וירא-Vaierá-Genesis 18:1 á 22:24

וירא-Vaierá-Genesis 18:1 á 22:24

וירא

Vayera (aparece)
Parasha Genesis 18:1 á 22:24
Haftará  2°Reis 4:1-37
Brit Hadashá  Lucas 1:26-38 & 24:36-53
Os anjos comem?
Considere
 isto: Genesis 18:8, “Tomou também coalhada e leite e o novilho quemandara preparar e pôs tudo diante deles; e permaneceu de  junto a elesdebaixo da árvore; e eles comeram.

Nas escrituras podemos notar que Abraão serviu a eles um banquete e eles comerame isto é claro nas escrituras. Um destes homens é claramente chamado e reconhecidocomo “Adonay.” No Hebraico, literalmente esta palavra é o tetragrama “יהוה,” queé o nome do D-us vivo.

Este “homem” – Anjo (יהוה) disse a Abraham que Sara daria a luz em um ano etambém o revelou o que estava preste a fazer em Sodoma e Gomorra. Este Anjo doS-nhor que detém o nome pessoal de D-us é conhecido nas literaturas cabalísticascomo a Adonay Katan, para nós o próprio Messias filho de D-us.

Genesis 18:22, “Então dois dos visitantes saíram, indo na direção de Sodoma;porém Abraão ficou ali com יהוה Adonay.   As escrituras indicam que os doisdos três “homens” foram para Sodoma, mas porem Abraão ficou conversando comAdonay. Mais tarde, podemos ver claramente que estes dois homens” eramrealmente anjos; mas na destruição de Sodoma, as escrituras mostram um pontoimportante.

 

A rebelião de Sodoma
Genesis 19:9 -11, “Eles [os homens de Sodoma], porém, disseram: Retira-tedaí. E acrescentaram:  ele é estrangeiro, veio morar entre nós e pretendeser juiz em tudo? A ti, pois, faremos pior do que a eles. E arremessaram-secontra o homem, contra Ló, e se chegaram para arrombar a porta. Porém oshomens [os anjos], estendendo a mão, fizeram entrar  e fecharam a porta;e [os anjos] feriram de cegueira aos que estavam fora, desde o menor até aomaior, de modo que se cansaram à procura da porta.

Qual seria sua reação se você fosse atacado e ficasse cego? A reação natural seriarepensar sua atitude diante do seu agressor. Mas a resposta daqueles homens foiprocurar a porta ate que eles cansaram deste o mais jovem ate o mais velho.

 

Alguém envolvido em um ato impróprio pode frequentemente tornar-se impetuosoem suas más ações e que está completamente cego a todos os sinais de seu erro.

Aqueles que odeiam serem corrigidos ou admoestados sempre odeiamaqueles que os tentam corrigir, mesmo quando feito com amor.

Pessoas quem rejeitam a correção da Torá de D-us, sempre acabam trazendodestruição para elas mesmas e sem “salvação” acabam.

 

Olhe a situação de Sodoma e Gomorra revelada nas escrituras, não houve remédiopara eles. Com esta compreensão, considere as pessoas de Sodoma:

O juízo de D-us é sempre adiado até que os ‘remidos – fieis’ estejam selados. Adestruição de Sodoma por D-us foi adiada até que  (e sua casa) estivesse fora emsegurança.

A graça de D-us estendeu-se seu ate à cidade de Zoar por causa de Ló. Genesis19:21-22, Nos últimos dias, D-us segurará seu juízo até que os “remidos – fieisestejam selados.

 

Considere Apocalipse 7:3, Não danifiqueis nem a terra, nem o mar, nem asárvores, até selarmos na testa os servos do nosso D-us.

Isto força uma pergunta que você deve responder para você mesmo.

 

Por que D-us necessitaria selar na testa os Seus servos antes que Seu juízo caísse sobre os habitantes da Terra. Se alguns teólogos cristãos dizem que haverá um arrebatamento?

 

Destruição de Sodoma
Considere o estranho fato que ocorre em Genesis 19:24, “Então, fez Adonay יהוהchover enxofre e fogo, da parte de Adonay יהוה dos Céus, sobre Sodoma eGomorra.

