Vayetzei – ויצא – Cura interior

Vayetzei – ויצא – Cura interior

החסד וריפוי פנימי
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Todos nós temos partes não curadas, as “falhas ocultas” das quais nós não estamos plenamente conscientes. Por isso David HaMelech (o Rei Davi) perguntou: “Quem pode discernir os próprios erros? Purifica-me das falhas ocultas; Também guarda o teu servo dos pecados intencionais; que eles não me dominem!… ” (Salmo 19:12-13).

Que Seja da vontade de Hashem (D-us) curar essas partes em nós mesmos, das quais nem sequer sabemos que precisamos ser curados… Amen ve’Amen.

Considere; que a palavra hebraica traduzida por ‘Falhas/erros’ (ou seja, Shegi’ot: שְׁגִיאוֹת) vem da raiz da palavra hebraica Sagah (שָׁגָה), que significa; vagar, vagabundar, ou transgredir.

A questão levantada por David é retórica: “Quem pode discernir os próprios erros?” Ninguém, fora da intervenção da Presença Divina (רוח הקודש)… David pediu para ser purificado de seus ‘erros ocultos’, que não são aqueles que foram feitos por ele ‘em segredo’, mas sim aqueles que eram desconhecidos por ele, invisíveis a ele, e inconsciente de seu próprio senso de consciência.

Estes são os ‘estúpidos pecados’, ofensas irrefletidas, alienações, traços de caráter e ações que uma pessoa sem querer faz, talvez por causa de raízes profundas de que ele ou ela está inconsciente.

 

Estes são os “pecados/erros ocultos” colocados à luz da face de D-us (Salmo 90:8), A “lerdeza sombria” do coração humano, que leva à morte e ruína: “Enganoso é o coração acima de todas as coisas, e incuravelmente doente; quem o conhecerá?” (Jeremias 17:9).

 

Um dos grandes erros do pensamento moderno foi acreditar que somos criaturas racionais que só tomamos decisões com base na deliberação e cálculo. Sabemos agora que não é bem assim que a mente humana funciona. Os neurocientistas têm mostrado como a tomada de decisão é inseparável da emoção. É assim que, muitas vezes, agimos irracionalmente e como, em casos extremos, as pessoas comuns podem cometer crimes terríveis. Chamamos isto de inclinação para o mal (יצר הרע) Ietzer HaRá. “O coração”, disse Jeremias, “é enganoso acima de todas as coisas, e além da cura. Quem pode entendê-lo… que” A Bíblia traça isto de volta para quando Kain, em um acesso de raiva matou seu irmão Havel (Abel).

 

Assim, apesar de toda a calma nosso cotidiano, nunca devemos esquecer-nos do perigo que se encontra, como uma mina para explodir, logo abaixo da superfície do coração humano.

 

Quantos de nós, afinal, estamos plenamente conscientes do que estamos fazendo quando estamos fazendo algo? Quantos de nós somos completamente transparentes, tanto para nós mesmos e diante de D-us, sem motivos pouco óbvios e etc.? Devemos sempre estar atentos… Há sempre a força do hábito, ou os desejos subconscientes ou conflitos da alma, que trabalham em nós, para não mencionar o trauma do nosso passado e os dispositivos presentes do inimigo de nossas almas, o (יצר הרע) Ietzer HaRá – (obras da carne) Que seja da vontade de Hashem (D-us) dar-nos a vontade de sermos curados, ainda há partes em nós mesmos que parecem resistir a essa cura.

 

Considere também que; ‘pecados intencionais/presunçosos’Mizedim (מִזֵּדִים) não são necessariamente pecados flagrantes, tanto quanto aqueles que surgem a partir de um sentimento de ‘autossuficiência’ ou orgulhoZadon (זָדוֹן). Somente os humildes de coração podem ser verdadeiramente livres do domínio do ‘pecado/anomia’. “Dirige os meus passos, conforme a tua palavra; não permitas que nenhuma iniquidade (anomia) me domine.” (Salmo 119:133).

Que seja da vontade de Hashem (D-us) nos dar um dos ‘dons do espírito’ o de ‘humildade de coração’, livre de presunção e a ilusão de que nós não precisamos de Hashem (D-us) para cada passo que damos. E, novamente; que possa parecer bom aos olhos de Hashem (D-us), nos curar dessas partes em nós mesmos das quais nem sequer sabemos que necessitamos sermos curados… Amen ve’Amen.

