay Tzavot (יהוה צְבָאוֹת) é o seu nome: ‘Somente se estas ordens fixas desaparecerem diante de mim, declara Adonay, só então a descendência de Israel (זֶרַע יִשְׂרָאֵל) deixará de ser uma nação (גּוֹי) diante de mim para sempre.’
Assim diz Adonay: ‘se os céus acima podem ser medidos e as fundações do abismo abaixo podem ser exploradas, só então EU irei lançar fora todos os descendentes de Israel (זֶרַע יִשְׂרָאֵל) por tudo o que eles fizeram, declara Adonay. – Jeremias 31:35-36
De acordo com esta passagem teologicamente crítica, se você viu o sol brilhar hoje ou as estrelas no céu da noite, (as leis da física em funcionamento) você pode ter certeza que a promessa de D-us para preservar a ‘descendência de Israel’ – ou seja, Zera Israel – está em vigor.
Na verdade, no Mundo por vir (Eternidade), a Jerusalém celeste que descerá dos céus terá os nomes das doze tribos de Israel gravado mediante seus portões (Apocalipse 21:12).
Note bem (Jeremias 31:31-37) que esta é a única ocorrência no Tanach inteiro (ou seja, \”Antigo Testamento\”) que é explicitamente mencionado e fala sobre uma Nova Aliança
(בְּרִית חֲדָשָׁה)…
É uma passagem fundamental da escritura para aqueles que pretendem ser seguidores do Messias judeu (Isto é; Yeshua de Nazaré).
Neste contexto, permitam-me fazer-lhe uma pergunta simples.
Se o Rei dos judeus é a nossa esperança e vida dentro de nossos corações pela fé, e se chama ‘Rei dos judeus’ e Jerusalém a ‘Cidade do Grande Rei’ (Salmo 48:2, Mateus 5:35), obviamente, faz grande sentido pra nós prestar atenção a admoestação do Rei David em; ‘pedir pela plenitude (paz) de Jerusalém…’ Salmo 122:6
שַׁאֲלוּ שְׁלוֹם יְרוּשָׁלָםִ
Sha’alu Shalom Yerushalayim
Peçam pela plenitude de Jerusalém;
Rei Davi foi um grande profeta. Observe que a frase ‘sha\’alu shalom Yerushalayim’ realmente revela a verdade sobre nosso Salvador Yeshua o Messias.
A palavra sha\’alu significa realmente ‘pedir – perguntar’ (como em sheilá, uma pergunta).
Shalom é um dos atributos (nome) do Messias, pois Ele é, de fato, O Sar Shalom (O Príncipe da paz).
A palavra Jerusalém alude ao \”ensino da paz/plenitude\” (o \”Jeru/Yeru\” no início da palavra vem da mesma raiz da palavra Torá, que significa ensino/instrução), portanto, a frase poderia ser interpretada também como; \”perguntar sobre o Príncipe da paz e do seu ensino.
OBS:Todas as bênçãos que os cristãos desfrutam em última análise, vêm da raiz das Alianças de D-us com Israel… A salvação claramente referida ‘vem dos judeus’, Pois Jesus é Judeu (Mateus 2:2; 27:11; João 4:22).
O Emissário Paulo advertiu claramente aqueles que pensam que a Igreja substituiu Israel: ‘Cristãos’ – ‘Lembrem-se não é vocês que apóia a raiz, mas é a raiz que oferece suporte a vocês’ (Romanos 11:18).
Este raciocínio é tão fundamental que pode ser certamente correto dizer que; ‘como você pensa sobre Israel e os judeus afeta todas as outras áreas de sua teologia, doutrina, dogma e etc.’
Em Hebraico a palavra Emunah (אֱמוּנָה), é traduzida a maioria das vezes como ‘fé’ para o português, vem da raiz hebraica da palavra Aman (אָמַן), que significa a descansar com segurança ou confiar plenamente (e da qual temos a palavra \”Amém\”).
A raiz da palavra ocorre pela primeira vez na Torá em conexão com Abraão: ‘E ele acreditou (וְהֶאֱמִן) em Adonay e foi-lhe creditado como justiça’ (Genesis 15:6).