No original no Hebraico, este verso mostra literalmente dois ‘Adonay יהוה, amboschamados de “Adonay יהוה” em dois lugares diferentes, na terra e nos Céus,ao mesmo tempo. Havia uma forma corpórea física na terra e a outra em umaforma espiritual nos Céus. Podemos ver ai a Palavra de D-us – O Anjo do S-nhor, oFilho de D-us, Adonay Katan se manifestando na terra deste os primórdios em suadivindade detendo o Nome de D-us O Pai.

 

Lembre-se da esposa de 
Somente um tolo vai em direção a destruição com seus olhos abertos arealidade da destruição, e fechados para salvação de D-us.

 

A esposa de Ló, era a esposa de um dos juízes da cidade (Genesis 19:1-9). D-us enviou seus anjos para advertir Ló e sua família da destruição que estava prestes a vir.

Ela viu o poder de D-us quando os anjos cegaram os homens de Sodoma, e salvaram suas filhas.

Era uma mulher que soube dos fatos, e foi dada a ela a oportunidade de agir em cimade cada um deles.

Foi dado a ela possibilidade mudar, acreditar, e ser salva da destruição completa;contudo ela “chutou o balde” para todas aquelas possibilidades, e foi destruída juntocom Sodoma.

 

Deixou Sodoma, mas seu coração ainda estava no passado, em Sodoma, e não nopresente na salvação de D-us.

A palavra, “olhou para trás” carregue a idéia de voltar para traz, desistir, quererviver no passado ou pressa ao passado, pessoas assim acabam como uma estatuasem movimento, não vivem o presente nem podem almejar um futuro promissor.

 

Ela estava com  que viveu com Abraão que conhecia D-us, viu os Anjos, viu opoder de D-us, viu a solução do problema. Este princípio é chamado dePrivilégio da escolha.

 

Embora os Anjos os pegassem pelas mãos para tirarem da cidade e os conduziram prafora dela ate chegarem a Zoar (Genesis 19:16), ainda assim a esposa de  teve suaescolha.

D-us respeitou o seu livre arbítrio, sempre temos uma escolha e ela esta em nossasmãos, nem satanás ou os demônios podem tirá-la de nós. Lidaremos com nossaspróprias escolhas.(Gálatas 6:7)

 

Mas porque tanto ela olhava para trás (o passado)?

 

Qual era a iniqüidade de Sodoma e Gomorra?

 

A resposta está em Ezequiel 16:49-50, Eis que esta foi a iniqüidade de Sodoma,tua irmã: soberba, fartura de pão e próspera tranqüilidade teve ela e suasfilhas; mas nunca amparou o pobre e o necessitado. Foram arrogantes efizeram abominações diante de mim; pelo que, em vendo isto, as removi dali.

 

Sim, embora o homossexualismo seja muito ligado a Sodoma e Gomorra, mas nãofoi o fator principal que as levou a destruição completa.

 

Os fatores principais foram:

*A perversão da justiça, muito sangue inocente derramado (a vitima fica semprevitimada e não vindicada).

*soberba (eram arrogantes, presunçosos)

*Muita prosperidade, mas sem nenhuma consideração com os pobres enecessitados, ou seja, não havia justiça social.

 

São estes os fatores primordiais que levaram a destruição completa das cidades.

 

Considera o que está escrito: Disse mais o S-NHOR: Com efeito, o clamor deSodoma e Gomorra tem-se multiplicado, e o seu pecado se tem agravadomuito. Genesis 19:20.

 

 Sim o Clamor das vitimas da injustiça e da violência se multiplicou.

 

Considere:  O Messias fez uma aplicação a historia de Sodoma. Lucas 17:28-32,com o verso 32 que é o segundo verso o mais curto no Bíblia. Naquele dia, quemestiver no eirado e tiver os seus bens em casa não desça para tirá-los; e deigual modo quem estiver no campo não volte para trás. Lembrai-vos damulher de Ló.

 

Qual era o contexto destes versos? Esta quando Yeshua disse Zichor  Lembrem-se.Significa que nós estamos no perigo de se esquecer sempre o que devemos escolher.

 

A  verdadeira em D-us prova-se com nossas ações. Um relacionamento direitocom D-us começa com o coração e sempre produz atitudes,  não é um sentimento, é ação.

 

Que jamais nos esquecemos da Mulher de Ló, como nos alertou o Messias.