 

Considere; Parashat Vayetzei – ויצא

Na porção de leitura da Torá da semana passada (Toldot – Genesis 25:19–28:9), Ya’akov (Jacó) “conseguiu a bênção de seu pai Itzchak (Isaque), mas lhe custou muito caro” …. Seu irmão Esav (Esaú) ficou tão enfurecido com a “esperteza” que Ya’akov (Jacó) foi forçado a fugir para casa de seus parentes em vergonha, para nunca mais ver sua mãe de novo (na verdade, Rivikah (Rebeca) “perdeu os dois filhos em um dia”, assim como ela temia [Genesis 27:45]).

O Exílio de Ya’akov (Jacó) de 20 anos longe da família começou em mágoa e tristeza – “fugindo como um pária por terras rochosas longe do amor de sua mãe e sem a esperança dada ao seu pai e ao seu avô”…

 

Assim, fugindo ele para Haran, no entanto, o sol começou a se pôr, e Ya’akov (Jacó) ‘entrou’ para ‘O Lugar indicado’ (יִּפְגַּע בַּמָּקוֹם) antes de partir da Terra Prometida. Cansado da viagem, Ya’akov (Jacó) criou uma “cama” improvisada no chão, usando uma pedra como travesseiro, e sonhou com uma grande escada (ou seja, Sulam: סֻלָּם) que ia da terra ate aos Céus com os Seres Celestiais subindo e descendo sobre ela:

 

Ao lado dele (נִצָּב עָלָיו) estava יהוה (Hashem) e disse: “Eu sou יהוה (Adonay), o Deus de Avraham (Abraão), teu pai, o Deus de Itzchak (Isaque). A terra em que estás deitado darei a você e à sua descendência. Seus descendentes serão como o pó da terra, e se espalharão para o Oeste e para o Leste, para o Norte e para o Sul., e por meio de você e ‘seu descendente’ (literalmente; ‘sua semente’ [singular]:.Zerachá –  זַרְעֶךָ) todas as famílias da terra serão abençoadas. Estou com você e cuidarei de você, aonde quer que vá; e eu o trarei de volta a esta terra. Não o deixarei enquanto não fizer o que lhe prometi.“( Gênesis 28:13-15).

 

Quando Ya’akov (Jacó) acordou, ele ficou maravilhado: “Certamente יהוה (Adonay) está neste lugar (בַּמָּקוֹם הַזֶּה) e eu não sabia. “Espantado pela visão, ele disse, ein zê ki im Beit Elohim ve’zê Sha’ar HaShamayim (שַׁעַר הַשָּׁמָיִם): “Não é outro, senão a casa de D-us; este é o portal dos Céus” (Genesis 28:17). Ya’akov (Jacó) então fez um memorial colocando um monumento da pedra que tinha usado como travesseiro, ungido-a com óleo, e chamou o lugar de Beit’El (בֵּית אֵל). ‘A Casa de D-us’. Este lugar é na mesma região onde está situada Jerusalém, consequentemente o Templo, e etc. É possível que este era o lugar onde Avraham (Abraão) ergueu um altar a יהוה (Hashem) depois que ele veio para a Terra Prometida (Genesis 12:8).

 

Nosso Goelגואל (Salvador) Yeshua posteriormente aludiu ao sonho de Ya’akov (Jacó) em João 1:51. O Messias é a escada para D-us, o Sha’ar HaShamayim (שַׁעַר הַשָּׁמָיִם) – o caminho para as Esperas Celestiais. Na verdade, O Messias é o ‘Templo Humano’ ou a “casa de D-us” (isto é, BeitEl בֵּית  אֵל) e sua Pedra Angular (isto é, Rosh Pinah, ראש הפינה Mateus 21:42). O Messias é a Comunicação Divina (Palavra) dos Céus à terra – O Mensageiro de יהוה (Adonay), que desce e sobe para o bem da nossa redenção (גאולה).

 

Os nossos Sábios na Cabalá notaram que a gematria (valor numérico) da palavra hebraica para ‘escada’ (ou seja, Sulam: סֻלָּם) e a palavra hebraica para ‘voz’ (ou seja, Kol: קל) são idênticas (isto é, 130). A partir disso, os Judeus sabem que, assim como a escada simboliza a vontade de D-us sendo manifesta e realizada ‘na terra e nos céus’, de modo a Voz ou a Palavra de D-us se manifestou (vide; os profetas), a fim de conectar-nos aos Céus.

O Messias é a nossa ponte, a vida por que estamos conectados e chamados para o Eterno. De fato, o “katan” ,um método cabalístico de gematria para Sulam é de 13, o mesmo numero do nome יהוה (IHVH) O Nome de D-us.

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