Abraão foi declarado Tzadik (justo), porque ele acreditou e compreendeu que o S-nhor cumpriria sua promessa de tornar-lhe pai de uma multidão, apesar de sua idade avançada.
A Fé de Abraão foi cognitiva no sentido de que ele sabia sobre o caráter de D-us e confiou na promessa de D-us.
Se Emuná descreve a dimensão cognitiva da fé, a palavra Bitachon (בִּטָּחוֹן) descreve sua dimensão emocional.
A palavra hebraica Bitachon (– lê-se bitarron) vem de uma palavra da raiz hebraica Betach (בָּטָח) que significa confiar, \”inclinar-se sobre algo\”, sentir-se seguro e protegido. Bitachon descreve aceitação emocional da bondade de D-us.
Alguns dos nossos Sábios disseram que enquanto Emunah representa um estado de compreensão (בִּינָה) de que D-us está intimamente envolvido em todos os eventos do universo, já Bitachon significa pessoalmente confiar em D-us em todas as situações para o seu bem… É uma percepção intuitiva do amor pessoal de D-us para sua vida, juntamente com a total confiança de que ELE cuida de você (Romanos 8:28). É uma expectativa de que o amor de D-us é para você, também.
בְּטַח אֶל־יְהוָה בְּכָל־לִבֶּךָ
Betach el Adonay be’kol libecha
confia no Senhor com todo seu coração,…
(Provérbios 3:5-6)
‘Em todos os seus caminhos o conheça’… Ou seja, em tudo o que nós colocamos nossa mão para fazer… procuremos a Presença Divina e orientação (1º Coríntios 10:31). Como rei Davi declarou: ‘Eu coloco Adonay sempre diante de mim, porque ELE está em minha mão direita, não serei abalado’ (Salmos 16:8).
Da mesma forma nós conscientemente devemos por na nossa mente que nós estamos parados diante de nosso Criador e Rei do rei dos reis: ‘Da lifnei mi atah omed’ – ‘Saiba diante de quem você está’.
Se nós estivermos confiante em D-us ‘bekol libecha’- ‘com todo o seu ser’ – com um coração indiviso – sem ambivalência ou sem duvidas, então tenha certeza que nós estaremos fazendo a vontade de D-us (1º João 5:15).
‘Todos os seus atos devem ser feitos le\’shem shamayim (לְשֵׁם שָׁמַיִם) – por amor aos Céus (D-us)’ (Talmud Pirke Avot 2:17).
O Malbim (Rabi Meir Leibush 1809-1879 – Ucrânia) comenta que a frase; ‘conhecê-lo em todos os seus caminhos’ usa a palavra derachim (דֶּרֶכִים), uma palavra usada para se referir as gerais maneiras de conhecer a D-us através de seu caráter revelado (por exemplo, generosidade, bondade, humildade, etc.), enquanto a frase; ‘ele fará seus caminhos planos’ usa a palavra orechim (אוֹרְחוֹת), uma palavra que sugere determinada aplicação na vida diária.
Confiando em D-us traz luz interior do Espírito Santo de D-us no qual o nosso caminho é feito ‘Yashar’ (reto – plano), a mesma palavra usada em nomes como ‘Yeshurun’ e ‘Israel’.
Embora nós devemos conhecer a D-us em todos nossos caminhos, tanto cognitivamente e emocionalmente, certamente é possível para alguém ter Emunah mas não ter Bitachon.
Este é o caso dos meros ‘Profissionais da Fé’ que não conhecem a D-us existencialmente dentro de seu coração. Muitas pessoas podem \”compreender\” que D-us existe, e eles podem não crer que (só) ELE é o criador do Universo, que atua na justiça, e que está em controle de tudo.
Por outro lado, também é possível ter Bitachon sem Emunah. Este é o caso de uma alma crédula que está disposta a aceitar qualquer \”vento de nova doutrina\” mesmo se ela contradiz claramente a verdade das Escrituras.

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