O sacrifício de Isaque: A Akeidah.
Genesis 22:1  2, Depois dessas coisas, pôs D-us Abraão à prova e lhe disse:Abraão! Este lhe respondeu:(Hinêni!) Eis-me aqui! Acrescentou D-us: Tomateu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá;oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei.

 

No Hebraico se  Kach NA et Binchah, significando, “Toma, POR FAVOR, seufilho.

 

A palavra POR FAVOR aparece após o verbo imperativo ‘toma. Isto mostra osignificado de um pedido sem ser uma ordem. A decisão era de Abraão querer fazerou não o pedido, a escolha era livre.

 

O cordeiro e o lugar
Genesis
 22:8, Respondeu Abraão: D-us verá para si, meu filho, o cordeiro parao holocausto; e seguiam ambos juntos.

D-us verá para . Elohim Yir’eh lo haSêh Isto pode ser lido dentro qualquer umadas seguintes maneiras: “D-us escolherá para si mesmo um cordeiro ou que ocordeiro virá de D-us

Genesis 22:14, E pôs Abraão por nome àquele lugar – Adonay verá – AdonayYireh.

Daí diz-se até ao dia de hoje: No monte do Adonay verá, (ou o Monte ondeAdonay será visto)

O nome Adonai Yir’ eh  significa O S-nhor verá e não O S-nhor proverá comomuitos pensam, e tentam fazer disto teologias da prosperidade.

 

O que o S-nhor verá? O S-nhor verá o cordeiro imaculado que ELE mesmoprovidenciou para si, ele vera o sacrifício de Yeshua (Jesus), ou seja, O filho de D-us será visto deste lugar.” João 8:31  59 mostra o cordeiro, Yeshua (Jesus) em;O LUGAR. (Ha Makom) que também pode significar em D-us.

 

Lembre-se que Abraão disse: que D-us verá um cordeiro para si. E é o que foide fato, pois o que Abraão encontrou ali no monte Moriá após o Anjo do S-nhor teradvertido para ao tocar em Isaque foi um carneiro e não um cordeiro.  TendoAbraão erguido os olhos, viu atrás de si um carneiro preso pelos chifresentre os arbustos; tomou Abraão o carneiro e o ofereceu em holocausto, emlugar de seu filho. Genesis 22:13

 

Obs: não existe a expressão em hebraico Jeová jiré, é uma expressão errada. Aexpressão correta é Adonay Yiré – O S-nhor Verá

 

O Anjo do S-nhor

Considere Genesis 22:11  12 com Genesis 22:15 -17. “Mas do céu lhe bradou oAnjo do S-NHOR: Abraão! Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui! Então, lhedisse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei quetemes a D-us, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho.

 Então, do céu bradou pela segunda vez o Anjo do S-NHOR a Abraão. e disse:Jurei, por mim mesmo, diz o S-NHOR, porquanto fizeste isso e não menegaste o teu único filho que deveras te abençoarei e certamentemultiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e como a areia napraia do mar; a tua descendência possuirá a cidade dos seus inimigos.

Este “anjo” era capaz de jurar por si mesmo, que nenhum anjo criadopoderia, ou fazia. Era conectado intimamente com Adonay.

 

O Rabino Tzvi Nassi, um professor da universidade de Oxford, escreve a respeitodeste anjo: Eu percebo o anjo da redenção, que é o mesmo anjo da aliança, eque poderia Abençoar e dar a promessa. Daqui, eu considero que este anjonão é nenhum à exceção da própria Divindade, ele mesmo (Êxodo 14:19 Êxodo 23:20).

 

O Anjo do S-nhor fala como O próprio D-us, identifica-se com D-us. Você encontrarámais Genesis 16:7  12; 21: 17-18; 22:11  18; Êxodo 3:2; Juízes 2:1  4; 5:23;6:11-24; 13:3-22; 2 Samuel 24:16; e Zacarias 1:12; 3:1; 12:8. Em diversas destasaparências, aqueles que viram o Anjo do S-nhor temeram por suas vidas porquetiveram “visto o próprio S-nhor”  isto pode ser uma alusão ao Messias (Eles viramo Messias filho de D-us.)

 

 Eretz Moriah – “monte” Região de Moriá

 

O ‘Monte’ Moriá na verdade a região de Moriá Genesis 22:2 ,que será objeto danossa meditação, marcou profundamente a vida de Abraham, nosso pai. Foi tambémna região Moriá que Jacó teve a visão da escada celestial, foi onde Salomão edificou aAdonay o majestoso templo. II Crônicas 3:1 na região de Moriá onde foi fundadaJerusalém e onde o Cordeiro de

D-us foi sacrificado pelos nossos pecados. João 1:39.

