na terra dos viventes (בארצות החיים)

na terra dos viventes (בארצות החיים)

Um antigo ensinamento diz que; os nomes dos Tzadikim (justos) são ‘chamados duplamente’ por D-us: ‘Abraão, Abraão’ (Gn 22:11), ‘Jacó, Jacó’ (Gn 46:2) , ‘Moisés, Moisés’ (Êxodo 3:4), ‘Samuel, Samuel’ (1 Sam. 3:10): ‘Saulo, Saulo’ (Atos 9:4), e assim por diante, porque D-us chama tanto a alma neste mundo, mas também dos Céus.

Quando D-us disse a Abram (Abrão) para ‘sair de sua terra’, D-us o chamou para se concentrar no que é duradouro e encontrar sua identidade nisto. ‘Buscai primeiro o reino de D-us e sua justiça’… (Mateus 6:33)

Assim viu David, e disse: ‘Vou andar diante de Adonay (לפני יהוה) na terra dos viventes (בארצות החיים)’ (Salmos 116:9), o que significa que todos os seus atos seriam feito por le’Shem Shamayim (amor aos Céus) .

A Terra torna-se então a “terra dos vivos”, ou “a terra que eu te mostrarei”, como foi dito (Gn 12:1).
Da mesma forma, os Chasidei le’Yeshua (seguidores de Yeshua) não encontram a sua identidade neste sistema de mundo caído, mas sim através de sua união “espiritual” com o Messias ressuscitado (Gl 2:20; 6:14 ;Ef 1:3; 2:6)… Por isso, é dito que; “buscai as coisas que são de Cima (τὰ ἄνω ζητεῖτε ) onde o Messias está sentado à direita de D-us; e sua vida tem sido escondida (κέκρυπται) com Messias em D-us. Então, quando o Messias, se manifestar, você também vai aparecer com Ele em glória’ (Col. 3:1-4 ).

A nossa verdadeira identidade não é encontrada neste sistema de mundo caído e suas vãs filosofias.

Devemos expor a nossa “dor secreta” a D-us, mesmo que nós não entendemos, e mesmo se recusamos deixá-la ir embora… Nossos corações estão cheio muitas vezes de polêmicas, somos uma confusão de motivos mistos, somos “fortes a ser feitos fracos, fracos para ser fortes. “Bênçãos e maldições vêm da mesma boca”…

E ainda, apesar de tudo isso, apesar de nossas contradições internas, a batalha entre o “velho eu” e o “novo eu”, essa “casa dividida” de nossa vida interior – as nossas dores, nossos problemas, nossos medos, ainda assim temos de suportar a nós mesmos, devemos nos pressionar, e nunca devemos deixar de ter esperança no amor de D-us.

Portanto, não devemos nos esconder da presença de D-us, nem fingir ser o que não somos, ou seja, perfeitos. Somos convidados a vir corajosamente diante de D-us por ajuda em nossa hora de necessidade e angustia (Hb 4:16).

O fato de que D-us sabe ‘o número dos cabelos em nossa cabeça’ significa que D-us nos conhece melhor do que nós nos conhecemos… O nosso “Pai celeste nos vê em segredo”, e que também significa que D-us pode e vai salvar-nos de tudo o que está escondido dentro de nós, no âmago do nosso ser, que ainda resiste seu amor e toque…

Temos que confiar no poder de D-us para nos curar, mesmo quando parece que a cura não virá, mesmo quando nós ainda nos encontramos divididos e fragmentado por dentro, iludidos, fracassados, angustiados, e ansiosos. Temos que acreditar que a ajuda de D-us está sempre presente.

‘D-us vê o que faz em nós’, Seu trabalho “está feito, mas não acabado” em nós, isto é; o efeito de Sua grande salvação em nossos corações e vida, mesmo que neste momento presente possa estar escondido de nossos olhos… Há aparência, e não há realidade, e só D-us vê o que é essencialmente real.

Temos que confiar em Sua promessa de sermos transformados na natureza divina, mesmo que hoje nos encontremos pecadores, necessitados, e em condições precárias… Pela graça de D-us somos o que somos. Portanto, não desistamos. Nós somos salvos pela esperança (ἐλπίδι ἐσώθημεν, Romanos 8:24), uma esperança para hoje e sempre.

A luz de tudo isto; um antigo ensinamento fala que; Os sábios ensinavam que a saída de Avraham (Abraão) de seu país, sua parentela, e da casa de seu pai representou uma espécie de “terceira criação”, após o primeiro relato do Gênesis e do renascimento do mundo depois do dilúvio.
Um antigo Midrash (comentário) ensinava alegoricamente que o próprio mundo foi criado por causa da descendência de Abraão: Onde está escrito: “Estas são as gerações dos céus e da terra, quando foram criados” (Gn 2:4), as letras hebraicas da palavra traduzido por “em que foram criados” (ie, be’hibaram: בְּהִבָּרְאָם ) podem ser reorganizadas para soletrar “Em Abraão” (ie, בְּאַבְרָהָם ) , o que sugere que o mundo foi criado por causa da descendência de Abraão, isto é, O Messias (המשיח).

De fato, toda a criação – inclusive a nossa própria vida – está sendo constantemente confirmada pela Palavra do Poder D-us (Memra/Logos). A Criação começa e termina com o amor redentor de D-us que se manifesta na pessoa do Messias nosso Senhor (אדוננו המשיח)… O Messias é o centro da criação – o seu início e fim. (Rm 11:36).

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