Reishit Katzir – Primeira colheita

Reishit Katzir – Primeira colheita

 
ראשית קציר
Reishit Katzir
O Inicio da Colheita.
 
A Festa dos Primeiros frutos?
 
O Dia que se seque após o primeiro dia da ‘festa dos pães sem fermento’ (חג המצוות) é chamado de ‘o inicio da colheita’ – ראשית קציר(Muitas vezes confusamente chamado de ‘Primeiros Frutos’ – Yom haBikurim).
 
No Israel antigo, neste dia um maçode cevada – ‘Omer’ (עומר) (uma das primeiras safras de grão a amadurecer) era balançado perante Adonay em uma cerimônia { Tenufat HaOmer (תנופת העומר)} prescrita para marcar o inicio da ‘contagem do omer’, sendo assim o inicio da contagem dos 49 dias para o festival da colheita de ShavuotPentecostes(שבועות).
 
Considere:
Disse mais o S-NHOR a Moisés: Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando houverdes entrado na terra, que vos hei de dar, e fizerdes a sua colheita, então trareis um maço (Omer) das primícias (reshit) da vossa sega ao sacerdote; E ele moverá o molho perante o S-NHOR, para que sejais aceitos; no dia seguinte ao sábado (ou seja, Páscoa) o sacerdote o moverá. E no dia em que moverdes o molho, preparareis um cordeiro sem defeito, de um ano, em holocausto ao S-NHOR,Levitico 23:9-12
 
Em outras palavras, neste dia o Cohen (Sacerdote) deveria balançar um maço (Omer) de cevada “verde” perante Adonay como um gesto simbólico de dedicar a colheita a ELE.
 
Quando era feito isto?
 
Há algumas controvérsias sobre quando este Tenufat HaOmer (תנופת העומר) ‘balançar dos maços de cevada’ eram feitos precisamente.
 
Pois desde que a frase ‘o dia depois do sábado(Shabat)’ pode referir-se tanto ao 7° semana como os dias das festas bíblicas do S-nhor, pois todos são chamados de Sábado (Shabat) nas escrituras. Portanto:
 
Ao primeiro dia da semana (nosso domingo). Está era a interpretação dos Saduceus. O ‘balançar dos maços de cevada verde’ ocorreriam no primeiro “domingo” após o regular sábado – Shabat (sétimo dia da semana)
 
Note: Muitos têm discutido que; deste de que os Saduceus controlavam o Segundo Templo e com isto regiam a programação dos serviços de adoração no Templo, então ‘o balançar dos maços’ deveria ocorrer no “domingo” após o sábado (sétimo dia). Se isto for verdade, não ajudaria muito identificar se a ressurreição do Messias ocorreu neste tempo, deste de que os evangelhos afirmam que o Messias Yeshua (Jesus) ressuscitou antes das mulheres descobrirem que seu corpo tinha sumido na manha do primeiro dia “domingo” (Mateus 28:1, marcos 16:2, Lucas 24:1, João 20:1). Em outras palavras, a data da ressurreição Do Messias e a data do ‘balançar dos maços de cevada’ – Omernão eram coincidentes.
 
O dia seguinte após o primeiro dia da festa dos pães sem fermento (“páscoa”) que também é chamado de Sábado – Shabat.
Esta era a posição dos Fariseus (e do judaísmo hoje). O ‘balançar dos maços de cevada’ ocorreriam no dia 16 de Nisan(mês bíblico), ou seja, após 15 de Nisan, o dia de Pessach (Páscoa) e primeiro dia da festa dos pães sem fermento. (חג המצוות)
Considere:
Comeram do fruto da terra, no dia seguinte à Páscoa; pães sem fermento e cereais tostados comeram nesse mesmo dia.  Josué 5:11     
 
 
 Mashiach Yeshua – os primeiros frutos.
Embora não acontecendo coincidentemente, o Tenufat HaOmer (תנופת העומר) e a ressurreição do Messias estão ligadas profeticamente como disse Paulo.
הַמָּשִׁיחַ הוּא רֵאשִׁית הַבִּכּוּרִים
HaMashiach hu reshit habikurim
Mas, de fato, o Messias ressuscitou dentre os mortos, sendo o Messias as primícias dos que dormem. Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados no Messias. Cada um, porém, por sua própria ordem: o Messias, as primícias; depois, os que são do Messias, na sua vinda. 1°Corintos 15:20-23
 
Aqui o Emissário Paulo (השליח פאולוס) claramente liga as ofertas do Inicio da colheita (ראשית קציר) com a ressurreição do Messias. A ressurreição do Messias foi como o ‘balançar dos maços’Tenufat HaOmer perante Adonay como a “primeiros grãos” da colheita que virá.
Mas ainda o Messias apresentou seus primeiros frutos oferecidos a D-us seu Pai neste dia:
Abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos, que dormiam, ressuscitaram; e, saindo dos sepulcros depois da ressurreição de Yeshua, entraram na cidade santa e apareceram a muitos. Mateus 27:52-53
  
O Messias ofereceu a D-us seu Pai os ‘primeiros grãos’ do que será uma fantástica e grande colheita do fim das ErasAcharit hayamim.(אַחֲרִית הַיָּמִים)
הוא קם מן המתים 
Hu kam min hamêtim 
Ele ressuscitou dos Mortos 

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