 

Hospitalidade

 

Abraão teve Hachnasat orchim (Hospitalidade) uma grande virtude dos Tzadikim(justos) por causa da hospitalidade muitos receberam anjos. Pois alguns que foramhospitaleiros receberam anjos, sem saber. Lucas 24.28-29.  Nossos Sábiosrabinos do Talmud nos ensinam que o perverso fala muito e faz pouco, mas os justospouco falam e fazem muito. Note no caso de Abraão, ele disse: trarei alguns Pães.Genesis 18:5. Disse somente alguns Pães mas olha o que ele fez: correu ao gado,tomou um novilho, tenro e bom, e deu-o ao criado, que se apressou emprepará-lo. Genesis 18:7. 

 

Abraham Avinu (Abraão nosso pai) falou pouco, mas fez muito, muito alem doesperado. Estas são as atitudes dos justos. Talmud (Bava Metzia 87a).

 

O Rabino Yeruchem Levovitz, da Mir Yeshiva, comentou sobre este ‘falando sobre oque você planeja fazer é negativo, é supérfluo e frequentemente contraproducente.Falar é mais fácil que fazer. Cria expectativas.

E então, mesmo com a melhor intenção, coisas acontecem que o impedem fazer. prazer em falar sobre o bem que você pretende fazer, mas é um jeito barato deganhar honra e aprovação. Falar altera o foco de fazer o bem por seu próprio motivode fazer o bem por motivo de aprovação.

E  aqueles que fazem promessas grandiosas e então eles esquecem… Causandogrande angústia e dor.

 

Ahavah – AMOR Cujo valor numero é 13

A primeira fez que ocorre o verbo Amor – Ahavah – é em Genesis 22:2 e refere-seao amor de Abraão pelo seu filho Isaque. Para o sacrifício dele na região de Moriá aonde também aconteceu a crucificação de Yeshua (Jesus) o filho amado do D-us vivo.Uma indicação direta com João 3:16.

A palavra Amor – Ahavah vem da raiz de duas letras hebraicas hey – beit, Hav  araiz significa “dar” para o pensamento bíblico o Amor é uma atitude de “doar-se” &dar-se” e não como no pensamento Greco-romano de um sentimento romântico,Amor não é um sentimento segundo a bíblia, mas sim uma ação, atitudes, obras. Poristo no pensamento bíblico  somente um amor, e não como no pensamento Greco –romano que a vários tais como o ‘ágape, Eros e etc.

 

O Rabino contemporâneo Eliyahu Eliezer Dessler é frequentemente citado por suadefinição de amor no ponto de vista judaico como “dar sem esperar nada em troca”(Michtav me-Eliyahu, vol. 1).

A cabala judaica descreve o casamento como uma  alma em dois corpos diferentes,bom isto é o que deveria ser, embora em muitos casos não o aconteça.

 

O Judaísmo emprega uma ampla definição de amor, tanto entre os povos como entrehomem e D-us. Quanto ao amor conjugal entre homem & mulher, este é consideradocomo um ingrediente essencial para a vida: Ver a vida com a mulher que amoEclesiastes 9:9

 

Na tradição matrimonial judaica, no momento em que todos estivessem à mesa comoforma de evidenciar que a noiva aceitaria o casamento, ela deveria expressar pormeio de algumas atitudes seu sim: dar 7 voltas ao redor do noivo, entrelaçá-lo comfaixas, sentar-se ou deitar-se aos seus pés, eram exemplos da noiva deixar explicitoseu ‘sim.

 

Na bíblia encontramos exemplos: “Minha filha, é preciso que eu te assegure aexistência tranqüila, para que sejas feliz,… lava-te, unge-te, põe tuas melhoresvestes e… (vai de encontro a Boaz, nosso parente)  prepare uma refeição paraele… Rute aproximou-se de mansinho, afastou a cobertura de seus pés e deitou-se”(Rute 3)

 Ahava Hi Shir Lishnayim – Amor é uma Canção Para Dois’  o amor é umaAção 
Um Rei se acha preso em meus cachos (Cantares 7:6)

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