Leil Shimurim (לֵיל שִׁמֻּרִים)
A Torá refere-se à Pessach (Páscoa) como Leil Shimurim (לֵיל שִׁמֻּרִים), isto é; ‘uma noite para ser guardada’, do verbo Shamar (שָׁמַר) que significa “observar” ou “para proteger”.
‘Esta é uma noite que se deve guardar (leil shimurim) a Adonay, porque os tirou da terra do Egito; esta é a noite de Adonay, que deve ser (שִׁמֻּרִים) guardada por todos os filhos de Israel através das suas gerações.’
Está noite – Hazê HaLailá (הַלַּיְלָה הַזֶּה) – era guardada por D-us desde o início para ser o momento do resgate, Israel deve, portanto, “guardar esta noite” (ou seja, manter uma vigília), por meio do Seder de Pessach (Êx 13:10; Deut. 16:1), relembrando e celebrando a fidelidade de D-us e do Seu amor redentor …
Nota-se ainda que a frase Leil Shimurim literalmente significa; “noite dos Vigilantes” (Shimurim é plural), e, portanto, refere-se não só ao resgate original no Egito (isto é, a Páscoa), mas também para o tempo de redenção futura feita pelo Messias (Shemot Rabá 18).
Isso explica por que esta noite é considerada como uma vigília para todas as gerações (Mateus 24:42).
A Torá chama o Matzá (מצה) oni lechem, que é muitas vezes traduzido como “pão do homem pobre.” Sua simplicidade lembra servidão dos judeus no Egito.
Há evidências de que nos tempos medievais, o pães não levedados (מצה) era servido aos presos. O Maharal de Praga (1520-1609), o famoso comentarista místico, explica que a falta no Matzá. Ele consiste de apenas farinha e água e não tem um componente essencial encontrado nos outros pães, o Chametz (fermento). O que sugere o Tempo, ou seja, falta o Tempo no Matzá (מצה).
Matzá (מצה), portanto, é o produto físico da conquista sobre o tempo, de ascender a um nível que é acima do tempo e que supera o processo de fermentação natural. Os nossos sábios aprenderam com as palavras na Torá; ‘Guardareis (a festa) os pães ázimos’ Matzot – (ושׂמרתם את המצות) que uma pessoa também deve “observar” a Mitzvot (מצות) mandamentos, que soletram como “matzot”, ensinando-nos que, quando se tem a oportunidade de fazer uma Mitzvá (מצוה) -mandamento, não se deve esperar para realizá-la e deixar essa oportunidade pra outra hora.
A mensagem da Matzá (מצה) é que, a fim de avançar neste mundo, é impossível ficar estático. O nome “passar” indica muito bem, o que ilustra a necessidade de ir acima, além e “sobre” o sistema, em vez de estar dentro e sujeito às regras deste mundo caído e do tempo.
… Nós deve ser cuidadoso. Qualquer religião, filosofia ou linha de raciocínio que exige seus adeptos estarem sempre “pra cima”, isto não é verdade para a condição humana. Releia os Salmos ou considere a caminhada escura e difícil da fé que muitos dos nossos antepassados (e antepassadas) trilharam. “Encaremos os fatos de ser o que nós somos, por que isto é o que muda o que nós somos”.

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